Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMikaela Borba Alterado mais de 11 anos atrás
1
Caracterização e Problematização Campus II – USP - São Carlos - SP
André Oliveira Caio Kramer Diego Iritani Douglas Santos Isaac Oliveira
2
Caracterização Solo: - Latossolo vermelho amarelo:
“Solos profundos, porosos, ácidos e com pouca diferenciação entre horizontes. São bastante intemperizados, apresentam argila de baixíssima atividade e alta permeabilidade, o que facilita na recarga gradativa dos lençóis freáticos, e na manutenção da regularidade das vazões dos corpos d’água. (RESENDE, 2002).” “Bastante utilizados com agricultura e pastagens, principalmente os de maior teor de argila. Eles têm limitação ao aproveitamento devido a baixa fertilidade.” “A resistência ao cisalhamento, avaliada na profundidade de 0-0,05 m foi influenciada pelo aumento da umidade, tipo de uso e manejo.”
3
Caracterização Solo: - Solo hidromórfico (várzeas):
“Solos sujeitos a encharcamento temporário ou permanente. A água, mais ou menos enriquecida em matéria orgânica, provoca intensos fenômenos de redução, sobretudo dos óxidos de ferro, em todo ou parte do seu perfil. O ferro ferroso, bastante solúvel, movimenta-se de um ponto para outro do perfil do solo, podendo precipitar, sob a forma férrica, onde encontre condições favoráveis à oxidação.”
4
Caracterização Fonte: Relatório de Estágio sobre o Monitoramento Ambiental do Campus II – USP – São Carlos - SP
5
Caracterização Fonte: Relatório de Estágio sobre o Monitoramento Ambiental do Campus II – USP – São Carlos - SP
6
Cenário 1 – Sem Campus II Três limites bem definidos: Urbanização;
Área agrícola (cana-de-açucar); Área de reflorestamento (pinheiros).
8
Vetor de crescimento – Plano Diretor - São Carlos
Campus II Vetor de crescimento – Plano Diretor - São Carlos
9
Cenário 1 – Sem Campus II Ideal seria manter as APP’s, priorizar o uso agrícola com manejo bem planejado (zona de recarga Aqüífero Guarani); Possibilidade: urbanização, incentivada pelo plano diretor de São Carlos.
10
Cenário 2 – Com Campus II (Atual)
Ainda com as 3 frentes: Urbanização; Área agrícola (cana-de-açucar); Área de reflorestamento (pinheiros). A área do Campus é uma barreira para a expansão das frentes. Além disso, o Campus II modifica o entorno, em termos de valorização imobiliária.
12
Cenário 2 – Com Campus II (Atual)
Pesquisa realizada nos bairros próximos ao Campus mostraram alguns problemas sociais e ambientais, os quais devem ser contemplados pelo plano de manejo. A seguir, algumas fotos tiradas em visita a campo realizada nos bairros:
13
LIXO EM APP
14
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
15
ÁREA URBANA APP
16
SERVIÇOS PÚBLICOS
17
APP IMPERMEABILIZAÇÃO
18
Fatores a serem considerados pelo plano de manejo do Campus II – USP – São Carlos:
19
Drenagem das águas pluviais;
APP’s – revegetação; Reserva Legal – revegetação; 4 nascentes no entorno; Qualidade das águas; Uso e ocupação do solo (instalações); Limites do Campus (3 frentes); Características sócio-ambientais da população vizinha; Processos Erosivos.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.