A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características físicas de uma Bacia Hidrográfica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características físicas de uma Bacia Hidrográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Características físicas de uma Bacia Hidrográfica
Prof. Dr. Evaristo Atencio Paredes Compilação do material

2 Características físicas da BH
Importância: • Comparação entre bacias hidrográficas • Transferência de dados entre bacias vizinhas • Projeção do comportamento da bacia no futuro Características principais: Forma da Bacia Uso e tipo de solo Densidade de drenagem Texto de consulta: Análise morfométrica da BH (arquivo)

3 Forma da Bacia É importante pela influência que exerce no tempo de transformação da chuva em escoamento e sua constatação na seção de controle; Coeficientes utilizados para quantificar a influência da forma no modo de resposta de uma bacia à ocorrência de uma precipitação: Coeficiente de Compacidade; Fator de Forma; Índice de Conformação.

4 1) Coeficiente de Compacidade - KC
É a relação entre o perímetro da bacia e a circunferência (perímetro) de um círculo de área igual à da bacia, sendo, portanto, adimensional. Quanto mais próximo da unidade for este coeficiente, mais a bacia se assemelha a um círculo. Assim, pode-se resumi-lo da seguinte forma: 1,00 – 1,25 - bacia com alta propensão a grandes enchentes; 1,25 – 1,50 - bacia com tendência mediana a grandes enchentes; > 1,50 - bacia não sujeita a grandes enchentes. Quanto mais próximo de um círculo uma bacia se assemelhar, maior será a sua capacidade de proporcionar grandes cheias.

5 2) Fator de Forma - Kf (Índice de Gravelius)
É a relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial: Onde: O fator de forma pode assumir os seguintes valores: 1,00 – 0,75 - sujeito a enchentes 0,75 – 0,50 - tendência mediana < 0,50 - não sujeito a enchentes

6 3) Índice de Comformação - IC
É a relação entre a área da bacia e um quadrado de lado igual ao comprimento axial da bacia; Expressa a capacidade da bacia em gerar enchentes. Quanto mais próximo de 1, maior a propensão à enchentes, pois a bacia fica cada vez mais próxima de um quadrado.

7 2. Uso do Solo Influência na infiltração e velocidade do escoamento
Áreas de florestas: maior interceptação, folhas e galhos retardam o escoamento, raízes profundas e maior consumo de água das plantas Agricultura: redução da quantidade de matéria orgânica no solo, porosidade diminui, infiltração diminui, raízes mais superficiais e menor consumo de água das plantas Áreas urbanas: impermeabilização, pouca infiltração e grande velocidade do escoamento => grandes picos de cheias

8 2. Uso do Solo Tipo do Solo Solo arenoso, menor escoamento superficial
Solo argiloso, maior escoamento superficial Solo raso, maior escoamento superficial Solo profundo, menor escoamento superficial

9 3. Densidade da Rede de Drenagem
Topografia: • Plana = Rios longos e escassos • Acidentada = Rios pequenos e numerosos Influência no escoamento, maior densidade = • Menor tempo de concentração. e • Maior vazão de pico de cheia Índices: Densidade hidrográfica = nº de cursos d’água por unidade de área. Densidade de drenagem = comprimento total de cursos d’água por unidade de área. N = número total de cursos d’água; A = área da bacia hidrográfica. l = comprimento total de cursos d’água; A = área da bacia hidrográfica.

10 Interpretação e análise
A (Dd) representa a relação inversa com o comprimento dos rios. À medida que aumenta o valor numérico da densidade há diminuição quase proporcional do tamanho dos componentes fluviais das bacias de drenagem. A (Dd) indica também a eficiência da drenagem de uma bacia. VILLELA (1980) afirma que este índice varia de 0,5 km/km2 para bacias com drenagem pobre, a 3,5 ou mais, para bacias excepcionalmente bem drenadas. CHRISTOFOLETTI (1974), apresenta a seguinte escala: < 7,5 baixa densidade de drenagem (km/km2) 7,5 - 10,0 média densidade de drenagem (km/km2) > 10,0 alta densidade de drenagem (km/km2)

11 Interpretação da bacia
Diga se a sua Bacia hidrográfica em estudo possui ou não a capacidade de proporcionar grandes cheias; Justifique a resposta baseado na interpretação das características da sua Bacia Hidrográfica

12

13 4. Declividade do Curso Principal
Declividade de Álveo é importante para o manejo de bacias, pois influencia diretamente na velocidade de escoamento da água na calha da bacia e como tal no tempo de concentração da mesma. Métodos de determinação: Cálculo direto com base na diferença entre cotas da nascente e o da seção de controle; Cálculo com base na altura de um triângulo de área igual à área sob o perfil do curso d’água principal.

14 4. Declividade do Curso Principal
S1 = ∆H/L Onde: ∆H = Diferênça de nível; L = Comprimento total S2 = 2A/L2 Onde: ∆H = Diferênça de nível; L = Comprimento total

15 5. Características do Relevo da BH
Declividade da Bacia; Elevação Média da Bacia;

16 Declividade da Bacia Método 1:
Está diretamente associada ao tempo de duração do escoamento superficial e de concentração da precipitação nos leitos dos cursos d’água; Controla em boa parte a velocidade com que se dá o escoamento superficial. I - Declividade média da bacia (%); D - Equidistância entre as curvas de nível (m); C.Ni - Comprimento total das curvas de nível (m); A - Área da bacia (m2).

17 Declividade média da bacia
Método 1: O cálculo da declividade média usa procedimentos baseadas na área entre as curvas de nível: I(%) = D x L /A Onde: I = declividae média da bacia; D = intervalo entre curvas de nível; L = comprimento total das curvas de nivel dentro da bacia; A = área da bacia. Aplicado para comparar bacias

18 Elevação Média da Bacia
E - Elevação média da bacia (m); ei - Elevação média entre duas curvas de nível consecutivas (m); ai - Área entre as curvas de nível (km2); A - Área da Bacia (km2).


Carregar ppt "Características físicas de uma Bacia Hidrográfica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google