A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura Interna da Terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura Interna da Terra"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Interna da Terra
Professor: João Cláudio Alcantara dos Santos

2 Apesar das datações auxiliarem no entendimento da geosfera, as limitações ainda são expressivas a maior perfuração conseguiu atingir 13 km, sendo que a profundidade do planeta e de 6.000km.

3 A estrutura da Terra está dividida da seguinte forma:
Litosfera: parte superficial da crosta terrestre, onde encontram as jazidas de minerais exploradas pelo homem. É dividida em sial (crosta continental) e sima (crosta oceânica). Manto: existem o manto superior e inferior- estende-se desde 30 km de profundidade até aproximadamente 3000 km. No manto ocorrem as correntes de convecção responsáveis pela movimentação das placas tectônicas. Núcleo: com cerca de km de profundidade é dividido em externo e interna- a parte externa é liquida e a interna sólida composta por ferro e niquel. Essa composição junto ao movimento de rotação formam o campo magnetico da Terra.

4

5 Rochas, minerais e estruturas geológicas
Minerais: elementos ou compostos químicos de composição definida, arranjo próprio, cristalizados e formados naturalmente por processos geológicos inorgânicos. Dentre as suas propriedades enquadra-se: cor, brilho, densidade, dureza, magnetismo dentre outros.

6 Rochas: podem ser entendidas como um agregados de minerais
Rochas: podem ser entendidas como um agregados de minerais. Existem três tipos de rochas: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

7 Rochas magmáticas ou ígneas: são originadas do resfriamento e cristalização do magma.
Intrusivas: quando o resfriamento ocorre no interior da crosta. Ex: granito Extrusivas: quando o resfriamento ocorre no exterior da crosta. Ex: basalto

8 Rochas Metamórficas: são formadas por transformações físicas / químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à humidade da terra. São o produto da transformação/ciclo de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde às condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Ex: marmore, quartzo.

9 Rochas sedimentares: rochas formadas pelos agentes do intemperismo (calor, vento, chuvas, organismos) que se depositam em depressões e planícies. Provem de rochas pré-existentes. EX: arenito, calcário.

10

11 Estruturas Geológicas
A idade de formação da crosta, os tipos de rochas e a dinâmica tectônica definem o tipo de estrutura em um local da crosta. Escudos cristalinos ou maciços antigos: dobramentos mais antigos, formados na era Pré-Cambriana. (rochas magmáticas), ricos em metais. Bacias sedimentares: correspondem a áreas de acúmulos de sedimentos. Suas origens podem ser paleozoica, mesozoica ou cenozoica, as bacias podem apresentam planícies, planaltos com coberturas sedimentar. Dobramentos modernos: correspondem as cadeias montanhosas que se formaram no período Terciário da Era Cenozoica, a partir de movimentos tectônicos. Ex: Andes Alpes.

12 Recursos minerais orgânicos e inorgânicos
Os recursos minerais são fundamentais para a sociedade, na medida em que subsidia o desenvolvimento tecnológico .Orgânicos: designam o petróleo, o carvão, gás natural, derivam da decomposição, no tempo geológico, de animais e vegetais. Inorgânicos: designam o outro, a prata, o estanho, níquel, que se originam da consolidação do magma.

13 Jazidas mundiais minerais (Ferro)
O ferro tem larga aplicação mundial, como na construção civil, indústria automotiva e eletrodomésticos e siderúrgicas. Até 1970, os paises europeus eram os grande produtores, a partir de então transformaram em importadores. Os grandes centros de produção atual são: China, Brasil, Austrália e Índia.

14 Estanho O estanho proveniente da cassiterita, mineral também abundante no Brasil. Está associado a produção de chapas de aço e ligas metálicas, muito utilizada na fabricação de latas de alimentos e bebidas.

15 Manganês O manganês é um mineral considerado estratégico na economia mundial devido ao seu amplo uso industrial e comercial. Possui desigual distribuição geográfica, 7 países juntos correspondem a 98% dos depósitos mundiais. É muito utilizado na junção de ligas de alumínio e no mercado de pilhas.


Carregar ppt "Estrutura Interna da Terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google