A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITOSFERA: AS ROCHAS E AS PLACAS TECTÔNICAS REVISÃO APOSTILA 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITOSFERA: AS ROCHAS E AS PLACAS TECTÔNICAS REVISÃO APOSTILA 3"— Transcrição da apresentação:

1 LITOSFERA: AS ROCHAS E AS PLACAS TECTÔNICAS REVISÃO APOSTILA 3

2 Tempo histórico •Tempo das transformações humanas. Tempo em que as transformações ocorrem com uma intensidade de tempo maior que as do tempo geológicos.

3 Tempo geológico •É o tempo que mede a idade da Terra. O tempo geológico é dividido em eras, que são subdivididas em períodos. Cada etapa desse tempo é marcado pôr acontecimentos que o caracterizam.

4 Escala Geológica - pré-cambriana
A primeira Era é a chamada Pré-cambriana, que se divide em três períodos: - Azóica: por volta de 4,5 bilhões de anos atrás, esse período é marcado pela não existência de vida, esse período durou bilhões de anos. - Arqueozóica e Proterozóica: nesse período passaram a surgir os seres unicelulares e invertebrados (algas e bactérias). Formação das rochas magmáticas.

5 Escala Geológica - Paleozóica
A Era Paleozóica está dividida nos períodos: Permiano, Carbonífero, Devoniano, Siluriano, Ordoviciano e Cambriano. Nestes períodos houve a existência de rochas sedimentares e metamórficas. Surgiu os peixes e os primeiros répteis.

6 Escala Geológica - Mesozóica
A próxima Era foi a Mesozóica, dividida pelos períodos Cretáceo, Jurássico e Triássico. Surgiram mamíferos e aves; répteis gigantescos (dinossauros); grandes florestas; e rochas sedimentares e vulcânicas.

7 Escala Geológica - Cenozóica
Já na Era Cenozóica existem dois períodos, Quaternário e Terciário. Este último houve o desenvolvimento dos mamíferos. Os répteis gigantes foram extintos, formou-se as bacias sedimentares.

8 Escala Geológica - Cenozóica
No período do Quaternário houve a glaciação no hemisfério norte; delineamento dos atuais continentes; formação das bacias sedimentares recentes; aparecimento do homem.

9 ORIGEM DOS CONTINENTES
teoria da Deriva Continental placas tectônicas

10 ORIGEM DOS CONTINENTES
Resultado de um processo na fragmentação e no afastamento das terras emersas, a partir de um bloco único chamado PANGÉIA. Duas teorias que se completam, procuram explicar as etapas desse processo.

11 Deriva dos continentes
Defendida pelo geofísico alemão Alfred Wegener, em 1912. Havia originalmente uma única massa continental, a Pangéia, cercada pelo um único oceano, o Pantalassa. Na era Mesozóica, há cerca de 135 milho~es de anos teria começado a fragmentação. Formou-se dois continentes:Laurásia, ao noret e Gondwana, ao sul. A partir daí foram se sucedendo até a configuração atual.

12 Deriva dos continentes
Wegener não definiu as causas. Sugeriu o movimento de rotação da Terra e as marés. As maiores evidências eram as identidades geológicas e de vida animal e vegetal entre os continentes. Na comunidade científica da época poucos davam créditos às idéias de Wegener, acabando esquecida durante anos, voltando a ser considerada com o passar dos anos com os avanços tecnológicos.

13 Deriva dos continentes
Durante a década de 60, geólogos americanos encontraram uma resposta para a causa da deriva. A resposta estava no fundo dos oceanos. Pois as rochas situadas no centro do assoalho submarino são mais recentes do que as das bordas, chegou a conclusão de que verdadeiras “esteiras rolantes” submarinas são responsáveis pelo movimento das placas tectônicas. Ao longo das grandes cordilheiras submarinas(dorsais oceânicas), abrem-se fendas pôr onde passa o material magmático, que após se resfriar forma uma nova crosta, provocando a expansão do fundo do mar.

14 Teoria das placas tectônicas
Resultado da teoria de Wegener e da descoberta da expansão do fundo do mar. A crosta terrestre esta dividida em placas de espessura média de 150 km que flutuam sobre um substrato pastoso: a astenosfera e sobre o magma.

15 Teoria das placas tectônicas
É justamente na região de encontro entre uma placa e outra que ocorrem fenômenos e as conseqüentes modificações na crosta terrestre. Estas regiões estão sujeitas a vulcanismo e terremotos As áreas mais estáveis localizam-se no interior das placas. Estes encontros não acontecem da mesma forma.

16 DERIVA DOS CONTINENTES

17 AS PLACAS TECTÔNICAS

18 Principais placas tectônicas
Americana Pacífico Antártica Indo-australiana Euro-asiática Africana Conseqüências das áreas de encontro das placas: vulcanismo, terremotos e orogênese.

19 Terremotos

20 Vulcanismo - Everest

21 Áreas de encontro das placas
●Convergência ou Zona de subducção ●Afastamento, limites divergentes ou cristas em expansão ●Deslizamento ou limites transformantes ●Colisão e soerguimento

22 Convergência ou Zona de subducção
geralmente a crosta oceânica funde-se no manto e muitas vezes estas rochas fundidas abrem caminho até a superfície e formam vulcões.

23 Convergência de placas

24 Convergência de placas

25 Divergência de placas

26 ●Deslizamento ou limites transformantes
ocorrem terremotos

27 Limites transformantes

28 Limites transformantes

29 ●Colisão e soerguimento
as camadas de rocha elástica formam grandes cadeias de montanha muitas vezes vulcânica , tais como, Andes, Himalaia.

30 Soerguimento

31 A ESTRUTURA DA TERRA (INTERIOR)
crosta: constituída de materiais mais leves manto: camada intermediária núcleo: formado pôr materiais mais densos.

32 A ESTRUTURA DA TERRA(INTERIOR)

33 A ESTRUTURA DA TERRA(INTERIOR)

34 Crosta terrestre ou Litosfera
É dividida em crosta : continental oceânica Abaixo da litosfera está a astenosfera, e abaixo encontramos a mesosfera. Logo em seguida encontramos a endosfera (núcleo) formada pôr ferro e níquel.

35 Crosta continental superior(SIAL)
Crosta continental superior, com 15 a 25 km de espessura, formada principalmente pôr silício e alumínio (SIAL)

36 Crosta continental inferior(SIMA)
crosta continental inferior, com 30 a 35 km de espessura; nela predomina silício e magnésio (SIMA)

37 Crosta e as rochas A crosta é formada pôr rochas e minerais.
As rochas são agrupamentos de minerais. Minerais são elementos ou compostos naturais sólidos, que possuem uma composição química bem definida, ou seja, é possível determinar com precisão os elementos que compõem um mineral.Exemplo , o elemento que compõem o diamante é o carbono.

38 Minerais São exemplos de minerais: apatita, quartzo, calcita, fluorita topázio. Os minerais e as rochas que possuem valor comercial são considerados minérios. Minério, portanto, é uma rocha ou mineral dos quais são extraídas substâncias valiosas, como o ouro, o ferro, o cobre, o diamante etc. Jazida mineral é a massa ou volume de minério que existe nas rochas, em um determinado lugar da crosta, seja na superfície ou no interior.

39 Rochas Quando um ou mais minerais se agregam, eles formam as rochas.
O granito pôr exemplo é formado pôr três minerais:quartzo, feldspato, e mica. São exemplos de rochas: areia, xisto dobrado, gnaisse, sienito , pedra-pomes, basalto, granito, calcário, carvão mineral, argilito, arenito, mármore entre outras.

40

41 Rochas Magmáticas ou ígneas ou Cristalinas
Conceito:resultam da solidificação e resfriamento do magma que é lançado pelos vulcões. Classificação : Intrusiva e Extrusiva

42 Intrusivas ou plutônicas
Formam-se quando o magma se resfria lentamente nas profundezas da Terra, dando origem a cristais relativamente grandes.

43 Rochas magmáticas intrusivas
Granito Amarelo Real

44 Pedreira de Granito

45 Rochas magmáticas intrusivas Diorito

46 Extrusivas ou Vulcânicas
Formam-se pela solidificação do magma expelido pelas erupções vulcânicas.Como seu resfriamento e solidificação são rápidos, não há tempo para a formação de macro-cristais.

47 Extrusivas ou Vulcânica (Basalto)

48 Extrusivas ou Vulcânica (Basalto)

49 Rochas sedimentares Conceito: através da litificação dos sedimentos que procedem da erosão, transporte e deposição de sedimentos, realizado pela água, vento, reações físicas e químicas. Derivam-se de rochas que sofrem a ação de processos erosivos.

50 Litificação Conceito: processo de sedimentação e cimentação, exercida através das camadas superiores.

51 Rochas sedimentares - Calcário

52 Rochas sedimentares - arenito

53 Rochas sedimentares - arenito

54 Rochas metamórficas Conceito: foram originalmente rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou da pressão do interior da Terra, adquiriram outra estrutura.

55 Rochas Metamórficas - Gnaisse

56 Rochas Metamórficas - Gnaisse

57 Rochas Metamórficas - Mármore
Mármore azul mediterrâneo

58 Rochas Metamórficas - Mármore
Arabescato

59 Rochas Metamórficas - Mármore
Onix

60 Rochas Metamórficas - Mármore
Rosa Egeo

61 Rochas Metamórficas - Mármore
Pedreira de Mármore - Espanha

62

63 Processo erosivo Intemperismo físico Intemperismo químico

64 Intemperismo físico Conceito:primeiro passo no processo erosivo, ocorre principalmente devido a contração e dilatação das rochas provocadas pelas mudanças de temperatura.No frio as rochas contraem e no calor dilatam, este processo ao longo de vários anos provoca sua fratura.

65 Intemperismo químico Conceito:segundo passo no processo erosivo, após o intemperismo físico, ou seja, com a rocha fraturada, a penetração da água da chuva dissolvendo alguns minerais hidrossolúveis ocasiona a quebra das rochas.

66 Estrutura geológica O conjunto das diferentes rochas de um lugar, uma vez que as mesmas não estão distribuídas de maneira uniforme. Sua distribuição vai depender da ação das forças internas da terra - tectonismo.

67 Tipos de estrutura geológicas
Escudos cristalinos Faixa Orogênicas Bacias sedimentares

68 Escudos cristalinos São rochas magmáticas e metamórficas muito antigas das eras pré-cambriana e Paleozóico.Sofreram fortes desgastes erosivos, apresentando-se desgastes e com baixas altitudes. Podem ser escudos ou embasamentos cristalinos.

69 Escudos(cráton aflorado)
Quando estão expostas à ação de agentes erosivos.

70 Embasamento cristalinos(plataformas cobertas)
Quando estão recobertas pôr terrenos sedimentares

71 Observação Estas áreas de escudos e embasamento são ricas em recursos minerais, principalmente as formadas na era pré-cambriana (Arqueozóico e proterozóico)

72 Bacias sedimentares Com o passar das eras, os escudos cristalinos foram atacados pôr processo erosivo. Os sedimentos assim produzidos e transportados pelo ventos acumularam-se em depressões existentes na superfície dos escudos(bacias).

73 Bacias sedimentares Temos bacias originárias das eras paleozóica, mesozóica e cenozóica. Os combustíveis fósseis - carvão e petróleo-são encontradas neste tipo de estrutura geológica.

74 Faixa orogênicas ou dobramentos
São movimentos originados pôr forças internas, que deram origem a cadeias de montanhas. Podemos distinguir de acordo com a era geológica. Podem ser divididas em dobramentos antigos e modernos.

75 Dobramentos antigos Alguns datam do pré-cambriano, período Arqueozóico, exemplo serra do Mar e Mantiqueira, no Brasil. Outros datam do período Proterozóico, dando origem à chapada Dimantina, na Bahia e a serra do Espinhaço em Minas Gerais.

76 Dobramentos Modernos Ocorreram na Era Cenozóica no terciário e deram origem às altas cadeias de montanha da terra - Himalaia, Alpes, Andes.

77 A dinâmica Interna do Relevo
Tectonismo ou diastrofismo (Movimentos Epirogênicos e Movimentos Orogênicos)

78 Tectonismo ou Diastrofismo
Compreende a todos movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre.São causados por forças internas. O diastrofismo se manifesta de duas maneira através da epirogênese e orogênese.

79 Movimentos Epirogênicos
Epirogênicos - do grego épeiros = continente São movimentos verticais que provocam abaixamento ou soerguimento da crosta terrestre. Pode provocar o rebaixamento de litorais pelas invasões do mar (transgressão marítima) .

80 Movimentos Epirogênicos
Ou o levantamento da costa pelo recuo dos oceanos (regressão marinha). Pode também soerguer ou rebaixar os leitos dos rios, modificando seu trabalho erosivo. Ocorrem em áreas relativamente mais estáveis.

81 Movimentos Orogênicos
Orogênicos - do grego ôros = montanha Resultado de movimentos verticais ou horizontais. São movimentos de pequena duração no tempo geológico, mas muito intenso Como resultado deste movimento temos: dobras(dobramentos) e as falhas(falhamento) ou fraturas.

82 As Dobras Ocorrem se as rochas atingidas não oferecerem grande resistência às forças internas. Os dobramentos ocorreram em diferentes eras geológicas (pré-cambriana e Cenozóica)

83 Orogênese

84 Falhas ou Fraturas Ocorrem em áreas onde as rochas são rígidas e resistentes às forças internas e “quebram-se” em vez de dobrar. Caracterizam-se pôr um desnível do terreno: uma parte elevada e outra rebaixada.

85 Vulcanismo Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da Terra chega até a superfície.

86 Vulcanismo(Gêiseres)

87 Vulcanismo(Gêiseres)

88 Vulcanismo(Gêiseres)
Manifestações vulcânicas secundárias Expelem água quente no sentido vertical. Seus jatos podem durar segundos ou semanas e atingir muitos metros de altura. Seu funcionamento dependem da quantidade e da temperatura da água subterrânea.

89 Vulcanismo(Gêiseres)
Quando a temperatura da água se torna muito elevada, formam-se jatos de água no sentido vertical. A água expelida do interior da Terra se infiltra lateralmente no solo, é novamente aquecida e recomeça o ciclo das águas quentes.

90 Vulcanismo(Fontes Termais)
Caldas novas(GO)

91 Vulcanismo(Fontes Termais)
Caldas Novas(GO)

92 Vulcanismo(Fontes Termais)
As águas atingem camadas mais profundas, tornando-se aquecidas. Quando aflora, com temperaturas elevadas, constitui uma fonte termal.

93 O círculo de Fogo

94 O círculo de Fogo A maior parte dos vulcões se localiza ao longo ou próximo do limite de placas tectônicas.São os chamados vulcões de limite de placas. Porém alguns deles localizam-se no interior de uma placa, sendo pôr isto chamados de vulcões intra placas, cujo exemplo mais conhecido é o arquipélago havaiano, situado no interior da placa do Pacífico.

95 O círculo de Fogo Temos vulcões tanto nos limites de divergência , como nos de convergência. Nos limites divergência, geralmente nos fundo do mar, ocorrem quase 80% das manifestações vulcânicas da Terra.

96 Abalos Sísmicos ou Terremotos
Uma das manifestações mais temidas e destruidoras dos movimentos da crosta terrestre. Ocorrem quando as forças tectônicas atuam prolongadamente em áreas de rochas duras, elas provocam fraturas ou o deslocamento de camadas.Seu ma das camadas se mover horizontalmente ou verticalmente, serão produzidas ondas vibratórias que se espalham em várias direções, causando um terremoto.

97 Abalos Sísmicos ou Terremotos
Portanto, o terremoto é produzido pôr acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentações das placas. Em limites transformantes, onde não há convergência nem divergência de placas. Podemos citar como exemplo a falha de San Andreas , na Califórnia, EUA e a falha da Anatólia, na Turquia.

98 Abalos Sísmicos ou Terremotos
O ponto onde o terremoto se origina recebe o nome de Centro ou Foco. O ponto da superfície terrestre diretamente acima do centro é o Epicentro, onde o terremoto é sentido com maior intensidade. O aparelho utilizado para medir a intensidade de um terremoto é o Sismógrafo, que segue a escala Richter - uma escala com 10 graus, cada um indicando uma intensidade 10 vezes maior que a anterior

99 Abalos Sísmicos ou Terremotos

100 Abalos Sísmicos ou Terremotos


Carregar ppt "LITOSFERA: AS ROCHAS E AS PLACAS TECTÔNICAS REVISÃO APOSTILA 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google