A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Formas de Relevo. Relevo? Principais formas de relevo As várias formas de relevo existentes Montanhas; Vales; Planícies; Planaltos… resultam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Formas de Relevo. Relevo? Principais formas de relevo As várias formas de relevo existentes Montanhas; Vales; Planícies; Planaltos… resultam."— Transcrição da apresentação:

1 Principais Formas de Relevo

2 Relevo?

3 Principais formas de relevo As várias formas de relevo existentes Montanhas; Vales; Planícies; Planaltos… resultam dos agentes internos Tectónica de Placas Sismos Vulcões e dos agentes externos Mar Vento Rios (…)

4 Principais formas de relevo A distinção entre as várias formas do relevo relaciona-se com o seu modo de formação e, por vezes, também com a altitude a que se encontram.

5 Principais formas de relevo A altitude de um lugar pode ser: positiva, se estiver acima do nível médio das águas do mar (lugares A e B) nula, quando está ao nível das águas do mar (lugar C); negativa, se estiver abaixo do nível médio das águas do mar (lugar D) No caso de um lugar estar submerso, não se fala em altitude, mas sim em profundidade (lugar E)

6 Principais Formas de Relevo As montanhas são elevações de grande dimensão, com cimos pontiagudos ou arredondados. Quando as montanhas se encontram agrupadas em grandes conjuntos, designam- se por cordilheiras ou cadeias montanhosas Montanhas As três lagoas do Huayhuash Trek – Andes Pico do Monte Everest

7 Principais Formas de Relevo Os vales são depressões alongadas compreendidas entre montanhas. Vales As planícies são extensões de terreno praticamente plano, que resultam da acumulação de sedimentos. Planícies

8 Principais Formas de Relevo Os planaltos correspondem a áreas aplanadas (mais ou menos conservadas) situadas a altitude superior a 200 metros. Resultam do desgaste produzido pelos agentes erosivos nos cimos das elevações. Planaltos

9 Principais Formas de Relevo Formas de Relevo Montanha s Vales Planícies Planaltos

10 Formas de Representação do Relevo O relevo é representado através de curvas de nível; O maior ou o menor afastamento das curvas de nível mostram-nos o declive.maior ou o menor afastamento das curvas de nível mostram-nos o declive. Mapas Topográficos Os mapas hipsométricos dão-nos a ideia das características do relevo através da representação por cores das diferentes altitudes. Mapa Hipsométrico

11 Formas de Representação do Relevo –quando as curvas de nível de menor cota estão a rodear as de valor superior, estamos perante uma elevação (montanha ou colina); –no caso de serem as de maior cota a envolver as de menor cota, estamos perante uma depressão. Num mapa topográfico, as características do relevo são visíveis no traçado e no maior ou menor afastamento das curvas de nível. Assim:

12 Formas de Representação do Relevo Em relação à proximidade, quanto mais juntas estiverem as curvas de nível, maior é o declive das vertentes. Pelo contrário, se o seu afastamento for muito grande, a superfície é quase plana. Para observarmos mais facilmente e com maior rigor o relevo de uma determinada área, constrói-se o perfil topográfico, a partir do respetivo mapa.

13 Construção de um perfil topográfico Perfil topográfico Corte vertical do relevo segundo uma direção previamente definida.

14 O Relevo Mundial

15 Mapa hipsométrico do mundo.

16 O Relevo Mundial Principais cadeias montanhosas de cada continente.

17 O Relevo da Europa Na Europa, as áreas de montanha predominam nas regiões do Sul. Alpes, Alpes Dináricos Apeninos Cárpatos Cáucaso Pirenéus. As planícies europeias predominam na metade Norte do continente: grande planície russa, a planície húngara, percorrida pelo rio Danúbio, as planícies que constituem o Leste e o Sul das Ilhas Britânicas planície germano-polaca, que se estende do interior para o litoral. Mapa Hipsométrico da Europa.

18 O Relevo de Portugal Mapa Hipsométrico de Portugal. Portugal Continental apresenta contrastes de relevo bem evidentes entre: o Norte, mais acidentado e com maiores altitudes, e onde se localizam os planaltos e as serras mais elevadas – Estrela, Larouco, Gerês, Montesinho, Peneda e Marão; o Sul, onde predominam as terras baixas e planas, nomeadamente nas bacias do Tejo e do Sado e na peneplanície alentejana.


Carregar ppt "Principais Formas de Relevo. Relevo? Principais formas de relevo As várias formas de relevo existentes Montanhas; Vales; Planícies; Planaltos… resultam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google