A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia"— Transcrição da apresentação:

1 Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia
Professora: Graciete Oliveira Ano Lectivo: 2010/11 Grupo 2 Turno 1

2 Índice Vulcões e tectónica de placas
Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção Vulcanismo, fonte de recursos naturais

3 Vulcões e tectónica de placas
A distribuição dos vulcões à superfície da Terra não é uniforme. Há zonas onde existe grande actividade vulcânica e outras onde não há manifestações. Quando se consulta uma carta com a distribuição dos vulcões evidencia-se dois factos: Existe mais actividade vulcânica nas zonas de fronteiras de placas; O tipo de actividade vulcânica depende do contexto tectónico.

4 Cerca de 80% dos vulcões activos estão nas fronteiras onde as placas litosféricas convergem, 15% nas zonas onde as placas divergem, e são encontrados muito poucos no interior das placas. Mas a maioria dos fenómenos vulcânicos são subaquáticos, não sendo visível a olho nu. Fronteiras divergentes das placas litosféricas: ocorrem nos riftes onde uma nova crusta está a ser criada a partir de magma proveniente do manto, o que força as placas a afastarem-se uma da outra.

5 Fronteiras convergentes das placas litosféricas: ocorrem entre duas placas que se aproximam uma da outra; dependendo do tipo de placas envolvidas pode ocorrer afundamento de uma das placas ou um choque e deformação das placas, com a formação de cadeias montanhosas.

6 Existem três tipos de fronteiras convergentes:
Convergência entre uma placa oceânica e uma placa continental: Convergência entre duas placas oceânicas:

7 Convergência entre duas placas continentais:

8 Vulcões intraplacas: tem origem em zonas bem no interior do manto, muitíssimo quentes (“hot-spots”) e, portanto, muito mais profundas do que as responsáveis pelos basaltos associados aos riftes das cristas médias. Este vulcanismo consiste na ascensão à superfície de material sobreaquecido sob a forma de plumas, que se acumula em câmaras magmáticas imediatamente sob o aparelho vulcânico que alimentam.

9 Correcção do exercício 7 do guião

10 Minimização de riscos vulcânicos
Previsão de riscos vulcânicos: A utilização de métodos de previsão e o estabelecimento de medidas de prevenção relativamente à actividade vulcânica permitem minimizar os riscos vulcânicos. A previsão de erupções vulcânicas baseia-se na identificação de alguns acontecimentos que são considerados sinais precursores, como, por exemplo, a detecção de anomalias físicas e químicas – como deformações no cone vulcânico, variação da temperatura da água e do solo nas proximidades dos vulcões, alteração da composição dos gases emanados – e a detecção de actividade sísmica.

11 Para isso, utiliza-se algumas tecnologias de monitorização de vulcões:
Outro passo fundamental na previsão é a elaboração de mapas de zonas de risco (cartas de risco) que baseiam na história eruptiva do vulcão. Para isso, utiliza-se algumas tecnologias de monitorização de vulcões: Clinómetros (medição da inclinação do cone vulcânico); Sismógrafos (registo da actividade sísmica); Gravímetros (detecção de anomalias gravímetras resultantes da subida local do magma);

12 Prevenção de riscos vulcânicos:
A prevenção e minimização dos riscos vulcânicos pode ser feito, mas para isso há certas erupções que precisam dos seus próprios parâmetros de prevenção. Nas erupções efusivas a localização dos pontos de emissão de lava bem como os seus trajectos, o condicionamento do avanço das escoadas e o ordenamento do território são a melhor prevenção que se pode fazer.

13 Nas erupções mistas e explosivas as medidas de prevenção são mais extensas, pois há a projecção de piroclastos, etc. Nestes casos as principais medidas são: Evacuação da população; O uso de capacetes; Uso de óculos de protecção; Uso de máscaras de filtração; Construção de infra-estruturas anti-sísmicas; Ordenamento do território nas zonas litorais. Em suma, as previsões e prevenções, são muito importantes para a população portuguesa e mundial, pois as erupções vulcânicas têm um impacto ambiental que influência o clima. Os gases e materiais projectados por vezes são muito prejudiciais para a saúde da população.

14 Correcção do exercício 7.4. e 7.5 do guião

15 Vulcanismo, fonte de recursos naturais
A actividade vulcânica é, normalmente, considerada um fenómeno natural de efeitos catastróficos. Apesar dos perigos serem multifacetados, os benefícios da actividade vulcânica podem também ser importantes, como por exemplo:

16 Utilização agrícola dos solos (são muito férteis devido à deposição de cinzas vulcânicas, que retêm água e vários nutrientes); Lazarote Açores

17 Explorações de vários produtos mineiros (por exemplo, enxofre, cobre, ferro e diamantes);
Mina de cobre Ferro

18 Interesse turístico ; Islândia Chile Sul do Chile

19 Tratamentos medicinais (nascentes termais são ricas em minerais utilizadas para tratamentos de pele e as cinzas vulcânicas são utilizadas em tratamentos medicinais);

20 Aproveitamento da energia geotérmica

21 Correcção do exercício 7.2 do guião


Carregar ppt "Vulcanologia Disciplina: Biologia e Geologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google