A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efeito da utilização de catalizadores Ácido Oxálico e Permanganato de Potássio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efeito da utilização de catalizadores Ácido Oxálico e Permanganato de Potássio."— Transcrição da apresentação:

1 Efeito da utilização de catalizadores Ácido Oxálico e Permanganato de Potássio

2 O catalizador e a reacção química Um catalizador é uma substância que actua de forma a aumentar a probabilidade de os corpúsculos dos reagentes chocarem, aumentando assim a rapidez da reacção. Daí a sua importância nos laboratórios e até nas indústrias. Existem também catalizadores que actuam no sentido de diminuir a rapidez de uma reacção. A reacção entre o permanganato de potássio e o ácido oxálico pode ser traduzida pela seguinte equação:

3 Material e reagentes Permanganato de potássio Ácido oxálico Ácido sulfúrico Catalisador Uma cuba Um colorímetro

4 Objectivo e Ensaios Estudar a influência do uso de um catalizador na rapidez da reacção. Para isso foram feitos dois ensaios em que o único factor que foi alterado foi a utilização de um catalizador. As quantidades utilizadas nestes ensaios foram: EnsaiosH 2 O / gotasKMnO 4 / gotas H 2 C 2 O 4 / gotas H 2 SO 4 / gotas Catalizador (MnSO 4 ) / gotas

5 Ensaios Nos 2 ensaios, a cuba com as quantidades de reagentes já mencionadas foi introduzida no colorímetro, de forma a que o feixe incidente passasse pelo lado liso desta, para que o sensor detectasse a luz com facilidade. Foi ainda necessário calibrar o colorímetro, utilizando água (que transmite toda a luz que recebe) O colorímetro acompanhou a mudança de cor da solução até que esta se tornou totalmente incolor, ou seja, quando atingiu os 100% de transmitância).

6 Resultados Foi possível ainda acompanhar o aumento da percentagem de transmitância a partir de um gráfico:

7 Conclusão Analisando o gráfico e escolhendo um dado valor de transmitância, podemos concluir que as 2 soluções necessitam de intervalos de tempo diferentes, sendo a mais rápida a solução do 2º ensaio. Podemos então concluir que a utilização deste catalizador faz com que a reacção torna-se mais rápida, uma vez que este facilita a colisão dos corpúsculos dos reagentes.

8 Fim Trabalho feito por: Ana Ribeiro Pedro Lacerda


Carregar ppt "Efeito da utilização de catalizadores Ácido Oxálico e Permanganato de Potássio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google