A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os sais e a sua solubilidade em água

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os sais e a sua solubilidade em água"— Transcrição da apresentação:

1 Os sais e a sua solubilidade em água
Os sais são substâncias produzidas em reacções ácido-base, mas também existem muitos sais na Natureza, como por exemplo: Carbonato de cálcio, Cloreto de sódio, etc.. O calcário é, essencialmente, formado por carbonato de cálcio. Grutas calcárias Formações calcárias (Turquia)

2 Os sais e a sua solubilidade em água
Os sais são substâncias produzidas em reacções ácido-base, mas também existem muitos sais na Natureza, como por exemplo: Carbonato de cálcio, Cloreto de sódio, etc.. O carbonato de cálcio é uma substância insolúvel em água. Diz-se que se forma um precipitado Grutas calcárias Formações calcárias (Turquia)

3 Os sais e a sua solubilidade em água
Os sais são substâncias sólidas à temperatura ambiente: Os que se dissolvem bem na água são designados por: sais solúveis. Solução de sulfato de cobre (II) e água Os que não se dissolvem bem na água são designados por: sais insolúveis. Solução de carbonato de cálcio e água.

4 Cloreto de sódio (s) + água (l)
Os sais e a sua solubilidade em água Por exemplo: Cloreto de sódio (s) + água (l) Cloreto de sódio (aq) Soluto Solvente Solução Soluto – substância que existe em menor quantidade e que se pretende dissolver. Solvente – substância que existe em maior quantidade e na qual se dissolve o soluto. Solução – resultado da junção de um soluto e de um solvente.

5 Reacções de precipitação
Quando se misturam dois sais solúveis, ocorre uma reacção química, da qual resulta muitas vezes um sal insolúvel que se deposita, chamando-se por isso precipitado. Por exemplo: Sal insolúvel - Precipitado cloreto de sódio(aq) + nitrato de prata(aq) cloreto de prata(s) + nitrato de sódio(aq) Sal Solúvel Dois sais solúveis


Carregar ppt "Os sais e a sua solubilidade em água"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google