A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento de Água Desmineralização. Tipos de Resinas Catiônicas Ecohouse C100: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Resina com alta capacidade para abrandamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento de Água Desmineralização. Tipos de Resinas Catiônicas Ecohouse C100: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Resina com alta capacidade para abrandamento."— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento de Água Desmineralização

2 Tipos de Resinas Catiônicas Ecohouse C100: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Resina com alta capacidade para abrandamento (quando regenerada com salmoura) e desmineralização quando regenerada com ácido clorídrico a 5%; Temperatura máxima da água:(Cl - )/(OH - ): 100 o C Ecohouse SST60: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Resina com alta capacidade para abrandamento (quando regenerada com salmoura) e desmineralização quando regenerada com ácido clorídrico a 5%; Vantagem: remove dureza de águas com até 10 ppm de ferro solúvel; Temperatura máxima da água: (Cl-)/(OH-): 100 oC

3 Tipos de Resinas Aniônicas Ecohouse A400: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Aplicação: - quando regenerada com salmoura a 10% é empregada para redução de alcalinidade (carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos); sulfatos e nitratos. - quando regenerada com NaOH a 4% (hidróxido de sódio) remove sílica da água. Temperatura máxima da água: - na forma cloreto (Cl - ): 100 o C - na forma hidróxido (OH - ): 60 o C

4 Ecohouse A300: Forma iônica original: Cl - (cloreto) Aplicação: - quando regenerada com salmoura a 10% é empregada para redução de alcalinidade (carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos); flúor e nitratos; - quando regenerada com NaOH a 4% (hidróxido de sódio) remove sílica da água. Temperatura máxima da água: - na forma cloreto (Cl - ): 77 o C - na forma hidróxido (OH - ): 35 o C Tipos de Resinas Aniônicas

5 Diferença entre água desmineralizada, osmolisada e destilada? Água desmineralizada: água com baixas concentrações de sais (cátions e ânions), baixa condutividade e teor de sólidos dissolvidos; Inconveniente: a desmineralização extrai apenas as substâncias que se ionizam na água (troca iônica). Água osmolisada: água filtrada em membrana com capacidade de filtrar até moléculas. Desta forma são eliminados por interferência geométrica microorganismos, sais e demais constituintes químicos não- ionizados como gasolina, solventes, etc. Inconveniente: Alto custo do equipamento e da membrana, perda da água de rejeito Água destilada: água evaporada e condensada em destilador. Inconveniente: alto consumo de energia elétrica e de água para resfriamento do condensador

6 Leito Desmineralizador O que é? Sistema composto por dois leitos subsequentes, sendo, um catiônico e outro aniônico; Qual sua função? Produção de águas com baixos valores de condutividade (<0,1S/cm) e TDS (teor de sólidos dissolvidos; redução de cátions e ânions. Quais as resinas que o compõe? Ecohouse SST60 (catiônico) e Ecohouse A300 (aniônico) Como os leitos são regenerados? O catiônico com HCl 5% e o aniônico com NaOH 4%.

7 Leito Desmineralizador HCl 5% NaOH 4% Água bruta Ânions Hidróxidos, Carbonatos, Bicarbonatos, Nitratos, Sulfatos, Cloretos, etc Cátions Cálcio, Ferro, Manganês, Sílica, Flúor, Matéria orgânica Sódio, Magnésio, etc Leito catiônico: Recebe todos os cátions Libera H + e Cl - Leito aniônico: Recebe todos os ânions Libera OH - e Na + Água desmineralizada Com mínimas concentrações de ânions e cátions Baixos valores de TDS e condutividade Atenção: É fundamental a instalação de pré-filtros com carvão ativado para proteção dos leitos se a água for clorada.

8 Leito duplo regenerados com salmoura É possível fazer um sistema Catiônico/Aniônico regenerado com salmoura, com isso teremos redução de Dureza, bicarbonatos, Alcalinidade, porém com aumento de TDS e Condutividade. Caso o aumento do TDS e da condutividade seja prejudicial ao cliente é necessário partir para os regenerantes padrão. Acido clorídrico a 5% e Soda Caustica a 4%.

9 Leito duplo regenerados com salmoura NaCl 10% NaCl 10% Água bruta Ânions Hidróxidos, Carbonatos, Bicarbonatos, Nitratos, Sulfatos, Cloretos, etc Cátions Cálcio, Ferro, Manganês, Sílica, Matéria orgânica Sódio, Magnésio, etc Leito catiônico: Recebe dureza (Ca e Mg), ferro e manganês Libera Na + e Cl - Leito aniônico: Recebe todos os ânions Libera Na + e Cl- Água de saída Água com baixas concentrações de dureza e alcalinidade, porém com elevação de condutividade elétrica pela liberação dos íons Na+ e Cl- provenientes do regenerante. Verificar sempre se há restrições com relação ao aumento na concentração do sódio e cloretos na água de saída.


Carregar ppt "Tratamento de Água Desmineralização. Tipos de Resinas Catiônicas Ecohouse C100: Forma iônica original: Cl- (cloreto) Resina com alta capacidade para abrandamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google