A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número."— Transcrição da apresentação:

1 3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas. b) Aumenta à medida que aumenta o número de elétrons do nível L. c) Não sofre influência da variação do número atômico. d) Diminui à medida que aumenta o número atômico, devido ao aumento da força de atração do núcleo. e) Diminui com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de elétrons.

2 Volume atômico

3

4 Densidade

5 7. (UFRS) Pela posição ocupada na Tabela periódica, qual dos elementos é o mais denso? a) chumbo b) ósmio c) mercúrio d) urânio e) bário

6

7 7. (UFRS) Pela posição ocupada na Tabela periódica, qual dos elementos é o mais denso? a) chumbo b) ósmio c) mercúrio d) urânio e) bário

8 Pontos de Fusão e Ebulição

9 Considerações sobre P.F e P.E Elemento de menor ponto de fusão é o Hélio (-269 ºC). Elemento de menor ponto de fusão é o Hélio (-269 ºC). Os maiores pontos de fusão são 3410 º C para o Tungstênio, e 3500 º C para o Carbono. Os maiores pontos de fusão são 3410 º C para o Tungstênio, e 3500 º C para o Carbono. O Gálio tem fusão baixa (30 ºC). O Gálio tem fusão baixa (30 ºC). Somente o Mercúrio e o Bromo são líquidos a temperatura ambiente. Somente o Mercúrio e o Bromo são líquidos a temperatura ambiente.

10 Energia de Ionização

11 Afinidade Eletrônica

12 Eletronegatividade

13 Eletropositividade

14 2. (UFAL) A tabela periódica é um dos conceitos mais importantes da química. Seu desenvolvimento é um exemplo de como descobertas científicas podem ser feitas pelo uso da perspicácia para organizar dados coletados por um grande número de cientistas durante muitos anos. Comparando os elementos cálcio e bromo na tabela periódica dada, assinale a alternativa correta: A) O bromo tem maior afinidade eletrônica, pois com a adição de um elétron, ocorre uma maior liberação de energia. B) O raio do bromo é maior, pois ele tem maior número de camadas eletrônicas. C) A energia de ionização do cálcio é maior, pois é mais difícil retirar um elétron desse elemento do que do bromo. D) Ambos os elementos têm propriedades químicas semelhantes pois estão no mesmo período. E) O bromo é mais eletropositivo, pois no período, a eletropositividade cresce com o aumento do número atômico.

15 2. (UFAL) A tabela periódica é um dos conceitos mais importantes da química. Seu desenvolvimento é um exemplo de como descobertas científicas podem ser feitas pelo uso da perspicácia para organizar dados coletados por um grande número de cientistas durante muitos anos. Comparando os elementos cálcio e bromo na tabela periódica dada, assinale a alternativa correta: A) O bromo tem maior afinidade eletrônica, pois com a adição de um elétron, ocorre uma maior liberação de energia. B) O raio do bromo é maior, pois ele tem maior número de camadas eletrônicas. C) A energia de ionização do cálcio é maior, pois é mais difícil retirar um elétron desse elemento do que do bromo. D) Ambos os elementos têm propriedades químicas semelhantes pois estão no mesmo período. E) O bromo é mais eletropositivo, pois no período, a eletropositividade cresce com o aumento do número atômico.

16 Sais Apresentam sabor salgado e são sólidos, pois são compostos iônicos.

17 Sal de Arrhenius Sal é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de H + e um ânion diferente de OH - ou O 2-.

18 Classificação dos Sais Sal Neutro Não possui H + e nem OH -. Sal Neutro Não possui H + e nem OH -. Ex: NaCl, BaSO 4. Sal ácido Apresenta H +. Sal ácido Apresenta H +. Ex: NaHCO 3. = bicarbonato de sódio. Sal básico Apresenta OH -. Sal básico Apresenta OH -. Ex: Ca(OH)Cl = hidroxicloreto de cálcio.

19 Sal Duplo Apresenta dois cátions ou dois ânions. Sal Duplo Apresenta dois cátions ou dois ânions. Ex: NaLiSO 4 = Sulfato de sódio e lítio. Ex: Ca(Cl)ClO = Hipoclorito cloreto de cálcio Sal Hidratado Apresenta água em sua estrutura. Sal Hidratado Apresenta água em sua estrutura. Ex: CuSO 4. 5H 2 O = Sulfato de cobre penta-hidratado.

20 Solubilidade em água

21 Aplicações de alguns sais Sal de Cozinha; Soro fisiológico; Soro caseiro. Ausência de NaCl causa bócio.

22

23

24

25

26 Obtenção dos Sais Reações de Neutralização Total Reações de Neutralização Total

27 15. (MACK-SP) Identifique o item que contém apenas sais: a) H2O2, Fe2O3, NaOH. b) NaCl, CaCO3, KMnO4. c) H2S, HCN, Al2O3. d) CaCl2, Ba(BrO)2, Zn(OH)2. e) KOH, NaBr, CaCO3.

28 15. (MACK-SP) Identifique o item que contém apenas sais: a) H2O2, Fe2O3, NaOH. b) NaCl, CaCO3, KMnO4. c) H2S, HCN, Al2O3. d) CaCl2, Ba(BrO)2, Zn(OH)2. e) KOH, NaBr, CaCO3.

29 Óxidos São compostos formados por dois elementos, onde um deles é o Oxigênio. São compostos formados por dois elementos, onde um deles é o Oxigênio.

30 Classificação dos óxidos Óxidos básicos Apresentam caráter iônico. Óxidos básicos Apresentam caráter iônico. Ex: Na 2 O, BaO

31 Óxidos ácidos Apresentam caráter covalente. Óxidos ácidos Apresentam caráter covalente. Ex: CO 2, SO 2 Óxidos Neutros Covalentes e não reagem com água, ácido ou base. Óxidos Neutros Covalentes e não reagem com água, ácido ou base.

32 Óxidos Anfóteros Óxidos Anfóteros comportam-se como óxidos básicos na presença de um ácido, e como óxidos ácidos na presença de uma base.

33 Óxidos duplos Óxidos duplos resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento. Peróxidos Apresentam em sua estrutura o grupo (O)2–.

34 Aplicação dos óxidos


Carregar ppt "3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google