A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES

3 União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua barrenta

4 Água salgada Gelatina Água barrenta Solução verdadeira Colóide Suspensão

5 Solução verdadeira colóide suspensão tempo Barro sedimentado água

6

7 Num gráfico com a temperatura na abscissa e o coeficiente de solubilidade na ordenada podemos compreender melhor a classificação das soluções.

8 - SUPERSATURADA: quantidade de soluto dissolvida é superior ao Ks. QUANTO À QUANTIDADE DE SOLUTO AS SOLUÇÕES SE CLASSIFICAM EM: - INSATURADAS : quantidade de soluto inferior ao Ks ; - SATURADAS : obedece exatamente ao Ks ; - SATURADA C/CORPO DE FUNDO: ultrapassa o Ks, o excedente não se dissolve, deposita-se no fundo do recipiente;

9 COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE ( CS ou Ks ) Quantidade máxima de soluto que podemos dissolver numa quantidade padrão de solvente ( em geral, 100g, 1000g, ou 1L ) de solvente, a uma determinada pressão e temperatura.

10 T ºC Solubilidade g soluto/100g água

11 T ºC Solubilidade g soluto/100g água Observe os pontos

12 T ºC Solubilidade g soluto/100g água *qualquer ponto que se localiza sobre a curva está representando uma solução saturada.

13 T ºC Solubilidade g soluto/100g água *qualquer ponto que se localiza abaixo da curva está representando uma solução insaturada.

14 T ºC Solubilidade g soluto/100g água *os pontos que se localizam acima da curva acusam uma quantidade de soluto dissolvida, superior ao Ks, sendo assim uma solução supersaturada.

15 T ºC Solubilidade g soluto/100g água *qualquer ponto acima da curva representa também uma solução instável, ou seja, momentaneamente supersaturada, pois qualquer perturbação no sistema irá transformá-la em saturada com corpo de fundo.

16 T ºC Solubilidade g soluto/100g água Ks = 5g/100g a 0ºC Ks = 15g/100g a 30ºC Ks = 25g/100g a 40ºC

17 T ºC Solubilidade g soluto/100g água dissolve 5g/100g a 30ºC dissolve 25g/100g a 30ºC dissolve 20g/100g a 10ºC (solução insaturada) (solução supersaturada)

18 T ºC Solubilidade g soluto/100g água A B (PUC-SP adaptada) Dissolvendo-se separadamente 25g de cada sólido A e B em 100mL de água a 50ºC e que, a seguir, se baixe a temperatura para 10ºC, o que ocorrerá? OBSERVE O GRÁFICO E RESPONDA

19 T ºC Solubilidade g soluto/100g água A B Resp. Ocorrerá a precipitação de 20g da substância A e 5g da substância B. A( 25g estão solúveis) B( 25g são solúveis)

20 T ºC Solubilidade g soluto/100g água A B Observe que a solubilidade de A a 10ºC é 5g e B é 20g. Então basta efetuar a diferença do soluto que foi adicionado para cada quantidade efetivamente dissolvida a 10ºC.

21 T ºC Solubilidade g soluto/100g água Considerando a curva de solubilidade de um sal hipotético Qual a quantidade de água necessária para dissolver 15g do sal 20ºC?

22 Note que a 20ºC dissolve-se 10g em 100g de água. Para dissolver 15g nessa mesma temperatura, basta fazer uma regra de três. 10g de sal g de água 15g de sal x Resp. 150g de água

23

24

25

26 ALGUMAS QUESTÕES PARA DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO OBSERVE O GRÁFICO DE SOLUBILIDADE SEGUINTE E RESPONDA: 1. Qual a substância mais solúvel a 0º C?

27 Fica de olho!!!

28 RESPOSTA Nitrato de sódio ( NaNO 3 )

29 2. Qual a substância menos solúvel a 0º C?

30

31 Resposta Nitrato de potássio ( KNO 3 )

32 4. Qual a menos solúvel a 30ºC? Resposta Cloreto de sódio Na Cl

33 5. Qual dos sais tem solubilidade pouco variável com relação ao aumento de temperatura? Resposta Cloreto de sódio NaCl

34 6. Responda verdadeiro ou falso: e.. brincadeira boba meu!!!

35 ( ) Solução saturada pode ou não apresentar corpo de fundo. ( ) Curva de solubilidade com ponto de inflexão é uma característica de sais hidratados. ( ) Curva de solubilidade ascendente corresponde à dissolução exotérmica.

36 ( V ) Solução saturada pode ou não apresentar corpo de fundo. ( V ) Curva de solubilidade com ponto de inflexão é uma característica de sais hidratados. ( F ) Curva de solubilidade ascendente corresponde à dissolução exotérmica.

37 ( ) Toda solução saturada é heterogênea. ( ) Solução supersaturada é instável. ( ) Se a massa de soluto dissolvida em solução é inferior ao Ks, do soluto da temperatura analisada, a solução é insaturada.

38 ( F ) Toda solução saturada é heterogênea. ( V ) Solução supersaturada é instável. ( V ) Se a massa de soluto dissolvida em solução é inferior ao Ks, do soluto da temperatura analisada, a solução é insaturada.

39 DE ACORDO COM A NATUREZA DAS PARTÍCULAS DISPERSAS, AS SOLUÇõES PODEM SER: SOLUÇÃO IÔNICA OU ELETROLÍTICA:conduzem corrente elétrica, as partículas dispersas são íons. SOLUÇÃO MOLECULAR OU NÃO ELETROLÍTICA: não conduzem corrente elétrica, as partículas dispersas são moléculas. Ácidos: ionizam Sais e bases solúveis : dissociam Lembra o que é ionizar e dissociar??

40 OS ÁCIDOS COMPOSTOS, DE LIGAÇÕES COVALENTES, EM ÁGUA SOFREM IONIZAÇÃO Vamos lembrar como ocorre a ligação covalente

41 Cl Ambos precisam de um elétron para se estabilizar H E daí????

42 H Cl

43 COMPARTILHOU Cl H É mesmo lembrei!!! Estabilidade acontece com 2 e 8 elétrons na última camada!!!

44 H Cl Em solução aquosa

45 HCl Ocorre cisão O cloro sendo mais eletronegativo... Tá sempre procurando elétrons!!!

46 H + Cl FORMAÇÃO DE ÍONS Simbolizando a água Na solvatação os mais eletronegativos ficam com o elétron antes compartilhado

47 DETERMINADOS COMPOSTOS IÔNICOS EM ÁGUA SOFREM DISSOCIAÇÃO, OU SEJA, SEPARAÇÃO DE ÍONS. DISSOCIAÇÃO, OU SEJA, SEPARAÇÃO DE ÍONS. Na + + Cl¯ água NaCl Na + Cl¯ EXPLICAÇÃO OS COMPOSTOS IÔNICOS SÃO FORMADOS POR ÍONS TRANSFERÊNCIA DO ELÉTRON DO SÓDIO PARA O CLORO CÁTIONÂNION

48 Água destilada pilha relê

49 Água destilada e cloreto de sódio pilha Na + Cl - Relê ligado circuito fechado tzannnn

50 Com blablabla e... E vamos para os exercícios!!! Abraços da ducha


Carregar ppt "QUIMICANDO COM A DUCHA ASSUNTO : SOLUÇÕES União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgadaGelatinaÁgua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google