A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS Unidade Materiais Professora Paula Melo Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS Unidade Materiais Professora Paula Melo Silva."— Transcrição da apresentação:

1 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS Unidade Materiais Professora Paula Melo Silva

2 Substâncias e misturas de substâncias Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa--se por substância. Uma mistura é um material constituído por dois ou mais componentes; Uma substância é um material constituído por um único componente.

3 Substâncias e misturas de substâncias Exemplos: O ar é uma mistura constituída por oxigénio (substância), azoto (substância), dióxido de carbono (substância), vapor de água (substância), árgon (substância) e outros componentes em quantidades vestigiais.

4 Substâncias e misturas de substâncias A água do mar é uma mistura constituída por água (substância), cloreto de sódio (substância) e outras substâncias.

5 Substâncias e misturas de substâncias As rochas são misturas de minerais que, por sua vez, são constituídos por uma ou várias substâncias. Por exemplo, o calcário é uma rocha essencialmente constituída pelo mineral calcite, cuja composição química é carbonato de cálcio (substância).

6 Substâncias e misturas de substâncias Os solos são misturas de minerais, água, ar e matéria orgânica. Composição típica de um solo próprio para a agricultura:

7 Misturas homogéneas e heterogéneas Por observação macroscópica, as misturas podem ser classificadas, quanto ao aspeto que apresentam, em misturas homogéneas e misturas heterogéneas.

8 Misturas homogéneas e heterogéneas As misturas homogéneas são aquelas em que não é possível distinguir os seus componentes; têm o mesmo aspeto em toda a sua extensão.

9 Misturas homogéneas e heterogéneas As misturas heterogéneas são aquelas em que é possível distinguir todos ou alguns dos seus componentes; têm, portanto, aspeto diferente ao longo da sua extensão.

10 Misturas coloidais ou coloides Há misturas que são homogéneas quando observadas macroscopicamente, mas, ao serem observadas microscopicamente com instrumentos de ampliação já não apresentam aspeto uniforme. Estas misturas denominam-se misturas coloidais ou coloides.

11 Misturas coloidais ou coloides Também o leite, a manteiga, o queijo, o iogurte, a gelatina, os gelados, o sangue e as tintas são exemplos de misturas coloidais.

12 Misturas coloidais ou coloides A classificação das misturas em homogéneas, heterogéneas ou coloidais tem a ver com o tamanho médio das partículas que se dispersam. Mistura HomogéneaColoidalHeterogénea Os componentes não se distinguem. Os componentes distinguem- se com instrumentos de ampliação. Os componentes distinguem- se macroscopicamente.

13 O significado de material puro Os químicos usam com frequência o termo puro para referir que um material é constituído por uma única substância, ou seja, em Química um material puro é uma substância.

14 O significado de material puro Há produtos de consumo que trazem nos rótulos o termo puro. Por exemplo, mel puro ou café puro. A utilização do termopuro nestes contextos tem um significado diferente do que tem em Química.

15 O significado de material puro Nos produtos de consumo, o termo puro significa que os produtos não foram adulterados, isto é, não foram misturados com outros componentes. Assim, quando se fala em café puro, não se está a dizer que o café é uma substância, mas sim que o café (mistura de substâncias) é só café.

16 Os rótulos das embalagens de produtos comerciais Se observares os rótulos de embalagens de produtos comerciais verificarás que a maior parte dos produtos são constituídos por várias substâncias, isto é, são misturas de substâncias.

17 Os rótulos das embalagens de produtos comerciais Os rótulos das embalagens de produtos comerciais contêm informações importantes, como: Composição química; Símbolo(s) de aviso para substâncias perigosas; Prazo de validade.

18 Pictogramas de perigo que podem ser usados até 2015

19 Novos pictogramas de perigo

20 Os materiais classificam-se, quanto ao número de componentes substâncias as substâncias são formadas por um único componente; misturas de substâncias as misturas de substâncias são fornadas por dois ou mais componentes.

21 As misturas de substâncias podem ser homogéneas, heterogéneas ou coloidais. Misturas heterogéneas Os componentes distinguem-se macroscopicamente Misturas coloidais Os componentes distinguem-se com instrumentos de ampliação Misturas homogéneas Os componentes não se distinguem Misturas de substâncias

22 O termo puro tem significado diferente em Química e no dia a dia: em Química, um material puro é uma substância; no dia a dia, um material puro é um material que não contém impurezas indesejáveis ou que não foi adulterado, isto é, misturado com outros componentes.


Carregar ppt "SUBSTÂNCIAS E MISTURAS DE SUBSTÂNCIAS Unidade Materiais Professora Paula Melo Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google