A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus"— Transcrição da apresentação:

1 Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.

2 EIA - Estudo de Impacto Ambiental
Objetivo: Avaliar as conseqüências de algumas ações, para: prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações.

3 ETAPAS DO EIA 1 - Desenvolver uma compreensão daquilo que está sendo proposto, o que será feito e o tipo de material usado. 2 - Compreensão total do ambiente afetado. Que ambiente (biogeofísisco e/ou sócio-econômico) será modificado pela ação. 3 - Prever possíveis impactos no ambiente e quantificar as mudanças, projetando a proposta para o futuro. 4 - Divulgar os resultados do estudo para que possam ser utilizados no processo de tomada de decisão.

4 RIMA - Relatório de Impacto Ambiental
É o relatório que reflete todas as conclusões apresentadas no EIA; Deve ser elaborado de forma objetiva e possível de se compreender; Ilustrado por mapas, quadros, gráficos, enfim, por todos os recursos de comunicação visual

5 Impactos Ambientais 1 – Poluição por óleo:
Afundamento do petroleiro Prestige (2002): Despejando sua carga de 77 mil toneladas de óleo; A mancha de óleo cobriu mais de 295 quilômetros da costa espanhola; Mancha negra atingiu pelo menos 90 praias da costa espanhola

6

7

8

9

10 Efeito do óleo no organismo:
Incorporação de substâncias carcinogênicas; Morte direta por intoxicação; Redução na taxa de fertilização. Morte direta por recobrimento e asfixia;

11 2 – Poluição Atmosférica
A atmosfera do planeta é uma exceção na medida em que é dos raros recursos naturais que é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos

12 Emissão de gases poluentes por veículos
Emissão de gases poluentes por Atividade Industrial Emissão de gases poluentes por veículos

13 Para se agir adequadamente contra a poluição atmosférica é necessário:
Medir e conhecer a concentração dos poluentes no ar; Definir as fontes poluentes; Definir a qualidade do ar; Analisar os valores limite; Observar a evolução da qualidade do ar

14

15

16 2 – Poluição Atmosférica (conseqüências)
Efeito Estufa Causas: Emissão de gases poluentes; Lançamento de metais pesados na atmosfera Conseqüências: Aquecimento Global; Derretimento das calotas polares e geleiras; Aumento do nível dos oceanos; Alagamento de cidades litorâneas, terras agrícolas. Alterações climáticas.

17

18 A maior parte do aquecimento da atmosfera é proveniente da radiação terrestre: a atmosfera deixa passar a energia solar e intercepta a saída da radiação terrestre. No entanto, a quantidade de calor na atmosfera é variável nos diferentes pontos da superfície da Terra. a) Explique dois fatores responsáveis pela variação do aquecimento do ar atmosférico. b) Explique como ocorre o "efeito estufa".

19 Explique as causas que justificam a variação do nível do mar observada dramaticamente em Tuvalu.
Indique quatro conseqüências sócio-espaciais desse fenômeno.

20 3 – Poluição Hídrica 3.1 – Rios e Baías
Causas: Lançamento de esgoto industrial e doméstico in natura nos rios; Atividades de garimpo; Desmatamento das margens dos rios e lagoas; Conseqüências Poluição das águas; Destruição de fauna e flora; Perda de Biodiversidade; Comprometimento do abastecimento de água.

21

22 Impactos Ambientais

23 3 – Poluição dos solos Lixão:
Poluição dos solos, ar e lençóis freáticos; Disseminador de doenças.

24 Cultivo de cana-de-açúcar
Esgotamento de minerais; Uso intensivo de agrotóxicos;

25 4 – Desmatamento Causas: Uso da madeira (cosumo interno e exportação);
Para uso agropecuário; Para extração mineral

26 Conseqüências: Destruição de fauna e flora; Perda de Biodiversidade; Impactos no ciclo hidrológico; Assoreamento dos rios; Impactos na atmosfera.

27 5 – Poluição por Usinas Nucleares
Lixo Tóxico; Perigo de vazamento de Radiação;

28


Carregar ppt "Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google