A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLUÊNCIA das QUEIMADAS Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química TEMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLUÊNCIA das QUEIMADAS Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química TEMA."— Transcrição da apresentação:

1 INFLUÊNCIA das QUEIMADAS Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química TEMA

2 INCÊNDIOS FLORESTAIS

3 INCÊNDIO FLORESTAL é considerado como um fenômeno físico e químico que ocorre quando são combinados material combustível e gás oxigênio. O processo é uma reação exotérmica ( libera calor ), a uma temperatura muito elevada, resultando fogo descontrolado, percebendo-se um intenso calor, luz e chamas.

4 INCÊNDIOS FLORESTAIS -PRINCIPAIS CAUSAS Ações antrópicas ou humanas são responsáveis por mais de 90% das causas de ocorrência dos incêndios florestais: - Uso do fogo para fins agropastoris; - Fogueiras; - Incendiarismo; - Fumantes; - Linhas elétricas; - Linhas férreas (estradas de ferro); - Carvoarias; - Velas; - Queima de lixo; - Causas acidentais; - Queimadas sem controle; dentre outros.

5 PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS Comprometimento da vegetação, fauna, solo, cursos dágua, ar atmosférico e população; Prejuízos aos ecossistemas locais; Emissão de grandes volumes de gases na atmosfera, dificultando a visibilidade, provocando fechamento de aeroportos ou acidentes em estradas, bem como, agravando problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos; Contribuição para a destruição da camada do ozônio e, consequentemente, para o efeito estufa.

6 As QUEIMADAS são consideradas importantes causadoras do aquecimento global. Segundo análises e estudos, as QUEIMADAS se colocam como a segunda maior fonte de emissões de gases do efeito estufa. O combate ao desmatamento é considerada uma forma fácil e barata de combate ao crescimento do aquecimento global QUEIMADAS! CIÊNCIA e CIENTISTAS! Segundo relatório do cientista Andrew Mitchell, o BRASIL está entre os maiores emissores de gases do efeito estufa por conta do desmatamento, através das QUEIMADAS. Segundo artigo publicado na revista Science o fogo corresponde a 50% da emissão de gases do efeito estufa! Paulo Artaxo, cientista da USP :...em um ciclo vicioso, as queimadas podem estimular o aquecimento global e, com o aumento da temperatura,o próprio fogo aumenta.

7 IMAGENS DE SATÉLITE MOSTRAM AS ÁREAS ONDE MAIS OCORREM INCÊNDIOS! As queimadas ocorrem principalmente em áreas tropicais do planeta! Principais locais de queimadas: região amazônica e Brasil central.

8 O que as QUEIMADAS PRODUZEM! As QUEIMADAS produzem além dos gases nocivos, a fuligem e o carvão, e estes por serem de cor escura, absorvem muita luz solar, ajudando a aumentar o aquecimento global. Um dos efeitos de maior importância que as QUEIMADAS proporcionam é a diminuição das chuvas! Estudos indicam que a fumaça e o carvão aumentam a temperatura local e inibem a movimentação natural de massas de ar quente e frias, resultando assim em uma alteração no ciclo das águas.

9 O QUE FAVORECE O INCÊNDIO FLORESTAL o espaço aberto que possibilita a expansão livre do fogo. IMPACTO das EMISSÕES dos INCÊNDIOS FLORESTAIS resultando da queima de biomassa percebe-se a presença de um grande e diverso número de substâncias químicas particuladas e também gasosas. [ CH 2 O ] + O 2 CO 2 + H 2 O CH 2 O representa a composição média da biomassa. PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFÉRICOS PRODUZIDOS pelos INCÊNDIOS FLORESTAIS material particulado (MP), gás carbônico (CO 2 ) e monóxido de carbono (CO), gás metano (CH 4 ) e óxido de nitrogênio (N 2 O).

10 Dados do MINISTÉRIO do MEIO AMBIENTE Segundo dados do MMA, o Brasil perdeu, por ano, Km 2 de área de vegetação original. A área total equivale a 12 vezes a cidade de São Paulo.


Carregar ppt "INFLUÊNCIA das QUEIMADAS Palestrante: José Eustáquio Viola Professor de Química TEMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google