A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição do Ar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição do Ar."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição do Ar

2 Conceitos Existe, na natureza um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Aonde todos os seres vivos produzem substâncias que são úteis para os organismos. A POLUIÇÃO vai existir toda vez que os RESÍDUOS produzidos pelos organismos não puderem ser absorvidos pelos ecossistemas, provocando alteração na sobrevivência das espécies.

3 Populações A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está relacionada com as concentrações das populações. Assim mais seres humanos mais poluição.

4 Agentes poluidores Água Solo Ar
Os agentes poluidores são os mais variados possíveis e são capazes de alterar : Água Solo Ar

5 Os compostos sulfurosos são representados por :
Dióxido de enxofre – SO2 Gás Sulfídrico – H2S. Encontramos nas grande cidades e o So2 na combustão do PETRÓLEO e do CARVÃO MINERAL. Esses compostos podem provocar, problemas no aparelho respiratório tais como Bronquite e ENFISEMA pulmonar. Nos vegetais as folhas ficam amarelas causadas pelo Óxido de Enxofre – SO.

6 Compostos Nitrogenados
O dióxido de nitrogênio – NO2 é o poluente produzido pelas descargas dos motores movidos a óleo e gasolina. Constituem a névoa – smog que formam nas grandes cidades.

7 Compostos Nitrogenados
O NO2 é altamente tóxico para as vias respiratórias, provocando o ENFISEMA PULMONAR. Reduz a fotossíntese e danifica as pinturas de carros e objetos, alterando as tintas e sua coloração.

8 Monóxido de Carbono É o poluente que aparece em menor quantidade no Ar das grandes cidades. Carros a gasolina – 49% Carros a álcool – 17% Veículos a diesel – 28%

9 Provocando morte por asfixia.
Monóxido de Carbono O CO se liga à hemoglobina do sangue . Em altas concentrações, prejudica a oxigenação do organismo, causando diminuição dos reflexos e da acuidade visual, problemas cardíacos e circulatórios são mais prejudiciais. Provocando morte por asfixia.

10 A chuva Ácida

11 Potencial Hidrogênionico - pH

12 A emissão do SO2 e NO2 na atmosfera.
A chuva Ácida A atividade industrial e o uso de automóveis provocam a combustão do carvão mineral, petróleo e derivados. A emissão do SO2 e NO2 na atmosfera. Esses componentes em contato com vapor d’água produzem ácido sulfúrico- H2SO4 e nítrico – H2NO2.

13 A chuva Ácida Essa chuva tem pH que pode variar entre - 1,5 a 4.8.
A chuva normal tem pH 5,6. As chuvas ou neves podem conter pH ácidos além do normal.

14 A chuva Ácida A chuva ácida pode provocar: Erosão em prédios.
Monumentos. Destruição da Fauna e Flora. Ressecamento de árvores. Poluir reservatórios de água potável.

15 A chuva Ácida Prevenção:
Diminuir fumaças da industrias , usando filtros nas chaminés. Cidades grandes rotatividade de veículos. Evitar queimadas.

16

17 Efeito Estufa

18 Efeito Estufa O Efeito Estufa é um fenômeno natural, sem ele a Terra seria inabitável. Em condições normais esse fenômeno mantém o planeta aquecido. Realizado pelo gás carbônico – CO2.

19 Efeito Estufa O CO2 é comparado ao vidro das esfutas.
Esse gás segura o calor na Terra, impedindo que o calor seja refletido para o espaço. Sem o CO2 a Terra teria uma temperatura de °C, ou seja seria planeta congelado.

20 Efeito Estufa Além do CO2, responsável por 50% do efeito estufa outros gases também desempenham a mesma função. CFCs – 20% CH4 – 18% N2 – 10%

21 Efeito Estufa A combustão desse gás esta aumentando devido principalmente à queima de combustíveis fósseis e madeiras. Intensificando a retenção de raios e pode ocorrer o aumento de 2 a 4°C nos próximos 70 anos.

22 Efeito Estufa Derretimento das calotas polares.
As conseqüências previstas: Derretimento das calotas polares. Aumento do nível dos mares. Desaparecimento de cidades Mudar circulação atmosférica. Regime das chuvas.

23 Diminuição de Gases Urbanos e Industriais. Novas fontes de Energia.
Efeito Estufa Prevenção: Educação Ambiental. Diminuição de Gases Urbanos e Industriais. Rotação de Veículos. Extinção de queimadas. Novas fontes de Energia.

24 Efeito Estufa Trato de Kyoto:
Relatório dos países que participaram da 3ª convenção sobre mudanças climáticas em 1997. Sobre medidas preventivas eles assinaram um acordo. Nesse Trato os países concordaram em eliminar menos gases, tipo o CO2 e CFCs. Para minimizar as alterações climáticas no mundo inteiro. No mesmo ano os EUA não assinaram. Hoje já concordaram.

25 Camada de Ozônio

26 Camada de Ozônio Encontra-se de 15 a 50km da superfície da Terra.
Protege a Terra contra os Raios Ultravioletas. Permitindo apenas a passagem dos Raios Violetas.

27 Camada de Ozônio Os CFCs – Clorofluorcarbonetos são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. São liberados: Geladeiras Ar Condicionados Aerossóis.

28 Camada de Ozônio O CFCs :
o Cloro – Cl, reage com um átomo de oxigênio do Ozônio – O3. Transformando assim em O2 – gás oxigênio permitindo que os raios ultravioletas passem por ele e chegam a Terra.

29 Camada de Ozônio Consequências: Derretimento das geleiras.
Aumento nível do mar. Aquecimento Global Câncer de pele. Tumores. Cataratas.

30 Camada de Ozônio - Consequêcias

31 Camada de Ozônio Medidas preventivas: Diminuir a eliminação dos CFCs.
Troca de eletrodomésticos – refrigeradores antigos. Filtro nas aeronaves e industrias.

32 Vamos preservar!!!


Carregar ppt "Poluição do Ar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google