A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição do Ar. Conceitos Existe, na natureza um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Aonde todos os seres vivos produzem substâncias que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição do Ar. Conceitos Existe, na natureza um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Aonde todos os seres vivos produzem substâncias que."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição do Ar

2 Conceitos Existe, na natureza um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Aonde todos os seres vivos produzem substâncias que são úteis para os organismos. A POLUIÇÃO vai existir toda vez que os RESÍDUOS produzidos pelos organismos não puderem ser absorvidos pelos ecossistemas, provocando alteração na sobrevivência das espécies.

3 Populações A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está relacionada com as concentrações das populações. Assim mais seres humanos mais poluição.

4 Agentes poluidores Os agentes poluidores são os mais variados possíveis e são capazes de alterar : Água Solo Ar

5 Compostos Sulfurosos Os compostos sulfurosos são representados por : Dióxido de enxofre – SO2 Gás Sulfídrico – H2S. Encontramos nas grande cidades e o So2 na combustão do PETRÓLEO e do CARVÃO MINERAL. Esses compostos podem provocar, problemas no aparelho respiratório tais como Bronquite e ENFISEMA pulmonar. Nos vegetais as folhas ficam amarelas causadas pelo Óxido de Enxofre – SO.

6 Compostos Nitrogenados O dióxido de nitrogênio – NO2 é o poluente produzido pelas descargas dos motores movidos a óleo e gasolina. Constituem a névoa – smog que formam nas grandes cidades.

7 Compostos Nitrogenados O NO2 é altamente tóxico para as vias respiratórias, provocando o ENFISEMA PULMONAR. Reduz a fotossíntese e danifica as pinturas de carros e objetos, alterando as tintas e sua coloração.

8 Monóxido de Carbono É o poluente que aparece em menor quantidade no Ar das grandes cidades. Carros a gasolina – 49% Carros a álcool – 17% Veículos a diesel – 28%

9 Monóxido de Carbono O CO se liga à hemoglobina do sangue. Em altas concentrações, prejudica a oxigenação do organismo, causando diminuição dos reflexos e da acuidade visual, problemas cardíacos e circulatórios são mais prejudiciais. Provocando morte por asfixia.

10 A chuva Ácida

11 Potencial Hidrogênionico - pH

12 A chuva Ácida A atividade industrial e o uso de automóveis provocam a combustão do carvão mineral, petróleo e derivados. A emissão do SO2 e NO2 na atmosfera. Esses componentes em contato com vapor dágua produzem ácido sulfúrico- H2SO4 e nítrico – H2NO2.

13 A chuva Ácida Essa chuva tem pH que pode variar entre - 1,5 a 4.8. A chuva normal tem pH 5,6. As chuvas ou neves podem conter pH ácidos além do normal.

14 A chuva Ácida A chuva ácida pode provocar: Erosão em prédios. Monumentos. Destruição da Fauna e Flora. Ressecamento de árvores. Poluir reservatórios de água potável.

15 A chuva Ácida Prevenção: Diminuir fumaças da industrias, usando filtros nas chaminés. Cidades grandes rotatividade de veículos. Evitar queimadas.

16

17 Efeito Estufa

18 O Efeito Estufa é um fenômeno natural, sem ele a Terra seria inabitável. Em condições normais esse fenômeno mantém o planeta aquecido. Realizado pelo gás carbônico – CO2.

19 Efeito Estufa O CO2 é comparado ao vidro das esfutas. Esse gás segura o calor na Terra, impedindo que o calor seja refletido para o espaço. Sem o CO2 a Terra teria uma temperatura de -50°C, ou seja seria planeta congelado.

20 Efeito Estufa Além do CO2, responsável por 50% do efeito estufa outros gases também desempenham a mesma função. CFCs – 20% CH4 – 18% N2 – 10%

21 Efeito Estufa A combustão desse gás esta aumentando devido principalmente à queima de combustíveis fósseis e madeiras. Intensificando a retenção de raios e pode ocorrer o aumento de 2 a 4°C nos próximos 70 anos.

22 Efeito Estufa As conseqüências previstas: Derretimento das calotas polares. Aumento do nível dos mares. Desaparecimento de cidades Mudar circulação atmosférica. Regime das chuvas.

23 Efeito Estufa Prevenção: Educação Ambiental. Diminuição de Gases Urbanos e Industriais. Rotação de Veículos. Extinção de queimadas. Novas fontes de Energia.

24 Efeito Estufa Trato de Kyoto: Relatório dos países que participaram da 3ª convenção sobre mudanças climáticas em Sobre medidas preventivas eles assinaram um acordo. Nesse Trato os países concordaram em eliminar menos gases, tipo o CO2 e CFCs. Para minimizar as alterações climáticas no mundo inteiro. No mesmo ano os EUA não assinaram. Hoje já concordaram.

25 Camada de Ozônio

26 Encontra-se de 15 a 50km da superfície da Terra. Protege a Terra contra os Raios Ultravioletas. Permitindo apenas a passagem dos Raios Violetas.

27 Camada de Ozônio Os CFCs – Clorofluorcarbonetos são responsáveis pela destruição da camada de ozônio. São liberados: Geladeiras Ar Condicionados Aerossóis.

28 Camada de Ozônio O CFCs : o Cloro – Cl, reage com um átomo de oxigênio do Ozônio – O3. Transformando assim em O2 – gás oxigênio permitindo que os raios ultravioletas passem por ele e chegam a Terra.

29 Camada de Ozônio Consequências: Derretimento das geleiras. Aumento nível do mar. Aquecimento Global Câncer de pele. Tumores. Cataratas.

30 Camada de Ozônio - Consequêcias

31 Camada de Ozônio Medidas preventivas: Diminuir a eliminação dos CFCs. Troca de eletrodomésticos – refrigeradores antigos. Filtro nas aeronaves e industrias.

32 Vamos preservar!!!


Carregar ppt "Poluição do Ar. Conceitos Existe, na natureza um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Aonde todos os seres vivos produzem substâncias que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google