A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências"— Transcrição da apresentação:

1

2 O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências

3 O que é o Aquecimento Global?
O Aquecimento Global pode ser defenido como um aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. O que se tem verificado nas décadas mais recentes é a possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Tem-se verificado através das altas temperaturas e da mudança da temperatura em todo o mundo. Alguns estudos revelam que o Aquecimento Global é um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares, grandes enchentes, e outros.

4 Video sobre o Aquecimento Global

5 Efeito de Estufa     O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação vermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

6 Video sobre o Efeito Estufa

7 Poluição Atmosférica A poluição atmosférica refere-se á mudança da atmosfera susceptível de causar impacto a nível ambiental ou de saude humana, através das contaminação por gases, partículas sólidas, liquidas e do material biológico. A adição dos contaminantes pode provocar danos na saúde humana ou no ecossistema. Podendo estes danos ser causados pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode também reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis.

8 Video sobre a Poluição Atmosférica

9 Fontes Poluidoras A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos; Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2; O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agro-pecuária, são os principais contribuintes para as emissões de metano, amoníaco e N2O; As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas; As causas naturais, como explosões vulcânicas.

10 Consequências do Aquecimento Global
Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, pode ocorrer, a submersão de muitas cidades litorâneas; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra; Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas; Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. Aumento dos furacões Aumento do nivel dos oceanos Crescimento de desertos Onda de calor


Carregar ppt "O Aquecimento Global, as suas Causas e Consequências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google