A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protecção e Convenção da Natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protecção e Convenção da Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Protecção e Convenção da Natureza
Ciências Naturais Turma E Ano8ºE Protecção e Convenção da Natureza Autores: Rui Faria Nº19 8ºE Joel Barbosa Nº14 8ºE Ano Lectivo 2006/2007

2 A Importância da Convenção da Natureza
A natureza é um património comum aos cidadãos e a toda a humanidade que tem de ser preservado. Os problemas de conservação da natureza não estão igualmente distribuídos por todo o mundo, mas assim mais concentrados em algumas áreas e intimamente ligados com a destruição dos habitats. Há uma particular preocupação com a rápida destruição das florestas húmidas tropicais, que são certamente os ecossistemas mais ricos em espécies. Causas: Chuvas acidas nos países industrializados; Extinção das florestas de caducifólicas; Desaparecimento das ondas húmidas;

3 Quais as áreas protegida em Portugal
O objectivo primordial da conservação da natureza é procurar o beneficio do ser humano Consequentemente, a criação de zonas ou áreas protegidas deve facilitar aos cidadãos o usufruto e conhecimento de uma Natureza bem conservada assim como contribuir para garantir condições dignas de vida para as comunidades que nelas se encontram entregadas. As áreas protegidas destinam-se a preservação de um conjunto representativo dos principais ecossistemas ou regiões naturais de um território e a proteger activamente áreas ou elementos naturais de singular valor cientifico, cultural, educativo, estético, paisagístico ou recreativo. Nas áreas protegidas a conservação dos habitats permite a preservação de espécies animais e vegetais típicas dessas regiões.

4 O que é a Protecção da Natureza
É um plano internacional, a Comunidade e os seus Estados-Membros têm desempenhado um papel de relevo na identificação de soluções para os problemas que se colocam a nível mundial, tais como as alterações climáticas e a destruição das florestas tropicais. Estes aspectos estão também patentes no quinto programa de acção para o ambiente, aprovado em Este programa aborda, inter alia, os problemas ambientais de dimensão mundial. Confere mesmo prioridade às acções relativas às alterações climáticas, ao empobrecimento da camada de ozono, à redução da diversidade das espécies e à desflorestação.

5 Protecção da Natureza Observamos uma grande destruição de florestas e de vegetação em muitas regiões do planeta. Isso tem aumentado a erosão, afectado a produção agrícola e levado à desertificação. O desenvolvimento em larga escala de habitação e infra-estrutura tem reduzido a disponibilidade de áreas férteis. Além disso, a destruição de vastas áreas de florestas tropicais tem removido para sempre o habitat de animas e plantas, muitos dos quais podem ter algum valor medicinal para a sociedade moderna.

6 Conservação Conservação se refere à dinâmica das populações de determinada espécie, ou táxon superior, de um ser vivo. Geralmente, a ameaça a espécies se deve actualmente à acção antrópica, seja pela agricultura convencional, a construção de cidades, ou de estradas, hidroeléctricas e outras obras. O estudo das populações permite acompanhar seu estado de conservação, mas a protecção delas depende de medidas de preservação que são tomadas pelos poderes públicos ou, às vezes, por particulares. Entre os primeiros temos, no Brasil, as UCs (Unidades de Conservação), e entre os segundos, as RPPNs (Reserva Particular do Património Natural).

7 Protecção de Convenção dos Habitats
Preservar a natureza: Exige ao homem: suster a destruição; Combater a degradação; Garantir a continuidade. Para tal é preciso: Elaborar legislação adequada; Desenvolver condições económicas; Criar áreas protegidas – como as reservas e os parques naturais.


Carregar ppt "Protecção e Convenção da Natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google