A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terra Rochas Seres vivos Alterações climáticas Diferentes ambientes -O que varia em cada um dos ambientes? Humidade Temperatura Seres vivos solo etc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terra Rochas Seres vivos Alterações climáticas Diferentes ambientes -O que varia em cada um dos ambientes? Humidade Temperatura Seres vivos solo etc."— Transcrição da apresentação:

1

2 Terra Rochas Seres vivos Alterações climáticas Diferentes ambientes -O que varia em cada um dos ambientes? Humidade Temperatura Seres vivos solo etc

3 As condições ambientais influenciam os seres vivos?

4 Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra e o conceito foram iniciados em 1866 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel da palavra grega "oikos", que significa "casa", e "logos", que significa "estudo".seres vivos meio ambiente1866 biólogoalemãoErnst Haeckel A Ecologia é o estudo da relação entre os organismos e os ambientes em que vivem, incluindo todos os componentes vivos e não vivos. Os factores ambientais mais importantes que governam a distribuição de plantas e animais são a temperatura, a humidade, o solo, a intensidade luminosa, o oxigénio, o dióxido de carbono, a duração do dia, as reservas de alimentos e a interacção com outros organismos. A Ecologia pode referir-se a organismos individuais (por exemplo, Ecologia comportamental, estratégias de alimentação), populações (por exemplo, a dinâmica populacional), ou comunidades inteiras (por exemplo, a competição entre espécies pelo acesso aos recursos do ecossistema ou a relação predador-presa). A Ecologia aplicada diz respeito à gestão e conservação de habitats e às consequências e controlo da poluição.

5 ECOSSISTEMA …é caracterizado pelo conjunto formado pelo seres vivos, o meio físico e químico que ocupam e pelas interacções que estabelecem entre si e com o meio.

6 ECOSSISTEMA MeioSeres vivos interacção

7 MEIO SERES VIVOS ACÇÃO

8 ECOSSISTEMA TERRA A Terra não pertence ao Homem, é o Homem que pertence à Terra. Todas as coisas estão ligadas. Tudo o que acontece à Terra acontece aos filhos da Terra. O Homem não teceu a teia da vida, ele não passa de um fio da teia. Tudo o que ele faz à teia, faz a si próprio. Chefe índio Seattle, 1854

9 Indivíduo População Comunidade ou Biocenose Biótopo Ecossistema

10 FACTOR BIÓTICO Organização dos seres vivos num ecossistema Os ecossistemas estão organizados em comunidades. Chama-se comunidade ao conjunto de corpos de diferentes populações num ecossistema, bem como as interacções que criam entre eles. Uma população é um grupo da mesma espécie que vive na mesma área. Uma espécie é um conjunto de corpos com características semelhantes que se reproduzem, criando descendentes férteis.

11

12

13 Diversidade de ambientes (Biomas) Deserto Árctico Floresta Oceano Savana Quais os factores que variam?

14 ECOSSISTEMA TERRA Influência da temperatura nas popula ç ões

15 ECOSSISTEMA TERRA Influência da temperatura nas popula ç ões 1.Entre que limites sobrevive cada uma das espécies? 2.Qual a temperatura ideal para o crescimento de cada uma das populações? 3.Indica a zona letal superior e inferior das espécies A e B. 4.Qual das espécies te parece ser mais resistente às variações de temperatura?

16 M + E N + I Como se mant é m uma popula ç ão em equil í brio dinâmica ao longo do tempo? 1.Quando é que a população tende a aumentar? 2.Quando é que o número de indivíduos de uma população se reduz? 3.Sendo assim, quais os factores que fazem variar o número de indivíduos da uma população ou efectivo populacional? 4.Observa agora a expressão representada. O que significa? 5.Os factores bióticos e abióticos podem alterar o efectivo populacional. Como?

17 Ecologia – ciência que estuda as relações que os seres vivos estabelecem entre si o com o meio; Ecossistema – caracteriza-se pelo conjunto formado pelo seres vivos, o meio físico e químico que ocupam e pelas interacções que estabelecem entre si e com o meio; Biosfera – conjunto de ecossistemas da Terra; Biodiversidade – grande variedade de seres vivos que ocupam determinado ambiente; Habitat - espaço físico e os factores abióticos que condicionam um ecossistema. É o local onde os seres vivos habitam;

18 Biótopo - área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e é afectada por um determinado clima (humidade, temperatura, grau de luminosidade e outros factores). Os factores abióticos dum biótopo afectam directamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a humidade do ar e a temperatura de uma região. Abaixo uma tabela que exemplifica como alguns dos principais factores abióticos variam em cada um dos biótopos e biomas mais comuns. Biótopo/Fat or abiótico Deserto Zona temperada PólosTrópicosMontanhasGrutasFlorestas Metrópoles Metrópoles ¹ Luzvariável inexistentevariávelabundante Oxigênioabundante fracomédio Geloinexistentevariávelabundanteinexistentevariávelmédiovariável Ventosfracomédio abundanteinexistentefracomédio Humidadeinexistenteabundantemédioabundantemédioabundantefracovariável Outros fatores areia estações do ano friocaloraltitudetrevas gás carbônico poluição

19 Comunidade – organismo de diferentes espécies que ocupam o mesmo espaço geográfico e que interagem entre si; População – Conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam o mesmo local e interagem entre si; Espécie – indivíduos da mesma espécie, que se reproduzem entre si e originam descendentes férteis.;


Carregar ppt "Terra Rochas Seres vivos Alterações climáticas Diferentes ambientes -O que varia em cada um dos ambientes? Humidade Temperatura Seres vivos solo etc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google