A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia

2 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

3

4 CONCEITOS BÁSICOS DE ECOLOGIA
A palavra ecologia, criada pelo biólogo alemão Ernest Haeckel ( ), em 1866 origina-se do grego: oikos = casa e logos = estudo. Assim, no sentido literal, ecologia é o estudo das casas, ou seja, do meio, do ambiente ou, ainda, do hábitat. ECOLOGIA É O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS E O AMBIENTE ONDE VIVE.

5 POPULAÇÃO – é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupam uma mesma área ao mesmo tempo. COMUNIDADE, BIOCENOSE ou BIOTA – é o conjunto de populações interdependentes que vivem numa determinada área ao mesmo tempo. ECOSSISTEMA – é o conjunto de seres vivos (bióticos) e não-vivos (abióticos ou biótopos) que numa determinada área trocam matéria e energia. É o conjunto formado por uma comunidade e os componentes abióticos ou biótopos (água, luz, gases, solo, sais minerais, etc.) com os quais essa comunidade interage. ECOSSISTEMA = BIOCENOSE + BIÓTOPO BIOSFERA – é a região do planeta que contém os seres vivos e onde a vida é permanentemente possível. É o conjunto de todos os ecossistemas terrestres.

6 HABITAT – é o lugar onde vive uma determinada espécie, isto é, o endereço dessa espécie.
NICHO ECOLÓGICO – é a função ou o papel que um organismo desempenha em seu ambiente de vida. É a profissão desempenhada pela espécie no ecossistema.

7 ECÓTONE ou ECÓTONO – é a região de transição entre duas ou mais comunidades distintas, pertencentes a diferentes ecossistemas.

8

9 A BIOSFERA é subdividida em biociclos, nos quais são considerados apenas o tipo de ambiente físico. Assim ela é subdividida em biociclo terrestre (EPINOCICLO), biociclo de água doce (LIMNOCICLO ou DULCÍCOLA) e biociclo marinho (TALASSOCÍCLO). Os biociclos, por sua vez, são, também, subdivididos em BIÓCORAS. Estas se caracterizam pela homogeneidade da paisagem. São exemplos: florestas, campos, desertos, no epinociclo; rios, lagos, açudes, no limnociclos e atol, mar morto, oceanos, no talassocíclo.


Carregar ppt "ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google