A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS Densidade Populacional: número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volume (no caso dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS Densidade Populacional: número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volume (no caso dos."— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS Densidade Populacional: número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volume (no caso dos hábitats aquáticos)

2 Curva de Crescimento Populacional Potencial Biótico: Capacidade teórica de crescer apresenta pelas populações biológicas. Resistência ao meio: Conjunto de fatores que limitam o crescimento da população Curva de Crescimento Real:Resulta da interação entre o seu potencial biótico e a resistência imposta pelo meio

3 CURVAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL

4 HÁBITAT E NICHO ECOLÓGICO Hábitat: É o lugar em que uma espécie é encontrada, isto é, seu endereço dentro da comunidade. Nicho: É o conjunto de relações que as espécies mantém com outras espécies e com o ambiente físico- químico.

5 O nicho corresponde à profissão ou o papel ecológico que a espécie desempenha no ecossistema e o hábitat o endereço do animal.

6

7 A onça-pintada, por exemplo, tem o mesmo hábitat que a cotia- as duas vivem nas matas em Goiás e Mato Grosso e Amazônia. Mas as duas possuem nichos diferentes: a onça é carnívora, saindo à noite para caçar e escondendo-se em buracos durante o dia. Enquanto isso a cotia é herbívora, saindo à noite para comer raízes e frutas

8 SUCESSÃO ECOLÓGICA Espécies Pioneiras: são as primeiras espécies que surgem no ecossistema. São em geral muito resistentes Ex.: líquen, musgo

9

10 SUCESSÃO ECOLÓGICA PRIMÁRIA

11 SUCESSÃO ECOLÓGICA SECUNDÁRIA

12

13 EVOLUÇÃO DAS COMUNIDADES DURANTE A SUCESSÃO

14 BIOMAS AQUÁTICOS Podem ser divididos em: fluviais, lacustres e marinhos

15 BIOMA MARINHO Podem ser dividido em 3 grandes grupos: plâncton, nécton e bento Critérios para essa divisão: capacidade de locomoção e locais que ocupam no mar

16

17 ECÓTONO Área de transição entre dois ambientes

18


Carregar ppt "DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS Densidade Populacional: número de indivíduos de uma mesma espécie que vive em determinada área ou volume (no caso dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google