A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA GERAL Módulo I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA GERAL Módulo I."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA GERAL Módulo I

2 O QUE É ECOLOGIA? O QUE É MEIO AMBIENTE?

3 O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1972)

4 ECOLOGIA 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

5 ECOLOGIA 5. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994) 6. E o seu conceito?

6 O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

7 O MEIO AMBIENTE Conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e possibilidades para uma dada espécie O meio ambiente é sempre o conjunto de possibilidades físicas, químicas e biológicas para cada espécie de uma comunidade O meio ambiente é heterogêneo e continua variando de um local para outro Está sempre mudando e evoluindo

8 MEIO AMBIENTE HABITAT - área física/geográfica onde se encontra o ser vivo = endereço. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas pelos seres vivos para satisfação das suas necessidades básicas = profissão. POTENCIAL BIÓTICO X RESISTÊNCIA AMBIENTAL

9 HABITAT E NICHO ECOLÓGICO
HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas. 1. Nicho ecológico é o espaço físico ocupado pelo organismo (nicho espacial), seu desempenho funcional na comunidade ou posição trófica (nicho trófico) e sua posição perante os gradientes ambientais (nicho de hipervolume). Há quem considere nicho ecológico sinônimo de habitat (Carvalho, B. A., Glossário de Saneamento e Ecologia). 2. Combinação apropriada de condições para uma espécie prosperar (The concise oxford dictionary, 1982). Este conceito é interpretado de várias maneiras pelos ecologistas. Quando o empregamos como sinônimo de habitat, desejamos interpretá-lo como o volume no espaço onde estão reunidas todas as condições ambientais sob as quais uma espécie pode existir e reproduzir-se (Carvalho, B. A., Ecologia Aplicada ao Saneamento Ambiental). 3. Papel ecológico de uma espécie na comunidade. Os muitos intervalos de variação das condições e qualidades de recursos nos quais o organismo ou a espécie convive. Frequentemente concebido como um espaço multidimensional. Por exemplo, o nicho ecológico da cutia inclui: sua alimentação, seu período de atividade (noturno), seus inimigos naturais, seu hábito de dormir em tocas e as condições abióticas do meio onde vive (Lima-e-Silva, et al Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais).

10 POTENCIAL BIÓTICO E RESISTÊNCIA AMBIENTAL
Potencial biótico é a capacidade que possuem os organismos de reproduzir-se sob condições ótimas; Resistência ambiental compreende todos os fatores que se opõem ao desenvolvimento do potencial biótico.

11 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO protoplasma célula tecido  órgão aparelho  organismo POPULAÇÃO COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA POPULAÇÃO - conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área; COMUNIDADE - conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área; ECOSSISTEMA - conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte; BIOSFERA - sistema que inclui todos os seres vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico como um todo. Espécie: Categoria da classificação biológica subordinada imediatamente ao gênero ou subgênero. A menor população natural considerada suficientemente diferente de todas as outras para merecer um nome e da qual se assume ou se prova que permanecerá diferente apesar de eventuais intercruzamentos com espécies aparentadas (Glossário de Saneamento e Ecologia). Unidade básica de classificação da vida compreendendo uma população ou série de populações de organismos similares e intimamente aparentados (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais). Grupo de seres vivos subordinado à classificação Gênero e que tem membros que podem entrecruzar e que diferem apenas em mínimos detalhes.

12 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

13 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 Conceitue Ecologia. Qual a diferença entre ecólogo e ecologista? Defina habitat e nicho ecológico. O que é resistência ambiental? Enumere alguns fatores de resistência ambiental para o homem. Como ciência biológica, qual o campo de estudo da ecologia?

14 Para a próxima aula Pesquisar o conceito de ecologia
Pesquisar o conceito de Meio Ambiente


Carregar ppt "ECOLOGIA GERAL Módulo I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google