A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Tecnologia em Aviação Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Tecnologia em Aviação Civil."— Transcrição da apresentação:

1 Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Tecnologia em Aviação Civil

2 Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Objetivo Capacitar o aluno a definir responsabilidade para identificar, avaliar e prevenir os impactos ambientais das atividades aeroportuárias.

3 Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Temas a serem abordados na disciplina 1. Conceitos básicos de meio ambiente (6 aulas) 2. Definição de poluição (5 aulas) 3. Instrumentos de avaliação de impactos ambientais (5 aulas) 4. Conceitos de direito ambiental (4 aulas) 5. Licenciamento Ambiental de Aeroportos (8 aulas) 6. Noções básicas sobre Sistema de Gestão Ambiental – SGA (4 aulas) 7. Principais instrumentos de Gestão Ambiental utilizados em aeroportos (4 aulas) 8. Conceitos de Ecoeficiencia (4 aulas)

4 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Biosfera A Terra é um sistema complicado. A parte onde existe vida é chamada biosfera. Bios vem do grego "vida". A biosfera se estende um pouco acima e um pouco abaixo da superfície do planeta. O habitat é formado por áreas distintas, cada uma com seu clima, solo e comunidades de plantas e animais. Essas áreas são os ecossistemas. Cada qual consiste de um número de partes relacionada, de modo a manter o sistema inteiro funcionando. Embora distintos, os ecossistemas não são fechados. A luz do sol, a chuva, a água, os nutrientes convivem no mesmo solo, também compartilhado por sementes e animais que nele passam.

5 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Habitat Cada espécie vive em um lugar característico, o seu habitat, onde pode conviver com outras espécies.O habitat de uma minhoca, por exemplo, é o solo úmido; o habitat dos liquens são as rochas e as árvores. O habitat seria o " endereço " de uma determinada comunidade ou indivíduo. Já as suas atividades, interesses e associações estariam incluídos na definição de nicho ecológico, que determina como essa espécie se distribui e convive nesse espaço. População Conjunto de indivíduos da mesma espécie Comunidade Conjunto de populações

6 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Ecossistemas É o conjunto dos seres vivos e do seu meio ambiente físico, bem como a dependência recíproca deles. O conceito de ecossistema é bastante elástico com relação ao tamanho - um pântano, uma gruta, um rio ou uma ilha podem ser chamados de ecossistemas. Já os espaços maiores, como florestas tropicais, o cerrado ou a tundra ártica, são chamados de biomas, que abrangem um conjunto diversificado de ecossistemas.

7 Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Buraco Branco no Tempo

8 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Biodiversidade A diversidade biológica, nada mais é do que a variedade de genes, espécies e eccossistemas que fazem parte da biosfera. A biodiversidade pode ser medida pelo número total de espécies vivas nos ecossistemas terrestres e aquáticos, determinando o que os ecólogos chamam de "a riqueza total do planeta". Desenvolvimento Sustentável É basicamente o desenvolvimento social e econômico estável, equilibrado, com mecanismos de distribuição das grandes riquezas geradas e com capacidade de considerar a fragilidade, a interdependência e as escalas de tempo própria e especifica dos recursos naturais.

9 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Sustentabilidade Sustentabilidade ecológica – refere-se à base física do processo de crescimento e tem como objetivo a manutenção de estoques de capital natural, incorporados às atividades produtivas. Sustentabilidade ambiental – refere-se à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absorção e recomposição dos ecossistemas em face das agressões antrópicas. Sustentabilidade Social – refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da população (políticas de distribuição e de iniversalização de atendimento a questões como saúde, educação habitação e seguridade social.

10 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Sustentabilidade Sustentabilidade política – refere-se ao processo de construção da cidadania para garantir a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Sustentabilidade econômica – refere-se a uma gestão eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxo do investimento público e privado.

11 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Gestão ambiental – conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ação e procedimentos para proteger a integridade dos meio físicos e bióticos, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. Gestão dos recursos naturais - é uma particularidade da gestão ambiental, preocupa-se em especial com o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações determinadas e conceituadas pelos agentes socioeconômicos, públicos e privados, que interagem no processo de uso dos recursos naturais, garantindo-lhes a sustentabilidade ( Em outras palavras, o modus operandi cuja premissa básica é manter os recursos naturais disponíveis para o desenvolvimento, hoje, amanhã e sempre).

12 Eng. Luís Eduardo Paris 01/ Conceitos básicos de meio ambiente Equilíbrio Ecológico - Os ecossistemas são sistemas equilibrados. Assim por exemplo, um ecossistema consome certa quantidade de gás carbônico e água enquanto produz um determinado volume de oxigênio e alimento. (Qualquer mudança na entrada ou na saída destes elementos desequilibra o sistema, alterando a produção de alimento e oxigênio). Fauna – São todos os animais. Flora – São todos os vegetais. Recursos Hídricos – Rios, córregos, lagos, nascentes, aqüíferos em suma toda fonte de água na natureza.


Carregar ppt "Eng. Luís Eduardo Paris 01/2008 Tecnologia em Aviação Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google