A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERFACE COM O TURISMO. Ecossistema: comunidade biótica + ambiente físico (biocenose) (biótopo) interagindo numa determinada área produzindo um fluxo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERFACE COM O TURISMO. Ecossistema: comunidade biótica + ambiente físico (biocenose) (biótopo) interagindo numa determinada área produzindo um fluxo."— Transcrição da apresentação:

1 INTERFACE COM O TURISMO

2

3 Ecossistema: comunidade biótica + ambiente físico (biocenose) (biótopo) interagindo numa determinada área produzindo um fluxo de energia e a ciclagem de materiais entre as partes vivas e não vivas.

4 Ecossistema: conjunto formado pela comunidade biológica + o ambiente que a cerca; - Componentes Bióticos: seres vivos; - Componentes Abióticos: elementos não vivos do ecossistema (solo, água, luz, temperatura, nutrientes, umidade).

5 - Ecossistema de floresta, de savana, aquático, de estuário – todos interligados constituindo a BIOSFERA, que inclui a totalidade de ambientes e organismos da Terra.

6

7 De uma poça de água a um riacho; De um tronco de uma árvore a uma floresta inteira; Uma questão de escala (MILLER Jr, 2008)

8 Podem ser : Naturais ou Artificiais: plantações, reservatórios, cidades

9 HOMEOSTASE Os mecanismos homeostáticos apresentam um sistema de retroalimentação ou feedback – quando o sistema se desvia de seu estado desejado, mecanismos de resposta internos agem para restaurar aquele estado. ODUM, 1988.

10 Subsistemas predador e presa regulam a densidade populacional; Microrganismos patogênicos e parasitas; Subsistemas microbianos regulam o armazenamento e a liberação de nutrientes;

11 Capacidade de se manter estável diante de perturbações (tempestade); Capacidade de se recuperar rapidamente; Limite: à medida que a perturbação aumenta (freqüência e intensidade), o sistema embora controlado, pode não ser capaz de voltar exatamente ao mesmo nível de antes.

12 Seguem as leis da Conservação de Massa e da Termodinâmica: Matéria e Energia (E): em qualquer sistema natural, ambas são conservadas, ou seja não se criam nem se destroem. BRAGA et al., 2005.

13 - Explica a poluição ambiental – por não ser possível consumir a matéria até sua aniquilação – geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos. - Resíduos indesejados por quem os eliminou, mas que podem ser reincorporados ao meio para serem reutilizados através da reciclagem – ocorre na natureza por meio dos ciclos biogeoquímicos. BRAGA et al., 2005.

14 a E pode ser transformada de uma forma em outra, mas não pode ser criada ou destruída. E solar é transformada pelos vegetais na fotossíntese em E química (moléculas complexas), quebradas durante a respiração em moléculas menores, liberando a E que é utilizada nas funções vitais do organismo.

15 A transformação da E ocorre da mais nobre para uma menos nobre (menor qualidade) – embora a quantidade de E seja preservada (1ªLT), a qualidade é sempre degradada – parte da E utilizada é dispersa, em geral, na forma de calor (E inaproveitável).

16 3 categorias : - Produtores - Consumidores - Decompositores

17

18

19 SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS OU SERVIÇOS NATURAIS

20

21 Purificação do ar Purificação da água Renovação do solo Reciclagem de nutrientes Polinização Produção de alimentos Renovação de campos Renovação de florestas Tratamento de resíduos Controle do clima Controle populacional (interações entre as espécies) Controle de pragas (MILLER Jr, 2008)

22

23


Carregar ppt "INTERFACE COM O TURISMO. Ecossistema: comunidade biótica + ambiente físico (biocenose) (biótopo) interagindo numa determinada área produzindo um fluxo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google