A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES"— Transcrição da apresentação:

1 ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES
INTERFACE COM O TURISMO

2 ECOSSISTEMA??

3 ECOSSISTEMAS Ecossistema: comunidade biótica + ambiente físico
(biocenose) (biótopo) interagindo numa determinada área produzindo um fluxo de energia e a ciclagem de materiais entre as partes vivas e não vivas.

4 ECOSSISTEMAS Ecossistema: conjunto formado pela comunidade biológica + o ambiente que a cerca; - Componentes Bióticos: seres vivos; - Componentes Abióticos: elementos não vivos do ecossistema (solo, água, luz, temperatura, nutrientes, umidade).

5 EXEMPLOS DE ECOSSISTEMAS
- Ecossistema de floresta, de savana, aquático, de estuário – todos interligados constituindo a BIOSFERA, que inclui a totalidade de ambientes e organismos da Terra.

6 CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS ECOSSITEMAS ?

7 CARACTERÍSTICAS DOS ECOSSISTEMAS
De uma poça de água a um riacho; De um tronco de uma árvore a uma floresta inteira; Uma questão de escala (MILLER Jr, 2008)

8 CARACTERÍSTICAS DOS ECOSSISTEMAS
Podem ser : Naturais ou Artificiais: plantações, reservatórios, cidades

9 PROPRIEDADES DOS ECOSSISTEMAS
HOMEOSTASE Os mecanismos homeostáticos apresentam um sistema de retroalimentação ou feedback – quando o sistema se desvia de seu estado desejado, mecanismos de resposta internos agem para restaurar aquele estado. ODUM, 1988.

10 MECANISMO HOMEOSTÁTICO NOS ECOSSISTEMAS:
Subsistemas predador e presa regulam a densidade populacional; Microrganismos patogênicos e parasitas; Subsistemas microbianos regulam o armazenamento e a liberação de nutrientes;

11 HOMEOSTASE Capacidade de se manter estável diante de perturbações (tempestade); Capacidade de se recuperar rapidamente; Limite: à medida que a perturbação aumenta (freqüência e intensidade), o sistema embora controlado, pode não ser capaz de voltar exatamente ao mesmo nível de antes.

12 PROPRIEDADES DOS ECOSSISTEMAS
Seguem as leis da Conservação de Massa e da Termodinâmica: Matéria e Energia (E): em qualquer sistema natural, ambas são conservadas, ou seja não se criam nem se destroem. BRAGA et al., 2005.

13 LEI DA CONSERVAÇÃO DE MASSA
Explica a poluição ambiental – por não ser possível consumir a matéria até sua aniquilação – geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos. Resíduos indesejados por quem os eliminou, mas que podem ser reincorporados ao meio para serem reutilizados através da reciclagem – ocorre na natureza por meio dos ciclos biogeoquímicos. BRAGA et al., 2005.

14 1ªLEI DA TERMODINÂMICA a E pode ser transformada de uma forma em outra, mas não pode ser criada ou destruída. E solar é transformada pelos vegetais na fotossíntese em E química (moléculas complexas), quebradas durante a respiração em moléculas menores, liberando a E que é utilizada nas funções vitais do organismo.

15 2ªLEI DA TERMODINÂMICA A transformação da E ocorre da mais nobre para uma menos nobre (menor qualidade) – embora a quantidade de E seja preservada (1ªLT), a qualidade é sempre degradada – parte da E utilizada é dispersa, em geral, na forma de calor (“E inaproveitável”).

16 Componentes bióticos de um ecossistema
3 categorias: - Produtores - Consumidores - Decompositores

17 Por que estudar os ecossistemas no curso de turismo?

18 Por que é importante conservar os ecossistemas naturais?

19 Por que conservar os ecossistemas naturais?
SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS OU SERVIÇOS NATURAIS

20 O QUE SÃO OS CHAMADOS SERVIÇOS ECOSSITÊMICOS OU SERVIÇOS NATURAIS?

21 SERVIÇOS ECOSSITÊMICOS OU NATURAIS
Purificação do ar Purificação da água Renovação do solo Reciclagem de nutrientes Polinização Produção de alimentos Renovação de campos Renovação de florestas Tratamento de resíduos Controle do clima Controle populacional (interações entre as espécies) Controle de pragas (MILLER Jr, 2008)

22 ECOSSITEMAS TERRESTRES EXPLORADOS PELO TURISMO??

23 ECOSSITEMAS AQUÁTICOS EXPLORADOS PELO TURISMO??


Carregar ppt "ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google