A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL Aula 02 Prof a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL Aula 02 Prof a."— Transcrição da apresentação:

1

2 UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL Aula 02 Prof a. Maria Inês P. Ferreira, D.Sc.

3 UNED Macaé Principais Componentes da Crise Ambiental População – crescimento Recursos naturais – não-renováveis – renováveis Poluição ???????????????? Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental CRISE AMBIENTAL

4 UNED Macaé A Crise Ambiental e o Crescimento Populacional Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

5 UNED Macaé Os limites da Terra

6 UNED Macaé A Crise Ambiental e os Recursos Naturais Fonte: Braga, B. Introdução à Engenharia Ambiental

7 UNED Macaé A Crise Ambiental e a a Poluição: Lei da Conservação da Massa Não existe processo 100% eficiente. Em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria; apenas é possível transformá-la de uma forma em outra Sempre haverá geração de resíduos indesejáveis em todas as atividades dos seres vivos DESEQUILÍBRIO: geração de resíduos maior do que a capacidade de reciclagem do meio POLUIÇÃO AMBIENTAL (água, solo e ar)

8 UNED Macaé A Crise Ambiental e a Lei da Conservação da Energia Primeira lei da termodinâmica: a energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada nem destruída. Energia Cinética x Energia Potencial Segunda lei da termodinâmica: todo processo de transformação de energia dá-se a partir de uma maneira nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Todo corpo com forma ordenada necessita de energia de alta qualidade para manter sua entropia baixa. Conseqüência ambiental: tendência à globalização da poluição.

9 UNED Macaé Algumas Reflexões Não existe a reciclagem completa da energia (a energia dispersada em qualquer transformação será perdida para sempre); Aumento da entropia: implica em maior desordem nos sistemas locais, regionais e globais; Exploração de recursos naturais de maneira inadequada = mais poluentes; energia de baixa qualidade problemas planetários.

10 UNED Macaé Alguns problemas da Natureza Destruição do habitat de uma série de seres; Introdução de novas espécies invasoras; Redução da biodiversidade; Poluição do meio físico abiótico; Aquecimento global; Aumento populacional; Sobreexploração dos recursos naturais...

11 UNED Macaé Os problemas da Natureza O Ovo da Serpente Lago Vitória, África (causa) No desenvolvimento do ovo, pode-se acompanhar a lenta e inexorável evolução do que irá nascer...

12 UNED Macaé Os problemas da Natureza O Ovo da Serpente Mar ARAL: causa A água doce do Lago Aral, excetuando-se a chuva, provinha principalmente dos rios Amu Darya e Syr Darya, que desembocavam em suas águas. A partir da 2 a Guerra Mundial, estes rios foram drenados para irrigar as culturas de algodão, feitas principalmente para vestir o maior exército do mundo. A cultura do algodão é conhecida por consumir muita água.

13 UNED Macaé O fim da Terra? Falando em biodiversidade... Quantas espécies desaparecem no mundo atualmente? Os experimentos estão de acordo que o número deve ser muito alto, e se continuar essa mesma taxa de desmatamento, em 2030, 1/5 haverá desaparecido, e, 1/2 em 2050!

14 UNED Macaé O fim da Terra? Pelo mundo Bhopal (1984): Índia > mortos; Chernobyl (1986): Ucrânia > ha, 60km contaminados! Exxon Valdez (1989): Alaska > US$13 bilhões em indenizações.

15 UNED Macaé O fim da Terra? Pelo Brasil % (?) da Mata Atlântica destruídos; Na Amazônia: 1 Sergipe por ano derrubado!!!

16 UNED Macaé Os limites da Terra - raízes da CRISE O Sistema de Linha Reta

17 UNED Macaé O que podemos fazer? Diagnóstico

18 UNED Macaé O que podemos fazer? -construir- qualidade do ar qualidade da água qualidade do solo alterações da paisagem alterações nas populações incluindo humanas alterações micrometeorológicas.

19 UNED Macaé O que podemos fazer? Prognóstico

20 UNED Macaé O que podemos fazer? Mais exemplos: métodos de avaliação de impactos (avaliação quantitativa) Método de modelos de simulação

21 UNED Macaé E POR QUE NÃO o Sistema Reciclado???


Carregar ppt "UNED Macaé COORDENAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL Aula 02 Prof a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google