A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termo Ecologia ( oikos, casa e logos, estudo ), Usado em 1866 – Ernst Haeckel. Estudo das Relações dos seres vivos e o ambiente em que vivem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termo Ecologia ( oikos, casa e logos, estudo ), Usado em 1866 – Ernst Haeckel. Estudo das Relações dos seres vivos e o ambiente em que vivem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Termo Ecologia ( oikos, casa e logos, estudo ), Usado em 1866 – Ernst Haeckel. Estudo das Relações dos seres vivos e o ambiente em que vivem.

3 Litosfera – Rochas e solo Hidrosfera - água Atmosfera - Ar Biosfera – seres vivos e o ambiente em que vivem.

4 ORGANISMOPOPULAÇÃO

5 População População População COMUNIDADE BIOCENOSE

6 Componentes bióticos interagem com os abióticos, constituindo o biótopo (região ambiental em que vive a biocenose)

7 Biótopo + Biocenose = Ecossistema

8 HÁBITAT

9 NICHO ECOLÓGICO – Conjunto de interações adaptativas de cada espécie NICHO ECOLÓGICO – Conjunto de interações adaptativas de cada espécie Hábitat – Terrestre Úmido Vegetação próxima a rios,lagos, lugares úmidos. Patas adaptadas para o salto Patas adaptadas para o salto coloração de acordo com o ambiente coloração de acordo com o ambiente Discos adesivos nos dedos Discos adesivos nos dedos Reprodução necessita da água Reprodução necessita da água Respiração necessita da água Respiração necessita da água Abundância de alimento no local escolhido Abundância de alimento no local escolhido

10 NICHO ECOLÓGICO – Conjunto de interações adaptativas de cada espécie, como cada espécie explora,vive no seu hábitat. NICHO ECOLÓGICO – Conjunto de interações adaptativas de cada espécie, como cada espécie explora,vive no seu hábitat. COMPETIÇÃO COMPETIÇÃO Quando organismos exploram nichos semelhantes

11 Quando duas ou mais espécies ocuparem o mesmo hábitat os nichos deverão ser diferentes. Se duas espécies ocuparem o mesmo nicho, a competição será tão severa que não poderão conviver – Princípio de Gause

12 Princípio de Gause P. Caudatum P. aurelia P. bursaria

13 CORMORÕES CORMORÃO – DE - POUPA CORMORÃO NEGRO Convivem no mesmo habitat e possuem nichos diferentes.

14 A COMPETIÇÃO POR NICHOS IGUAIS CAUSA : A) Extinção de uma das espécies B) Expulsão de uma das espécies do território C)Mudança de nicho ecológico de uma ou ambas as espécies

15 RELAÇÕES ECOLÓGICAS Interação dos Organismos de uma comunidade RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS Interação dos Organismos da mesma espécie RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS Interação dos Organismos de espécies diferentes

16 RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS COLÔNIAS – Indivíduos unidos, agrupados, atuando em conjunto e as vezes dividem funções.

17 RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS SOCIEDADES – Indivíduos independentes, organizados cooperativamente.

18 RELAÇÕES INTRA-ESPECÍFICAS COMPETIÇÃO INTRA-ESPECÍFICA – Indivíduos concorrem pelo mesmo recurso.

19 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS PROTOCOOPERAÇÃO (+ +) – Indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória ( mutualismo facultativo).

20 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS HERBÍVORIA ( + -) Relação em que o animal herbívoro se alimenta da planta viva.Por meio da herbívoria que a energia captada da luz solar é passada para os demais níveis tróficos.

21 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS PREDAÇÃO OU PREDATISMO( + -) Relação em que o Predador, mata e come indivíduos de outra espécie (presas).

22 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS Competição interespecífica ( - -) Relação em que o duas espécies possuem nichos iguais e vivem competindo.

23 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS INQUILINISMO ( + 0 ) Relação em que o indivíduo usa outro como moradia, sem prejudicá-lo. Plantas epífitas – orquídeas buscam luz e suporte.

24 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS COMENSALISMO ( + 0 ) Relação em que o indivíduo busca restos do alimento do outro, sem prejudicá-lo. Apreensório

25 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS MUTUALISMO (+ + ) Indivíduos associados se beneficiam e a associação e fundamental para a sobrevivência de ambos ( Mutualismo obrigatório). Líquen –Fungos (facilitam a absorção de água e nutrientes para a alga) e algas/cianobactérias ( fazem fotossíntese e produzem matéria orgânica para o fungo). Um não poderia viver sem o outro.

26 RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS PARASITISMO (+ - ) Indivíduo vive à custa do outro, causando prejuízo, geralmente sem levar o indivíduo à morte. ECTOPARASITAS E ENDOPARASITAS.

27 SIMBIOSE MUTUALISMO, INQUILINISMO, COMENSALISMO E PARASITISMO SÃO TIPOS DE SIMBIOSE. Relações próximas e interdependentes de certas espécies.

28


Carregar ppt "Termo Ecologia ( oikos, casa e logos, estudo ), Usado em 1866 – Ernst Haeckel. Estudo das Relações dos seres vivos e o ambiente em que vivem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google