A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola EB 2.3. Manuel de Figueiredo Ciências Naturais 8ºB Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola EB 2.3. Manuel de Figueiredo Ciências Naturais 8ºB Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16."— Transcrição da apresentação:

1

2 Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola EB 2.3. Manuel de Figueiredo Ciências Naturais 8ºB Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16

3 O s recursos biológicos são o conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. Os recursos biológicos exploram-se através da agricultura, da pecuária, da caça, da piscicultura e da exploração florestal.

4 A agricultura é a principal fonte de alimento dos seres humanos. A alimentação é uma necessidade comum a todos os animais. Ao longo da sua evolução, o Ser Humano passou de caçador e recolector a pastor e agricultor.

5 Embora a agricultura intensiva continue a ser a forma mais barata para obter alimentos, têm surgido movimentos que procuram implementar práticas agrícolas que levem a uma maior preservação da saúde humana e do ambiente com particular relevância para o solo. Verifica-se que grande parte dos continentes não tem terrenos para a prática da agricultura ou pastagens.

6 Os animais criados em cativeiro representam, para além de uma fonte de alimento, recursos utilizados na indústria do calçado, do vestuário, farmacêutica e outras. O uso de medicamentos em animais vulgarizou-se de tal forma que a pecuária tornou-se o principal consumidor de medicamentos farmacêuticos.

7 A forma de obtenção de produtos de origem animal, através da caça, predominou vários milénios. Actualmente existem em vários países reservas de caça, que permitem a prática desportiva desta actividade. Quando não existem predadores naturais, a caça torna-se importante no equilíbrio dos ecossistemas.

8 Tal como a caça, a pesca é uma actividade que o Homem sempre desenvolveu para obter alimento. Os peixes, os crustáceos e outros animais marinhos constituem uma importante fonte de recursos para a Humanidade. No entanto, devido ao desenvolvimento tecnológico, muitas espécies estão em risco de extinção.

9 Para combater a crescente dificuldade na aquisição de pescado, cada vez mais, em todo o mundo, a piscicultura tem vindo a crescer como actividade económica. Este crescimento pode causar poluição. Quando os peixes são criados artificialmente podem contrair doenças e têm que ser medicados com antibióticos e outros produtos. Mas quando moderada, a piscicultura provoca poucos danos.

10 Os recursos florestais englobam uma série de produtos biológicos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, salientando-se a sua importância na produção de matérias-primas para as indústrias farmacêutica, mobiliária e de pasta de papel.

11 Os recursos biológicos são considerados recursos renováveis. No entanto, salientam-se a explosão demográfica e o hiperconsumo dos países desenvolvidos, que levam à sobreexploração destes recursos. Isto torna cada vez mais difícil preservar algumas espécies e, sucessivamente, o equilíbrio dos ecossistemas.

12 O Homem para se alimentar e satisfazer outras das suas necessidades, por exemplo energéticas, utiliza muitas vezes os recursos que dispõe até a exaustão. Assim, a exploração excessiva dos recursos biológicos é uma das principais causas da extinção das espécies e, consequentemente, da destruição da biodiversidade.

13 Verifica-se que a caça e pesca excessivas e a desflorestação com a consequentemente destruição do habitat constituem as principais ameaças à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico do nosso planeta.

14 ANTUNES, Cristina, BISPO, Manuela, GUINDEIRA, Paula, novo Descobrir a Terra 8, pp , Areal Editores, 1ªedição, 2ª tiragem, Porto.


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas Gil Paes Escola EB 2.3. Manuel de Figueiredo Ciências Naturais 8ºB Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google