A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

R ECURSOS B IOLÓGICOS. Í NDICE 1. Objectivos do Trabalho; 2. Introdução; 3. Exploração dos Recursos Biológicos:. Agricultura;. Pecuária;. Caça;. Pesca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "R ECURSOS B IOLÓGICOS. Í NDICE 1. Objectivos do Trabalho; 2. Introdução; 3. Exploração dos Recursos Biológicos:. Agricultura;. Pecuária;. Caça;. Pesca."— Transcrição da apresentação:

1 R ECURSOS B IOLÓGICOS

2 Í NDICE 1. Objectivos do Trabalho; 2. Introdução; 3. Exploração dos Recursos Biológicos:. Agricultura;. Pecuária;. Caça;. Pesca e Piscicultura;. Exploração Florestal. 4. Consequências da utilização dos Recursos Biológicos; 5. Conclusão 6. Bibliografia/Webgrafia

3 O BJECTIVOS D O T RABALHO Neste trabalho pretendemos conhecer melhor a Terra, relativamente aos recursos Biológicos. Pretendemos também adquirir também novos conhecimentos científicos e até mesmo informáticos. Pretendemos fazer uns desdobráveis e uns posters. Esperemos que gostem desta apresentação electrónica.

4 I NTRODUÇÃO Desde sempre, o Homem, tem vindo a precisar de retirar, da Natureza, recursos indispensáveis à sua sobrevivência. O avanço da ciência e da tecnologia, permitiu ao Homem ter uma qualidade de vida melhor. Mas, com a intervenção Humana, temos vindo a assistir a profundas alterações do equilíbrio natural dos ecossistemas. Com tudo isto, é necessário fazer uma gestão sustentável dos recursos que a Natureza nos dá. Para conseguir essa gestão, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com o meio ambiente.

5 O QUE SÃO R ECURSOS B IOLÓGICOS ? Os Recursos Biológicos são um conjunto de materiais e de energia que o Homem pode obter a partir de outros Seres Vivos. Este são explorados na: -> Agricultura; -> Pesca e Piscicultura; -> Caça; -> Pecuária; -> Florestas (essencialmente para Fabricar Papel).

6 A GRICULTURA A alimentação é uma necessidade que já vem desde à muitos séculos atrás. No Passado as pessoas cultivavam os campos para terem alimentos para sobreviver. Hoje em dia, a agricultura está modernizada e mecanizada e pretende sobretudo produzir excedentes para comercialização. Esta agricultura é geralmente praticada através de máquinas agrícolas, em vastos campos, em que existe monocultura, isto é, o cultivo de uma só espécie agrícola.

7 P ECUÁRIA A Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos na domesticação, produção e criação de animais, com fins económicos. Isto acontece tudo em quinta ou em campos, para os animais terem mais espaço para viver felizes. Este sector representa recursos biológicos muito diversificados, já que o homem utiliza os animais para diversos fins, como, a alimentação, o vestuário, o calçado, o mobiliário, a medicina entre outros.

8 C AÇA Caça é a perseguição de um animal a outro, normalmente com intenção de abate. É uma prática usada pelos animais carnívoros ou omnívoros para obtenção de alimento. Há cerca de 300 anos, a caça era uma actividade bastante generalizada na Europa, pois era considerada um meio de alimentação para o Homem. Hoje, em Portugal, está praticamente restrita em áreas condicionadas, com o objectivo de não colocar em perigo a preservação das espécies, pois hoje em dia é vista como um desporto.

9 P ESCA Pesca é a extracção de organismos aquáticos do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, a recreação (pesca recreativa ou pesca desportiva), a ornamentação (captura de espécies ornamentais), ou para fins industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde - como o "famoso" óleo de fígado de peixe (especialmente o óleo de fígado de bacalhau).

10 P ISCICULTURA Para colmatar a crescente dificuldade na aquisição de pescado, cada vez mais, em todo o mundo a Piscicultura tem vindo a crescer como actividade económica. No entanto, o crescimento industrial de viveiros pode causar poluição. Quando os peixes são criados em condições artificiais podem contrair doenças e têm que ser tratados com antibióticos e outros produtos químicos. Mas, quando praticada com moderação, a Piscicultura provoca poucos danos.

11 E XPLORAÇÃO F LORESTAL Os recursos florestais englobam uma série de produtos biológicos indispensáveis ao nosso quotidiano, salientando-se a sua importância na produção de matérias-primas para as indústrias farmacêutica, de mobiliário e da pasta de papel.

12 C ONSEQUÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO DOS R ECURSOS B IOLÓGICOS Devido à velocidade com que se renovam, os recursos biológicos são considerados recursos renováveis. No entanto, por causa de diversos factores, entre os quais se salientam a exploração demográfica e o hiperconsumo dos países tecnologicamente desenvolvidos, que levam à sobreexploração destes recursos, torna-se cada vez mais difícil preservar algumas espécies e, consequentemente, o equilíbrio dos ecossistemas. O Homem para se alimentar e suprir outras das suas necessidades, por exemplo, energéticas, utiliza muitas vezes os recursos de que dispõe até à exaustão. Assim, a exploração excessiva dos recursos biológicos é umas das principais causas da extinção das espécies e, consequentemente, da destruição da Biodiversidade. Verifica-se que a caça e a pesca excessivas e a desflorestação com a consequentemente destruição do habitat constituem as principais ameaças à Biodiversidade e ao equilíbrio ecológico do nosso planeta.

13 C ONCLUSÃO Com este trabalho concluímos que os Recursos Biológicos são muitos importantes para a Sociedade, pois ajudam as pessoas a ter uma vida civilizada e calma. Os Recursos Biológicos ao serem explorados gastam-se, mas a velocidade como se renovam é impressionante, por essa razão consideram-se quase inesgotáveis, e caracterizam-se como Recursos Renováveis. Este Trabalho foi muito bom para nós pois ajudou-nos a compreender melhor este recursos. Gostamos de o fazer e esperamos fazer mais assim.

14 B IBLIOGRAFIA /W EBGRAFIA -> Livro de Ciências Naturais do 8º Ano Descobrir a Terra 8 ; -> -> -> -> Música: Tema: Amor a Portugal de Dulce Pontes

15 A UTORES -> André Costa Nº 4 8º A -> Bruno Lopes Nº 7 8º A

16


Carregar ppt "R ECURSOS B IOLÓGICOS. Í NDICE 1. Objectivos do Trabalho; 2. Introdução; 3. Exploração dos Recursos Biológicos:. Agricultura;. Pecuária;. Caça;. Pesca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google