A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR"— Transcrição da apresentação:

1 A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR

2 Desperdiçado, poluído e esgotado, assim está hoje o principal recurso do planeta. Com a população a aumentar e as disponibilidades a diminuir, adivinha-se que o próximo século poderá ser marcado pelo mais velho conflito do mundo: a guerra da água.

3 SABIAS QUE... Para se produzir uma tonelada de papel são necessários litros de água e para produzir uma tonelada de arroz são consumidos litros.

4 O PROBLEMA DA POLUIÇÃO “A principal fonte de poluição das águas subterrâneas é a agricultura, quando se utilizam processos de irrigação inadequados e quantidades excessivas de produtos químicos que contaminam os solos e, consequentemente, as águas subterrâneas, mas também os rios e lagos.”

5 Distribuição da poluição por actividade
FONTES DE POLUIÇÃO Distribuição da poluição por actividade

6 FONTES DE POLUIÇÃO A agricultura é uma importante fonte de poluição das águas A eufonização é um problema nos lagos e nos rios

7 SABIAS QUE... Sem os oceanos a vida na Terra seria impossível. O nosso planeta seria um deserto como o planeta Marte.

8 A IMPORTÂNCIA DAS ETAR’s
“O conceito de saneamento básico deve ser entendido como compreendendo o abastecimento de água, a drenagem e o tratamento de águas residuais e a recolha e tratamento dos resíduos sólidos de natureza doméstica” “Em Portugal o saneamento básico tem-se caracterizado por falta de qualidade, ... por atrasos e carências em teremos de cobertura, falta de ordenamento do sector.” ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais

9 Metade da população do planeta não tem adequadas condições sanitárias e 20 por cento das espécies piscícolas de água doce estão quase extintas devido à contaminação dos rios.

10 A GESTÃO E POTENCIALIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
“Uma gestão mais eficaz, sobretudo na agricultura e industria, o desenvolvimento de técnicas de dessalinização, o combate à poluição e uma gestão equilibrada entre os países dos seus recursos transfronteiriços são algumas das soluções possíveis para evitar a crise que pesa sobre o sustentáculo da vida do planeta” Estado geral das ETAR‘s em Portugal, 1997 Saída de esgoto para um curso de água

11 CARTA EUROPEIA DA ÁGUA Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as actividades humanas. Os recursos hídricos não são inesgotáveis... A qualidade da água deve ... satisfazer as exigências da saúde pública. A eficiente gestão da água deve ser objecto de planos definidos pelas entidades competentes. A salvaguarda da água implica um esforço importante de investigação científica, de formação técnica de especialistas e de informação pública. A água é um património comum... Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. A água não tem fronteiras. É um bem comum que impõe uma cooperação internacional.

12 MEDIDAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA ÁGUA


Carregar ppt "A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google