A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Água Aula n.º8 (45 minutos). A água é uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Água Aula n.º8 (45 minutos). A água é uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente."— Transcrição da apresentação:

1 Água Aula n.º8 (45 minutos)

2 A água é uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calotes polares, mas também noutros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo. A água é uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calotes polares, mas também noutros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo. Distribuição Distribuição Na Terra há cerca de km³ de água que se distribuem da seguinte forma: Na Terra há cerca de km³ de água que se distribuem da seguinte forma: km³ (97%) são água do mar km³ (97%) são água do mar km³ (3%) são água doce km³ (3%) são água doce km³ (1,8%) como gelo km³ (1,8%) como gelo km³ (0,96%) como água subterrânea km³ (0,96%) como água subterrânea km³ (0,02%) em lagos e rios km³ (0,02%) em lagos e rios km³ (0,001%) como vapor de água km³ (0,001%) como vapor de água.

3 Cerca de dois terços da superfície da Terra está coberta por água, 97,2% dos quais contêm os cinco oceanos. O aglomerado de gelo do Antártico contém cerca de 90% de toda a água potável existente no planeta (em baixo). A água em forma de vapor pode ser vista nas nuvens, contribuíndo para o albedo(*) da Terra. Cerca de dois terços da superfície da Terra está coberta por água, 97,2% dos quais contêm os cinco oceanos. O aglomerado de gelo do Antártico contém cerca de 90% de toda a água potável existente no planeta (em baixo). A água em forma de vapor pode ser vista nas nuvens, contribuíndo para o albedo(*) da Terra. Nos países desenvolvidos, uma pessoa, utiliza por dia entre 400 a 500 litros de água, nos países em vias de desenvolvimento não há mais do que 20 litros de água por dia. Nos países desenvolvidos, o volume do fluxo da água da casa de banho é o mesmo que o volume utilizado para uma pessoa nos países menos desenvolvidos durante todo o dia. A água custa 5 vezes mais em Nairobi, no Quénia, do que na América Nos países desenvolvidos, uma pessoa, utiliza por dia entre 400 a 500 litros de água, nos países em vias de desenvolvimento não há mais do que 20 litros de água por dia. Nos países desenvolvidos, o volume do fluxo da água da casa de banho é o mesmo que o volume utilizado para uma pessoa nos países menos desenvolvidos durante todo o dia. A água custa 5 vezes mais em Nairobi, no Quénia, do que na América

4 CONSUMO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS CONSUMO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS Ume duch de 5 minutos 100 litros Descarga16 litros Lavar a roupa 30 litros Lavar loiça27 litros Regar o jardim 18 litros Lavar e cozinhar 15 litros

5 Causas Poluição da água A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Este tipo de dano ambiental provoca doenças graves, como por exemplo: cólera, hepatite, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz.

6 Efeitos – Riscos Ambientais

7 Efeito estufa O recuo dos glaciares desde 1850, afecta a disponibilidade de água doce para irrigação e uso doméstico, bem como as actividades de montanha, afecta também a fauna e a flora. O recuo dos glaciares desde 1850, afecta a disponibilidade de água doce para irrigação e uso doméstico, bem como as actividades de montanha, afecta também a fauna e a flora. Existe uma cincidência temporal do recuo dos glaciares com o aumento medido da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera é muitas vezes citada como pilar da evidência do aquecimento global antropogénico. Existe uma cincidência temporal do recuo dos glaciares com o aumento medido da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera é muitas vezes citada como pilar da evidência do aquecimento global antropogénico.

8

9 Degelo das calotes polares Outro efeito do aquecimento global é o degelo. Outro efeito do aquecimento global é o degelo. A região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. A região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área diminuiu 14%. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área diminuiu 14%. Isso porque a temperatura média no Alasca, no noroeste do Canadá e na Sibéria subiu bem mais que a média global. Isso porque a temperatura média no Alasca, no noroeste do Canadá e na Sibéria subiu bem mais que a média global.


Carregar ppt "Água Aula n.º8 (45 minutos). A água é uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google