A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camada de Ozono. substância elementar gasosa; oxidante; bastante instável; odor desagradável. A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camada de Ozono. substância elementar gasosa; oxidante; bastante instável; odor desagradável. A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode."— Transcrição da apresentação:

1 Camada de Ozono

2 substância elementar gasosa; oxidante; bastante instável; odor desagradável. A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode ser mortal ao Homem OzonoOzono (O3) Ozono

3 Localização da camada de ozono na atmosfera

4 Bom ou Mau?

5 Camada de ozono Camada de ozono As radiações ultravioleta que atingem a Terra podem agrupar-se em três tipos: As radiações ultravioleta que atingem a Terra podem agrupar-se em três tipos: UV-C – as mais energéticas; UV-C – as mais energéticas; UV-B; UV-B; UV-A – as menos energéticas. UV-A – as menos energéticas. A presença de ozono na estratosfera constitui um filtro para o tipo de radiações ultravioletas B, protegendo os seres vivos da sua acção nefasta. A presença de ozono na estratosfera constitui um filtro para o tipo de radiações ultravioletas B, protegendo os seres vivos da sua acção nefasta.

6 O aparecimento de melanomas (cancro da pele); O aparecimento de melanomas (cancro da pele); Perturbações visuais, diminuição do sistema imunitário; Perturbações visuais, diminuição do sistema imunitário; Diminuição da produção de alguns tipos de plantas; Diminuição da produção de alguns tipos de plantas; Deteorização de materiais, como os plásticos e a madeira, e muitos outros danos. Deteorização de materiais, como os plásticos e a madeira, e muitos outros danos.

7 Causas destruição da camada de ozono Causas naturaisantropogénicas

8 Buraco na camada de ozono! Rarefacção na camada de ozono que envolve a Terra

9 O buraco na camada de ozono! É um fenómeno que ocorre durante uma determinada época do ano, entre Agosto e início de Novembro (primavera no hemisfério sul). É um fenómeno que ocorre durante uma determinada época do ano, entre Agosto e início de Novembro (primavera no hemisfério sul). Quando a temperatura se eleva na Antárctica, em meados de Novembro, a região ainda apresenta um nível abaixo do que seria considerado normal de ozono. Quando a temperatura se eleva na Antárctica, em meados de Novembro, a região ainda apresenta um nível abaixo do que seria considerado normal de ozono. No decorrer do mês, em função do gradual aumento de temperatura, o ar circundante à região onde se encontra o buraco inicia um movimento em direcção ao centro da região de baixo nível do gás. No decorrer do mês, em função do gradual aumento de temperatura, o ar circundante à região onde se encontra o buraco inicia um movimento em direcção ao centro da região de baixo nível do gás.

10 Consequências…

11 Degelo das calotes polares A região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. A região em torno do oceano Árctico é a mais afectada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área diminuiu 14%. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área diminuiu 14%. Isso porque a temperatura média no Alasca, no noroeste do Canadá e na Sibéria subiu mais que a média global. Isso porque a temperatura média no Alasca, no noroeste do Canadá e na Sibéria subiu mais que a média global.

12


Carregar ppt "Camada de Ozono. substância elementar gasosa; oxidante; bastante instável; odor desagradável. A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google