A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5.º e 8.º anos. Trabalho elaborado por: * Adriano Jacinto N.º 1 * Ana Lopes N.º 4 * André Alexandre N.º 5 Escola Básica e Secundária Luís de Camões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5.º e 8.º anos. Trabalho elaborado por: * Adriano Jacinto N.º 1 * Ana Lopes N.º 4 * André Alexandre N.º 5 Escola Básica e Secundária Luís de Camões."— Transcrição da apresentação:

1 5.º e 8.º anos

2

3 Trabalho elaborado por: * Adriano Jacinto N.º 1 * Ana Lopes N.º 4 * André Alexandre N.º 5 Escola Básica e Secundária Luís de Camões - Constância

4 Este trabalho foi proposto o âmbito da disciplina de Ciências Naturais, pela professora Sandra Fernandes. Neste trabalho vamos apresentar curiosidades sobre a Água. Esperamos que gostem do nosso trabalho!

5 97% da água do Planeta é água do mar, 2% está contida nos glaciares e icebergs. A restante (1%) está no interior da Terra, muitas vezes a grandes profundidades, impedindo a sua exploração. Assim, apenas 3% da água existente na Terra é doce.

6 A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para se desenvolver - com temperaturas entre o 0ºC e os 100ºC, que permitem a existência da água neste estado. A Terra parece ser o único planeta do sistema solar que tem água no estado líquido.

7 Os mares e oceanos são responsáveis pela produção de 90% do oxigénio existente na atmosfera.

8 A profundidade média dos oceanos é de 4 Km. Os oceanos contêm mais de 1 300 000 000 km 3 de água.

9 Se a água dos oceanos evaporasse, a quantidade de sal retida seria suficiente para cobrir os continentes, numa camada com cerca de 1,5 metros de espessura.

10 Um autoclismo que esteja a perder água pode desperdiçar, em seis meses, mais de 171 000 litros de água. Um banho consome aproximadamente 90 litros de água. Uma descarga sanitária gasta aproximadamente 12 litros de água; aproximadamente 230 litros por dia.

11 Uma lavagem de roupa à máquina consome aproximadamente 130 litros de água. Durante 15 minutos com a mangueira aberta pode se gastar até 280 litros de água. Gota a gota, uma torneira mal fechada pode chegar a desperdiçar de 50 litros por dia, o que corresponde a mais de 1 m 3 por mês.

12 Da água que gastamos em nossas casas, cerca de 75% é usada na casa-de-banho.

13 Gastos de água

14 Tome duche em vez de um banho de imersão. No duche, feche a torneira enquanto se ensaboa.

15 Enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, feche a torneira. Instale um autoclismo com sistema de poupança de água.

16 Não lave a loiça em água corrente. Se em sua casa houver máquina de lavar loiça e roupa, estas só devem ser postas a trabalhar com carga completa.

17 Regue as plantas nas horas de menos calor, para reduzir a evaporação da água. Na rega das plantas use só a agua necessária.

18 Se tiver em casa torneiras que pinguem ou o autoclismo a perder água, mande concertá-los de imediato. Se vir uma fuga de água numa boca ou noutro ponto de conduta, previna os responsáveis pelo seu arranjo.

19 Reutilize a agua que puder. Mesmo depois de começar a chover, as consequências da seca vão continuar a fazer-se sentir. Em casa e na escola não desperdice água.

20 FIM

21

22 O Ciclo da Água

23 O que é o Ciclo da Água? O ciclo da água corresponde ao conjunto de mudanças, de lugar e de estado físico, que acontecem com a água ao longo do tempo.

24 A água é um líquido abundante na natureza. Não apresenta sempre o mesmo aspecto. Conhecem a "História de uma gotinha de água"?...

25 Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, Salpico formava a água de um lago.

26 Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.vapor de água

27 No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.nuvens

28 Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.chuva

29 Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.neve

30 O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida.

31 Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

32 A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.

33 A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar.

34 Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

35 Quais são as fases do ciclo da água? Evaporação Condensação Solidificação Precipitação

36 O que é a evaporação? É a passagem da água do estado líquido ao estado gasoso (vapor de água). Quando a água dos mares, rios e lagos evapora, com a acção do calor, e passa a vapor de água, que sobe na atmosfera.

37 O que é a condensação? É a passagem da água do estado gasoso (vapor de água), ao estado líquido. Acontece quando o vapor de água se concentra e passa em zonas mais frias, formando as nuvens.

38 O que é a solidificação? É a passagem da água do estado líquido ao estado sólido. Conforme a passagem da água pelas camadas altas, médias ou baixas da atmosfera, surge a neve, o granizo ou a geada.

39 O que é a precipitação? É a água que cai na superfície terrestre no estado sólido ou líquido. Acontece quando as nuvens passam por regiões mais frias, ficam pesadas e chove.

40 webgrafia http://www.terravista.pt/copacabana/3974/ciclo.gif http://www.mundodaagua.com/baloes/ciclo.gif http://nonio.eses.pt/asp/eusei/


Carregar ppt "5.º e 8.º anos. Trabalho elaborado por: * Adriano Jacinto N.º 1 * Ana Lopes N.º 4 * André Alexandre N.º 5 Escola Básica e Secundária Luís de Camões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google