A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seca A importância da água !.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seca A importância da água !."— Transcrição da apresentação:

1 Seca A importância da água !

2 Vamos poupar água ! A água é um recurso natural ilimitado e essencial à vida. A sua distribuição no nosso país e no mundo não é uniforme. A sua escassez é um problema mundial! Com o crescimento populacional, o desenvolvimento agrícola e industrial, é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades de utilização de água.

3 A água é património comum a cada um de nós, por isso, devemo-nos sentir responsáveis pelo seu uso.
Deve-se reduzir o seu consumo em casa, no local de trabalho ou na escola. Muita água utilizada é gasta desnecessariamente porque se julga inesgotável. Se não for desperdiçada hoje teremos mais amanhã!

4 Siga as recomendações e divulgue-as !

5 Canalização Instale um misturador de água quente e fria nas torneiras. Assim pode evitar desperdício de água; Não deixe as torneiras a pingar; Se um cano arrebentar chame de imediato um canalizador;

6 Canalização Mantenha em bom estado a canalização de torneiras, autoclismo e máquinas. Mande arranjá-las se perderem água; Se detectar uma fuga de água na via pública ( rua ou jardim) avise a Câmara Municipal ou a entidade competente.

7 Casa de Banho Evite os banhos de imersão;
Tome duches rápidos e feche a água enquanto se ensaboa; Feche a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia; Descarregue o autoclismo só quando for necessário e verifique se não fica a verter;

8 Casa de Banho Reduza a quantidade de água por cada descarga
do autoclismo. Para tal coloque no depósito uma garrafa de plástico cheia de água ou opte por um autoclismo com depósito duplo.

9 Cozinha Na compra de eletrodomésticos opte pelos de menor consumo de água e eletricidade; Utilize as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga completa. Uma máquina cheia consome menos água do que duas com a carga incompleta.

10 Jardim Regue o seu jardim de manhã cedo ou à noite, pois
assim poupa a água que se perde com o calor do sol. Evite regar o jardim nas horas de maior calor; Se possível faça a rega com água de poços e ribeiros. Recupere a água da chuva e reutilize a que usou por exemplo na lavagem de fruta, legumes, etc.

11 Jardim Há plantas que necessitam de pouca água, evite
regá-las sem necessidade; Cubra a terra do jardim com casca de pinheiro ou outro material apropriado. Desta forma a humidade da terra conserva-se pois diminui-se o contacto directo da luz solar sobre o solo ;

12 Jardim Opte pelo cultivo de plantas típicas da região
porque estão melhor adaptadas ao clima; Se tiver piscina cubra-a quando não estiver a ser utilizada e limpe o filtro frequentemente;

13 Lavagem do carro Reduza o consumo de água na lavagem do carro,
lavando-o com menos frequência; Opte por baldes de água. Evite a utilização da mangueira mas, caso o faça, feche a torneira sempre que não estiver a utilizar a água.

14 O QUE FAZER DURANTE UMA SECA!

15 Redobre os cuidados com a poupança de água.
A seca pode dever-se à ausência ou diminuição de chuva ou então à dificuldade ou impossibilidade de fazer chegar a água às nossas casas, campos agrícolas ou indústria. Não encha desnecessariamente tanques ou piscinas, pois pode estar a gastar água necessária a outras pessoas.

16 Em caso de cortes de água, armazene apenas a quantidade de água necessária. Se lhe sobrar água, reutilize-a, não a deite fora. Lembre-se que durante uma seca a qualidade da água pode perder qualidades. Em caso de dúvida ferva-a durante 10 minutos antes de a consumir.

17 Faça uma leitura regular do contador e da factura da água
Faça uma leitura regular do contador e da factura da água. Controle os gastos!

18 REDUZA O CONSUMO DA ÁGUA…
COLABORE

19 Vamos poupar água ! Toda a gota é pouca ...


Carregar ppt "Seca A importância da água !."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google