A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consumo e Gestão de Água No Mundo Na Golegã. A ÁGUA É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consumo e Gestão de Água No Mundo Na Golegã. A ÁGUA É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA."— Transcrição da apresentação:

1 Consumo e Gestão de Água No Mundo Na Golegã

2 A ÁGUA É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; ESTÁ PRESENTE EM MÚLTIPLAS ACTIVIDADES DO HOMEM; ESTÁ PRESENTE EM MÚLTIPLAS ACTIVIDADES DO HOMEM; ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE VIDA CRECIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL EXPANSÃO URBANÍSTICA, INDUSTRIALIZAÇÃO, AGRICULTURA E PECUÁRIA INTENSIVAS E PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA EXIGÊNCIA DE CRESCENTE QUANTIDADE DE ÁGUA DETERIORAÇÃO DA SUA QUALIDADE

3

4 UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PELO HOMEM DA CAPTAÇÃO À DISTRIBUIÇÃO FORNECIMENTO: FORNECIMENTO: –INDIVIDUAL –COLECTIVO SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: –CAPTAÇÃO –ADUÇÃO –TRATAMENTO –REPRESAMENTO –DISTRIBUIÇÃO

5 SISTEMA DE ABASTECIMENTO CAPTAÇÃO CAPTAÇÃO –RECOLHA DE ÁGUA (CHUVA, RIOS, LAGOS, FONTES OU POÇOS) –RECOLHA DE ÁGUA (CHUVA, RIOS, LAGOS, FONTES OU SUBSOLO - POÇOS) ADUÇÃO ADUÇÃO –CONDUÇÃO DESDE A CAP- TAÇÃO ATÉ À COMUNIDADE TRATAMENTO TRATAMENTO –ELIMINAR IMPUREZAS E/ OU CORRIGIR IMPROPRIE- DADES QUE A TORNAM INADEQUADA

6 SISTEMA DE ABASTECIMENTO REPRESAMENTO REPRESAMENTO –ACUMULAÇÃO DE ÁGUA PARA ATENDER ÀS VARIAÇÕES DE CONSUMO E PARA MANTER A PRESSÃO MÍNIMA NA REDE DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO –CONDUZIR A ÁGUA ATRAVÉS DE TUBULAÇÕES PARA OS DIVERSOS PONTOS DE CONSUMO

7 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ Captação é feita em 2 furos (JK1 e JK2) situados na Azinhaga (para ambos foi definida uma zona de protecção para evitar a contaminação). Captação é feita em 2 furos (JK1 e JK2) situados na Azinhaga (para ambos foi definida uma zona de protecção para evitar a contaminação). Junto ao JK2 existe um reservatório de regulariza- ção e uma estação elevatória que conduz a água para os depósitos elevados da Azinhaga e Golegã. Junto ao JK2 existe um reservatório de regulariza- ção e uma estação elevatória que conduz a água para os depósitos elevados da Azinhaga e Golegã.

8 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ A água chega à Golegã através duma adutora de 200 mm de diâme- tro. A água chega à Golegã através duma adutora de 200 mm de diâme- tro. O tratamento é feito com hipoclorito primei- ro no reservatório de regularização e depois junto aos reservatórios de distribuição. O tratamento é feito com hipoclorito primei- ro no reservatório de regularização e depois junto aos reservatórios de distribuição.

9 SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA GOLEGÃ A água é distribuída pelos diversos aglomerados populacionais, entre os quais: A água é distribuída pelos diversos aglomerados populacionais, entre os quais: Golegã; Golegã; Azinhaga; Azinhaga; Pombalinho Pombalinho Mato de Miranda Mato de Miranda

10 CONSUMO DE ÁGUA Fins domésticos; Fins domésticos; Agricultura; Agricultura; Indústria; Indústria; Pescas e aquacultura; Pescas e aquacultura; Produção de energia; Produção de energia; Navegação; Navegação; Fins recreativos; Fins recreativos; Fins medicinais Fins medicinais

11 CONSUMO DE ÁGUA

12 CONSUMO DOMÉSTICO 120 litros/pessoa/dia Alimentação; Alimentação; Higiene pessoal; Higiene pessoal; Limpeza da casa, utensílios e roupa; Limpeza da casa, utensílios e roupa; Lavagem de automóveis; Lavagem de automóveis; Irrigação de jardins Irrigação de jardins

13 CONSUMO DOMÉSTICO

14 DESPERDÍCIO DE ÁGUA Somando perdas por instalações mal conservadas (um cano a pingar gasta 80 L/dia) e maus hábitos, o desperdício relacionado com o consumo doméstico pode ser muito alto se não se adoptarem medidas correctivas eficientes, tanto nos hábitos como nos processos de manutenção das instalações. Somando perdas por instalações mal conservadas (um cano a pingar gasta 80 L/dia) e maus hábitos, o desperdício relacionado com o consumo doméstico pode ser muito alto se não se adoptarem medidas correctivas eficientes, tanto nos hábitos como nos processos de manutenção das instalações.

15 ACTIVIDADE AGRÍCOLA Em Portugal, é a actividade que utiliza maior quantidade água; Em Portugal, é a actividade que utiliza maior quantidade água; No Mundo utiliza-se quase 70% da água dos rios, lagos e aquíferos; No Mundo utiliza-se quase 70% da água dos rios, lagos e aquíferos; Os sistemas de rega desperdiça, grandes quantidades de água – apenas 15 a 50 % da água extraída chega ao local de cultivo. Os sistemas de rega desperdiça, grandes quantidades de água – apenas 15 a 50 % da água extraída chega ao local de cultivo.

16 ACTIVIDADE INDUSTRIAL A seguir à agricultura é o sector que maior quantidade de água utiliza; A seguir à agricultura é o sector que maior quantidade de água utiliza; Os maiores consumido- res são o sector do aço, dos produtos químicos e do papel. Os maiores consumido- res são o sector do aço, dos produtos químicos e do papel. O consumo também po- de estar relacionado com a refrigeração ou o transporte. O consumo também po- de estar relacionado com a refrigeração ou o transporte.

17 A GESTÃO DA ÁGUA Necessidades de ordem económica, sanitária e social Imperativos da protecção da água Gestão da água Melhorar o abastecimento, diminuir os gastos desnecessários e evitar a contaminação

18 A GESTÃO DA ÁGUA Gerir correctamente a água em termos de qualidade e quantidade. Gerir correctamente a água em termos de qualidade e quantidade. Estabelecer um preço Estabelecer um preço –Incentivo à utilização mais sustentável da água (redução do consumo em 10 a 25% com a introdução de contadores - estudo da Agência Europeia do Ambiente); –A Directiva-quadro da Água (CE) obriga a desenvolver sistemas de estabelecimento de preços tendo em conta o enquadramento físico, social, institucional e político.

19 Economizar água para viver! Cada um de nós gaste 250 litros de água por dia Fecha a torneira enquanto estiveres a lavar os dentes ou a fazer a barba! Fecha a torneira enquanto estiveres a lavar os dentes ou a fazer a barba! POUPAS 20 LITROS!!!

20 Economizar água para viver! Tenta tomar banho em 5 minutos e fecha a torneira enquanto pões o champô. Tenta tomar banho em 5 minutos e fecha a torneira enquanto pões o champô. GASTAS MAIS 20 LITROS POR MINUTO!!!

21 Economizar água para viver! Deixa os talheres e os pratos de molho, antes de os lavar. Não deixes a torneira aberta enquanto os lavas. Deixa os talheres e os pratos de molho, antes de os lavar. Não deixes a torneira aberta enquanto os lavas. ECONOMIZAS MAIS DE 100 LITROS!!!

22 Economizar água para viver! Usa a máquina de lavar com a carga máxima e evita o excesso de sabão. Usa a máquina de lavar com a carga máxima e evita o excesso de sabão. Use balde em vez de mangueira para lavar o carro. Use balde em vez de mangueira para lavar o carro. Não regue as plantas nas horas quentes do dia (a água evapora). Não regue as plantas nas horas quentes do dia (a água evapora).

23 Economizar água para viver! Cuidado com os vazamentos. Cuidado com os vazamentos. UMA TORNEIRA A PINGAR CONSOME 46 LITROS POR DIA!

24 A água não é inesgotável! Usa correctamente a água! Não desperdices água! VIVA A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE!!!


Carregar ppt "Consumo e Gestão de Água No Mundo Na Golegã. A ÁGUA É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA A SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA TERRA; É UM ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google