A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA."— Transcrição da apresentação:

1 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

2 A água representa 70% da massa do corpo humano. Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

3 IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA A densidade da água na fase líquida é maior que na fase sólida. gelo 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

4 PROPRIEDADES DA ÁGUA

5 A água é um solvente universal. É o destino final de todo poluente que tenha sido lançado, não apenas diretamente na água, mas também no ar e no solo.

6

7 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade e transporte até os aglomerados humanos. O fornecimento à população deve ser em quantidade compatível com suas necessidades não oferecendo risco a saúde.

8 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Capítulo II SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Saúde Pública : A Saúde Pública tem como colaboradores principais: A medicina preventiva (imunização, educação sanitária, etc) e social (a recreação, o trabalho, a alimentação, habitação, a moradia, o vestuário, etc); O saneamento.

9 Importância do sistema de abastecimento de água Os aspectos sanitário e social melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade; diminuição da mortalidade em geral, principalmente da infantil; aumento da esperança de vida da população; diminuição da incidência de doenças relacionadas a água; implantação de hábitos de higiene na população;

10 Importância do sistema de abastecimento de água Os aspectos sanitário e social facilidade na implantação e melhoria da limpeza pública; facilidade na implantação e melhoria dos sistemas de esgotos sanitários; possibilidade de proporcionar conforto e bem-estar; melhoria das condições de segurança sanitária.

11 Importância do sistema de abastecimento de água Os aspectos econômicos aumento da vida produtiva dos indivíduos economicamente ativos; diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares; facilidade para instalações de indústrias, onde a água é utilizada como matéria-prima ou meio e operação; incentivo à indústria turística em localidades com potencialidades para seu desenvolvimento.

12 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Um sistema de abastecimento de água pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações.

13 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Partes constituintes Os sistemas de públicos de abastecimento de água são compostos de: MANANCIAL/Captação; Estação elevatória; Adução; Tratamento; Reservatórios; Rede de distribuição; Ligações prediais.

14 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

15

16

17

18 Tratamento e disposição do lodo Rede coletora de esgotos Tratamento e disposição de efluente e lodo de ETE

19 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".

20 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: a)Sistema de abastecimento de água : instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável por meio de rede de distribuição.

21 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: Solução alternativa coletiva para consumo humano: Toda modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, com captação subterranea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição (fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador)

22 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

23 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Soluções individuais: Não são as mais indicadas Difícil controle. SOLUÇÃO Sistema Público

24 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO (Portaria MS no 2914/2011 ): Conjunto de atividades, exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema ou por solução alternativa coletiva de abastecimento de água, destinadas a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

25 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: Conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar o atendimento a Portaria MS 2914/2011, considerado os aspectos sócioambientais e a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta risco a saúde humana.


Carregar ppt "2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google