A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA

2 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
A água representa 70% da massa do corpo humano. Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte

3 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA A densidade da água na fase líquida é maior que na fase sólida. gelo

4 PROPRIEDADES DA ÁGUA

5 PROPRIEDADES DA ÁGUA A água é um solvente universal. É o destino final de todo poluente que tenha sido lançado, não apenas diretamente na água, mas também no ar e no solo.

6

7 2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Um Sistema de Abastecimento de Água caracteriza-se pela retirada da água da natureza, adequação de sua qualidade e transporte até os aglomerados humanos. O fornecimento à população deve ser em quantidade compatível com suas necessidades não oferecendo risco a saúde.

8 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Capítulo II
SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E A SAÚDE PÚBLICA Saúde Pública : A Saúde Pública tem como colaboradores principais: A medicina preventiva (imunização, educação sanitária, etc) e social (a recreação, o trabalho, a alimentação, habitação, a moradia, o vestuário, etc); O saneamento.

9 Importância do sistema de abastecimento de água
 Os aspectos sanitário e social melhoria da saúde e das condições de vida de uma comunidade; diminuição da mortalidade em geral, principalmente da infantil; aumento da esperança de vida da população; diminuição da incidência de doenças relacionadas a água; implantação de hábitos de higiene na população;

10 Importância do sistema de abastecimento de água
 Os aspectos sanitário e social facilidade na implantação e melhoria da limpeza pública; facilidade na implantação e melhoria dos sistemas de esgotos sanitários; possibilidade de proporcionar conforto e bem-estar; melhoria das condições de segurança sanitária.

11 Importância do sistema de abastecimento de água
Os aspectos econômicos aumento da vida produtiva dos indivíduos economicamente ativos; diminuição dos gastos particulares e públicos com consultas e internações hospitalares; facilidade para instalações de indústrias, onde a água é utilizada como matéria-prima ou meio e operação; incentivo à indústria turística em localidades com potencialidades para seu desenvolvimento.

12 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Um sistema de abastecimento de água pode ser concebido para atender a pequenos povoados ou a grandes cidades, variando nas características e no porte de suas instalações.

13 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Partes constituintes
Os sistemas de públicos de abastecimento de água são compostos de: MANANCIAL/Captação; Estação elevatória; Adução; Tratamento; Reservatórios; Rede de distribuição; Ligações prediais.

14 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

15 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

16 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

17 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

18 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Tratamento e disposição do lodo Tratamento e disposição de efluente e lodo de ETE Rede coletora de esgotos

19 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O Sistema de Abastecimento de Água representa o "conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos".

20 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: Sistema de abastecimento de água : instalação composta por conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável por meio de rede de distribuição.

21 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A Portaria MS no 2914/2011 classifica as instalações para abastecimento de água em duas categorias: Solução alternativa coletiva para consumo humano: Toda modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, com captação subterranea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição (fonte, poço comunitário, distribuição por veículo transportador)

22 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

23 SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Soluções individuais: Não são as mais indicadas Difícil controle. SOLUÇÃO Sistema Público

24 SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO (Portaria MS no 2914/2011 ): Conjunto de atividades, exercidas regularmente pelo responsável pelo sistema ou por solução alternativa coletiva de abastecimento de água, destinadas a verificar se a água fornecida à população é potável, de forma a assegurar a manutenção desta condição.

25 VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO:
SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: Conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar o atendimento a Portaria MS 2914/2011, considerado os aspectos sócioambientais e a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta risco a saúde humana.


Carregar ppt "2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google