A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins."— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins

2 Conjunto de medidas que tem por objetivo alcançar níveis de saúde no mínimo satisfatórios, por meio de: abastecimento de água potável, coleta e disposição de esgotos coleta de lixo educação da população para a saúde. Com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida, tanto nos centros urbanos como nas comunidades rurais.

3 Dizemos que essa responsabilidade envolve a parceria governo/sociedade. Ou seja... O governo deve garantir o serviço de coleta de lixo; e o cidadão, embalar o lixo que produz e colocá-lo em local adequado para coleta. Assim, as atividades relacionadas ao saneamento exigem responsabilidades tanto governamentais como individuais.

4 Art. 21 (inciso XX): afirma que compete à União, entre outras atribuições, instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos; Art. 23 (inciso IX): diz ser competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios promover programas de construção de moradias e a melhoria das condiçõeshabitacionais e de saneamento básico; Art. 30 (inciso V): atribui aos municípios competência para or-ganizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os ser viços públicos de interesse local (...); Art. 200 (inciso IV): diz que compete ao SUS participar da for mulação da política e da execução das ações de saneamento básico.

5 Abastecimento de água; Afastamento de dejetos (sistemas de esgoto); Coleta, remoção e destinação final do lixo; Drenagem de águas pluviais; Controle de insetos e roedores; Higiene dos alimentos; controle da poluição ambiental; Saneamento da habitação, dos locais de trabalho e de recreação; Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

6

7 A primeira, de grande importância, é a captação da água, em rios, lagos, represas, lagoas, etc. Em seguida, necessita ser transportada até uma estação de tratamento, geralmente por tubulações, para que seja adequadamente limpa (retirada de impurezas) para utilização. Devidamente tratada, precisa ser armazenada em reservatórios. Destes, pelas chamadas redes de distribuição, chega à população, suprindo suas necessidades.

8

9 A construção do sistema público de esgotamento sanitário tem como objetivos: a coleta do esgoto individual ou coletivo; o transporte e afastamento rápido e seguro do esgoto. Seja através de fossas ou de sistemas de redes coletoras; e o tratamento e disposição final, isto é, o destino a ser dado ao esgoto tratado.

10 Esgotos domésticos São caracterizados como esgotos de águas imundas e que contem material fecal e como esgoto de aguas servidas, que sao provenientes de lavagens e de limpezas domesticas. Esgotos Industriais Sao caracterizados os despejos industriais de aguas que passam por processos industriais diversos.

11

12 Dos Solos são retiradas as substâncias minerais e orgânicas que constituirão os alimentos das plantas e dos animais. É do solo que o homem constroi a sua casa, seu ambiente de trabalho e de lazer. É nele que o homem semeia o vegetal nutritivo para sí e para os animais de criação.

13 Existem duas formas da transmissão de doenças atraves do solo: Diretamente: Contato do homem com o solo contaminado; Indiretamente: Atraves do ar, das águas, dos alimentos contamaminados, etc..

14 Obrigado, boa Semana!!!!


Carregar ppt "Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google