A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins."— Transcrição da apresentação:

1 Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins

2 Conceito Conjunto de medidas que tem por objetivo alcançar níveis de saúde no mínimo satisfatórios, por meio de: abastecimento de água potável, coleta e disposição de esgotos coleta de lixo educação da população para a saúde. Com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida, tanto nos centros urbanos como nas comunidades rurais.

3 Responsabilidade /Competência
Dizemos que essa responsabilidade envolve a parceria governo/sociedade. Ou seja... O governo deve garantir o serviço de coleta de lixo; e o cidadão, embalar o lixo que produz e colocá-lo em local adequado para coleta. Assim, as atividades relacionadas ao saneamento exigem responsabilidades tanto governamentais como individuais.

4 Constituição de 1988 Art. 21 (inciso XX): afirma que compete à União, entre outras atribuições, “instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação , saneamento básico e transportes urbanos”; Art. 23 (inciso IX): diz ser competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios “promover programas de construção de moradias e a melhoria das condiçõeshabitacionais e de saneamento básico”; Art. 30 (inciso V): atribui aos municípios competência para ”or-ganizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os ser viços públicos de interesse local (...)”; Art (inciso IV): diz que compete ao SUS “participar da for mulação da política e da execução das ações de saneamento básico”.

5 Principais Atividades
Abastecimento de água; Afastamento de dejetos (sistemas de esgoto); Coleta, remoção e destinação final do lixo; Drenagem de águas pluviais; Controle de insetos e roedores; Higiene dos alimentos; controle da poluição ambiental; Saneamento da habitação , dos locais de trabalho e de recreação; Saneamento aplicado ao planejamento territorial.

6 Sistemas de abastecimento de água Coletivo

7 Sistemas de abastecimento de água Coletivo
A primeira, de grande importância, é a captação da água, em rios, lagos, represas , lagoas, etc. Em seguida, necessita ser transportada até uma estação de tratamento, geralmente por tubulações , para que seja adequadamente limpa (retirada de impurezas) para utilização . Devidamente tratada, precisa ser armazenada em reservatórios. Destes, pelas chamadas redes de distribuição, chega à população, suprindo suas necessidades.

8 Esgotamento Sanitário

9 Esgotamento Sanitário
A construção do sistema público de esgotamento sanitário tem como objetivos: a coleta do esgoto individual ou coletivo; o transporte e afastamento rápido e seguro do esgoto. Seja através de fossas ou de sistemas de redes coletoras; e o tratamento e disposição final, isto é, o destino a ser dado ao esgoto tratado .

10 Tipos de Esgotos Esgotos domésticos São caracterizados como esgotos de águas imundas e que contem material fecal e como esgoto de aguas servidas, que sao provenientes de lavagens e de limpezas domesticas. Esgotos Industriais Sao caracterizados os despejos industriais de aguas que passam por processos industriais diversos.

11 Solo

12 Solo Dos Solos são retiradas as substâncias minerais e orgânicas que constituirão os alimentos das plantas e dos animais. É do solo que o homem constroi a sua casa, seu ambiente de trabalho e de lazer. É nele que o homem semeia o vegetal nutritivo para sí e para os animais de criação.

13 Solo – Transmissão de doenças
Existem duas formas da transmissão de doenças atraves do solo: Diretamente: Contato do homem com o solo contaminado; Indiretamente: Atraves do ar, das águas, dos alimentos contamaminados, etc..

14 Obrigado, boa Semana!!!!


Carregar ppt "Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google