A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Diarreicas Agudas – DDA Doenças Transmitidas por Alimento - DTA

2 Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, principalmente nos países em desenvolvimento.

3 Doença Diarreica Aguda - DDA
Alteração do hábito intestinal normal caracterizada por aumento do nº de evacuações e do teor de água nas fezes Instalação súbita e curso autolimitado (max. 14 dias) Etiologia: Provavelmente infecciosa (principalmente por vírus, bactérias e outros parasitas)

4 Etiologias associadas a DDAs

5 Modo de transmissão Pela via fecal-oral e relaciona-se à qualidade da água, à falta de saneamento básico e às más condições de manipulação e estoque de alimentos. Indireta: ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados (utensílios de cozinha, acessórios de banheiros, equipam.hospitalares). Direta: pessoa a pessoa (Ex.: mãos contaminadas) e de animais para as pessoas. Os manipuladores de alimentos e vetores podem contaminar os alimentos e utensílios. Locais de uso coletivo apresentam maior risco de transmissão.

6 A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarréicas, muitas das quais adquiriram ao ingerir alimentos contaminados.

7 Participação das doenças diarréicas na mortalidade infantil, Minas Gerais - 1979-2007 1
Fonte: SIM/DATASUS

8 DDA OK Fonte: DATASUS (1)Dados parciais sujeitos a alterações

9 “Para cada pessoa com diarreia que busca cuidado médico, existe 8,3 pessoas doentes na comunidade.”
Sistema de monitorização das doenças diarreicas agudas – MDDA, foi implantado em Minas Gerais desde 2003. MDDA – Processo de elaboração e análise rotineira capaz de detectar alterações no ambiente ou na saúde da população associadas à alteração da tendência das diarreias (aumento do numero de casos). Hoje, em MG, temos uma média de unidades sentinelas que monitorizam semanalmente casos de diarreias (de uma média total de 4200 que atendem) e uma média de 2708 unidades que notificam semanalmente, positiva ou negativamente (84,8%) .

10 Notificação ( Portaria 104 – SVS/MS, 25/01/2011)
Notificação compulsória Individual (caso suspeito de) Botulismo - DNCI Cólera – DNCI Febre tifóide Esquistossomose (em área não endêmica) Hepatite viral A Doença de Creutzfeldt – Jacob Surto ou agregação de casos ou de óbitos por: agravos inusitados alteração do P.E

11 Consequências dos surtos DTA
Muitos casos, sequelas e óbitos Prejuízo ao comércio e turismo Perdas econômicas Desemprego Conflitos Disseminação de doenças

12 Doenças de Transmissão Hídrica
Hepatite A

13 Doenças de Transmissão Hídrica
Tem maior prevalência em áreas com más condições sanitárias e higiênicas. Nos países em desenvolvimento, acomete com maior freqüência crianças e adultos jovens. Já nos países desenvolvidos, acomete mais freqüentemente os adultos. A pessoa portadora do vírus, na fase de transmissão, precisa se afastar de 15 a 20 dias das suas atividades habituais.

14 Medidas de controle Melhoria da qualidade da água Controle de vetores
Destino e tratamento adequado dos dejetos/lixo Higiene pessoal e na manipulação de alimentos Não suspender a alimentação ou aleitamento materno Educação para a saúde Lavar sempre as mãos antes e depois de: utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos, amamentar, tocar em animais.  - Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guardar os alimentos em recipientes fechados);  - Tratar a água para beber (por fervura ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água, aguardar por 30 minutos antes de usar); - Guardar a água tratada em vasilhas limpas e de boca estreita para evitar a recontaminação; - Não utilizar água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados. - Ensacar e manter a tampa do lixo sempre fechada, quando não houver coleta de lixo, este deve ser enterrado; - Usar sempre a privada, mas se isso não for possível, enterrar as fezes sempre longe dos cursos de água; - Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarréias; evitar o desmame precoce.

15 Medidas de controle

16

17 SANEAMENTO: “É O CONJUNTO DE MEDIDAS, VISANDO A PRESERVAR OU MODIFICAR AS CONDIÇÕES DO MEIO AMBIENTE COM A FINALIDADE DE PREVENIR DOENÇAS E PROMOVER A SAÚDE”

18 OBRIGADO!


Carregar ppt "Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google