A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo."— Transcrição da apresentação:

1

2 É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde

3 SANEAMENTO BÁSICO - ÁGUA - ESGOTO - LIXO

4 OUTRAS MEDIDAS DE SANEAMENTO: - Controle de animais (cães vadios, sinantrópicos, roedores); - Controle de vetores; - Higiene e desinfecção de instalações (casas, escolas, empresas); - Higiene e vigilância de alimentos; - Saneamento ambiental (drenagem, dragagem, col. resíduos); - Proteção aos mananciais de água; - Coleta e armazenamento de agrotóxicos; - Coleta e tratamento de resíduos industriais;

5 OBJETIVOS: - Controle e prevenção de doenças; - Melhoria da qualidade de vida da população; - Aumento da produtividade; - Facilitação/incremento da atividade econômica;

6 SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL (IBGE, ) - 60 milhões de pessoas não têm saneamento básico; - 10 milhões não contam com coleta de esgoto; - 16 milhões não têm coleta de lixo; - 3,5 milhões de casas não têm água encanada (15 milhões de pessoas); - 1/3 dos municípios < hab. não têm água tratada; - Meio rural: 20% não têm rede de abastecimento de água; - 75% do esgoto urbano não têm qualquer tratamento; - 65% dos municípios depositam lixo a céu aberto; - O Brasil desperdiça mais de 40% da água tratada;

7 CONSEQÜÊNCIAS: - Diarréias e verminoses são as principais causas de internações; - 70% das internações de crianças (<10 anos) – falta de saneamento; - Falta de saneamento básico: principal causa de morte por diarréia; - Em 2000: 30 pessoas morreram por dia por doenças associadas; - Mataram mais do que a AIDS (1999); - Entre as principais causas de mortalidade infantil; - 15 a 20 crianças (0 a 4 anos) morrem por dia por doenças associadas; - 66% das internações pelo SUS – doenças relacionadas à água, esgoto; - R$ 1,00 investido em saneamento básico economiza R$ 4,00 em tratamento;

8 A ÁGUA NO MUNDO - 97,6% estão presentes nos oceanos; - 2,1% estão nas calotas polares e geleiras; - 0,3% corresponde a água subterrânea; - 0,009% é água doce de lagos; - 0,005% é água misturada no solo; - Água de rios representa 0,0009%! - Deste total, apenas 2,4% são água doce; - APENAS 0,02% estão em lagos e rios que abastecem cidades; - Grande parte desta está POLUÍDA!

9 A ÁGUA da CORSAN - 80% captada de rios, barragens e lagos; - 20% captada de mananciais subterrâneos (poços) – pequenas cidades; - ETAPAS: - Captação; - Armazenamento; - Tratamento (ETAs); - Distribuição.

10 Etapas do tratamento - Floculação; - Decantação; - Filtração; - Clarificação; Ainda não pronta para o consumo;

11 Etapas do tratamento (cont.) - Cloração; - Fluoretação; Análise Laboratorial (ETAs): - Análises físico-químicas; - Exames bacteriológicos; Laboratório Central: - Aferição dos sistemas e exames; - Resíduos de pesticidas e metais pesados.

12 É a água que pode ser consumida sem riscos à saúde. Ela preenche todos os requisitos de natureza física, química e biológica, seguindo os padrões estabelecidos pela legislação nacional e internacional. Por isso, deve-se, de preferência, utilizar a água tratada. Qual a diferença entre água contaminada e poluída? Água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é conseqüência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos. Água contaminada – é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada. Fontes de Contaminação Como a água tratada pode ser contaminada? E nascentes e poços? A água de abastecimento passa por um tratamento rigoroso e, somente depois, é distribuída para as residências, onde existem ligações domiciliares. Ali, a água é armazenada em caixas dágua. É nessa etapa que pode ocorrer a contaminação. Também as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, podem apresentar contaminação, seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição. Por que a água contaminada ou poluida é prejudicial à saúde? Porque a água contaminada ou poluida pode conter organismos patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ao homem, sendo estas denominadas doenças de veiculação hídrica.

13 Qualidade A água deve estar livre de microorganismos patogênicos que causam problemas à saúde. Deve atender às exigências das normas aprovadas pelas autoridades sanitárias de cada país. Quantidade O sistema de abastecimento deve ser capaz de distribuir volumes suficientes de água para satisfazer às demandas da população. Cobertura A água deve estar disponível para a população já que é um elemento vital para a saúde. Continuidade Deve existir um serviço contínuo, sem interrupções, que assegure água as 24 horas do dia durante todos os dias da semana. Custo A água deve ter um custo razoável que permita à população ter este serviço e que este custo cubra os gastos operacionais e de manutenção. Controle operacional A operação e manutenção preventiva e corretiva do sistema de abastecimento deve ser controlada para assegurar seu bom funcionamento.


Carregar ppt "É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google