A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A economia da água A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A economia da água A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por."— Transcrição da apresentação:

1

2 A economia da água A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por água, 97% do total é salgada, e grande parte do restante está congelada nos pólos. Por isso, não deve ser desperdiçada. As práticas de economia da água que utilizamos diariamente contribuem para a utilização de forma mais racional de um recurso escasso, tanto que muitos habitantes da Terra não podem desfrutá-lo em suas casas. Ao mesmo tempo, permite colaborar com a qualidade dos serviços de saneamento ao aliviar sua carga de trabalho e diminuir os gastos dentro de casa..

3 Por onde começamos? O primeiro passo é identificar onde usamos água em casa. Depois, precisamos decidir sobre o que fazer para reduzir a quantidade que usamos, seja eliminando práticas e hábitos de desperdício, ou melhorando a eficiência do uso da água, com instalações e acessórios mais eficientes. Uma área que é importante vigiar é o banheiro, onde se usa cerca de 65% da água consumida em toda a residência. Também é crucial analisar os hábitos de consumo. A maior parte da água consumida em nossas atividades diárias é simplesmente desperdiçada. Deixa-se a torneira aberta enquanto escovamos os dentes. As máquinas de lavar funcionam sem estarem com a carga completa.

4 - não use o vaso sanitário como cesta de lixo nem dê descarga sem necessidade; - uma ducha rápida consome menos água quente do que uma banheira cheia, e ainda poupa energia; - mais de 50% da água utilizada nos jardins se perde devido à evaporação e por se regar em excesso; para reduzir as perdas com a evaporação, regue bem cedo. - ao lavar o carro, utilize um balde com água e uma esponja; isso pode economizar cerca de 300 litros de água; - veja onde há vazamentos, que podem custar muito caro; o gotejamento de apenas uma gota por segundo desperdiça cerca de dez mil litros de água por ano; a maior parte dos vazamentos é fácil de ser encontrada e de se consertar; em geral, as torneiras ficam pingando por causa de uma peça que custa centavos para ser substituída;

5 - um vaso sanitário que continue fluindo água depois de dada a descarga, se o problema for suficientemente grande, pode desperdiçar até 200 mil litros de água em um ano; estima-se que uma grande porcentagem de todos os vasos sanitários em uso nas residências modernas vazam.

6 Outras dicas para preservar a água : Não jogue lixo nos lagos, córregos, rios e mar. Novos edifícios com hidrômetros individuais por apartamento, estimulam a economia de água e a conta é mais justa pois cada família só paga o quanto consome. Adote a idéia do reuso da água sempre que possível.

7 ao lavar o carro utilize um balde em vez de mangueira. Economia média de 660 litros de água. mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Economia média de 50 litros de água. varra a calçada em vez de usara mangueira. Economia média de 200 litros de água. use a água do tanque ou da máquina de lavar roupas para lavar calçadas regule as válvulas de descarga dos banheiro e evite dar descargas prolongadas. durante o banho procure abrir o chuveiro só para se ensaboar e depois para se enxaguar. na torneira da cozinha procure primeiro ensaboar a louça, de pois abra a torneira para enxaguar. faça um coletor de água da chuva e use a água coletada para lavar calçadas, regar jardins e outras atividades que nao exijam água tratada. use torneiras tipo "de pressão" que só liberam a água quando pressionadas faça uma revisão periódica em sua instalação hidráulica, verifique se há rachaduras e vazamentos nos canos. informe o poder público caso notar algum vazametno na rua, em hidrantes, canos, caixas-d'água, etc.

8 A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar). Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso planeta, visto do espaço, assume uma cor azulada. Sem este líquido precioso o ser humano não teria se desenvolvido neste planeta. Basta dizer que o corpo do ser humano é quase totalmente formado por água. A água também é fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.planeta Terra

9 Dicas de racionamento e tratamento de água no dia-a- dia: - Não use água para lavar carros e calçadas; - Ao escovar os dentes, feche a torneira; - Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro; - Acabe com os vazamentos em canos residenciais; - Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água; - Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura. - Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca- las na máquina de lavar; - Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.poluição das águas

10 A água é um recurso finito e não tão abundante quanto pode parecer; por isso deve ser economizada. Essa é uma noção que só começa a ser difundido nos últimos anos, à medida que os racionamentos se tornaram urgentes e necessários, até mesmo no Brasil, que é um dos países com maior quantidade de reservas hídricas -cerca de 15% do total da água doce do planeta. Não é por acaso que cada vez mais pessoas e organizações estão se unindo em defesa de seu uso racional. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20 o uso da água cresceu duas vezes mais que a população.

11 Aproveitamento da água de chuva É o projeto mais envolvente de todos. É um sonho permanente. Mas não tem aplicação imediata para a população citadina. Existe a falta de espaço para instalação de cisternas. Existe um obrigatório controle das primeiras águas de chuva coletadas, bastante perigosas, pois são o resultado da lavagem da poluição aérea e das sujeiras acumuladas nos telhados. Existe também o alto custo de todas essas instalações. A chuva, devidamente acumulada e tratada em regiões com grande índice pluviométrico, poderia suprir perto de 100% da água de um lar.

12

13 Reúso da água presente no esgoto É o projeto mais aplicado em nível mundial, inclusive no Brasil. Um esgoto tratado a ponto de ser devolvido aos rios e aqüíferos é suficientemente limpo para lavagem de ruas, rega de parques e aplicações de cunho industrial. No lar essa água tem uso na limpeza de vasos sanitários, rega de jardins e lavagem de carros. Essa água poderia substituir cerca de 40% da água potável consumida no lar. Mas a distribuidora não tem condições de oferecer essa água ao usuário final, pois isto representaria a instalação de mais um sistema de distribuição de água, paralelo ao que já foi implantado para a água potável. Fica a alternativa da compra e os obrigatórios cuidados na manutenção de caras estações de tratamento mono ou multi-familiares, que poderiam fornecer a água de reúso proveniente do esgoto familiar ou comunitário.

14

15 2ª- ALTERNATIVA: eliminar todo o consumo de água (potável) com as descargas. Para isso será reaproveitada a água do banho.Isso vai significar +/- 30% de economia por mês. Veja a figura da operação conceitual =>

16

17

18 Reúso da Água de Banho: Técnicas de Tratamento A água de banho, apesar de muito mais limpa do que a do esgoto, apresenta aspectos químicos e biológicos especiais, cuja solução está sendo estudada por muitos grupos interessados no seu reúso. Essa água é pouco homogênea, constituída por: resíduos de pele, sabões, detergentes, creme dental, cabelos, gorduras, suor, urina, saliva, placas bacterianas provenientes de ralos e outros. A tecnologia para o trato desse tipo de água ainda não é publica. A literatura das técnicas de reúso é extensa, mas sem oferecer claramente as informações que procurávamos.

19 Nomes- Sayuri, João Pedro, Leonardo. Número- 04, 15, 19. Série- 8°B Professora- Ediana.


Carregar ppt "A economia da água A água é um dos recursos naturais mais valiosos com que conta a humanidade. Embora a maior parte de nosso planeta esteja composto por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google