A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes"— Transcrição da apresentação:

1 A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Trabalho elaborado por: Alexandra Vieira, nº5 Fábio Braga, nº11 Márcio Barros, nº16

2 O que é a biodiversidade?
A biodiversidade traduz-se na quantidade de espécies de seres vivos existentes no planeta. A espécie humana depende da biodiversidade para sobreviver.

3 Distribuição da biodiversidade no planeta Terra
Existem áreas de Grande biodiversidade Média biodiversidade Pequena biodiversidade “hot spots” ou pontos críticos ex.: florestas tropicais ou os recifes dos corais;

4 A importância da biodiversidade
A manutenção da diversidade biológica é de grande importância em termos: Económicos Sociais Ecológicos - Valor consumptivo e produtivo (alimentos, materiais de construção, combustível, madeira, fibra, resina, fontes energéticas, …); - Espaço de lazer, inspiração (pela beleza estética), turismo (observação de aves, pesca desportiva, parques naturais, ….), e criação de emprego; - Valor científico e educacional; - Valor de existência (desejo de pagar pela conservação de determinadas espécies ou habitats). - tradições - simbolismo - espiritualidade - Suporte de vida; - Controlo de cheias; - Protecção do solo contra a erosão; - Filtração da água e purificação do ar; - Polinização; - Regulação do clima;

5 A biodiversidade está ameaçada?
Acções do Homem e suas consequências na biodiversidade do planeta: Eliminação ou alteração do habitat pelo Homem Poluição das águas, solo e ar Super exploração comercial Introdução de espécies exóticas “cansam” os ecossistemas e matam os organismos ameaça muitas espécies marinhas e algumas terrestres ameaçam os locais por predação, competição ou alteração do seu habitat natural é o principal factor da diminuição da biodiversidade. A eliminação da vegetação local para construção de casas ou para actividades agropecuárias altera o meio ambiente

6 A extinção de espécies Quando os ecossistemas são perturbados por catástrofes naturais ou pela intervenção do ser humano, os efectivos populacionais de muitas espécies podem ser diminuídos e algumas populações podem mesmo extinguir-se. - Actualmente, muitos animais são mortos não para forneces alimento, mas para abastecer o lucrativo mercado de luxo e lazer.

7

8 As espécies exóticas O ser humano também pode ser um factor de dispersão, ao transportar espécies entre diferentes ecossistemas. Quando uma espécie é introduzida num habitat onde não existia antes é denominada espécie exótica. A maioria das espécies exóticas não consegue sobreviver nos locais onde foram introduzidas No entanto, algumas instalam-se no seu novo habitat, reproduzem-se e aumentam os seus efectivos populacionais, ocupando muitas vezes o nicho ecológico das espécies que já lá se encontravam (nativas ou autóctones). As espécies exóticas podem mesmo provocar a extinção das espécies nativas, competindo, por exemplo, pelo alimento, ou tornando-se seus predadores, ou ainda transformando o habitat de tal forma que as espécies nativas já não consigam sobreviver.

9 Como proteger a biodiversidade?
Para conservar os ecossistemas, é preciso reconhecer e respeitar a sua biodiversidade. Actualmente, para a preservação da biodiversidade tem-se verificado: - muitos investigadores nacionais dedicam-se ao estudo das populações, particularmente das espécies ameaçadas; - o ministério com a tutela do ambiente possui grupos de trabalho que se encarregam de reunir e analisar os resultados apurados pelos cientistas, divulgar o estatuto de conservação de espécies e propor medidas legais que permitam a recuperação dos efectivos populacionais; - as associações ambientalistas desenvolvem trabalhos de protecção das espécies e também denunciam situações de agressão aos ecossistemas; - os jornalistas exercem uma acção importante ao alertarem, através dos órgãos de comunicação social, para o incumprimento da legislação de protecção das espécies e dos ecossistemas.


Carregar ppt "A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google