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Organização industrial.

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Apresentação em tema: "Organização industrial."— Transcrição da apresentação:

1 Organização industrial

2 2 Sectores de actividade Sector primário Sector secundário Sector terciário

3 3 Sectores de actividade Sector primário ou extractivo – engloba actividades extractivas do solo ou do subsolo como: agricultura; pecuária; pescas; exploração florestal; extracção mineira; extracção petrolífera.

4 4 Sectores de actividade Sector secundário ou transformador – engloba actividades ligadas à industria transformadora, isto é, que transforma a matéria prima, obtida pelo sector primário, em novos produtos utilizados pelo consumidor. Indústria alimentar. Indústria energética. Indústria de calçado. Construção civil. Construção naval.

5 5 Sectores de actividade Sector terciário ou de prestação de serviços – engloba actividades como: educação; comércio; bancos; saúde; transporte e distribuição de mercadorias; comunicação social.

6 6 Empresas Empresas produtoras e transformadoras Empresas de serviços Enquadram-se nos sectores primário e secundário da economia. Enquadram-se no sector terciário da economia.

7 7 Empresas Em função do número de trabalhadores e do volume de negócio, as empresas podem ser classificadas em: CategoriaN.º TrabalhadoresVolume de Negócios Média Empresa< 250= 50 Milhões de euros Pequena Empresa< 50= 10 Milhões de euros Microempresa< 10= 2 Milhões de euros Considera-se uma grande empresa quando o número de trabalhadores e o volume de negócios são superiores aos indicados para as médias empresas.

8 8 Empresas A estrutura de uma empresa industrial pode ser representada esquematicamente através do seguinte organograma. Este esquema permite-nos estabelecer uma cadeia hierárquica a nível de responsabilidades, em que cada elemento dessa estrutura desempenha funções específicas.

9 9 Empresas De forma a que as empresas possam crescer e tornarem-se competitivas é necessário que estas adoptem critérios exigentes na organização do trabalho. Dentro destes critérios podemos destacar: estudo do mercado: conhecimento da aceitação do produto junto dos consumidores; planificação: criação de planos de execução do trabalho nas diferentes etapas; divisão do trabalho: consiste na distribuição de tarefas a executar ao longo do trabalho; segurança no trabalho: criação de mecanismos com vista à diminuição dos riscos e acidentes de trabalho; produção: execução das diferentes tarefas que constituem o trabalho; controlo de qualidade: exame em pormenor do trabalho realizado.

10 10 A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as actividades de uma empresa. Entre as actividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos. Os serviços administrativos desempenham funções no domínio da administração financeira e patrimonial, do pessoal e do expediente geral e arquivo. A administração é o "conjunto de normas e funções cujo objectivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira". O departamento comercial: basicamente, cuida das vendas dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para isso, analisa a concorrência, faz pesquisas de mercado para conhecer o que realmente pretende o consumidor, verifica a necessidade ou não de publicidade,

11 Lucínio Preza de Araújo11 Certificação de Sistemas de Gestão A certificação de uma empresa (organização), qualquer que seja a sua dimensão ou sector de actividade, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação - entidade externa independente e preferencialmente acreditada no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) - após a realização de uma auditoria, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado. A implementação de um sistema de gestão e a sua posterior certificação, é uma mais valia para a empresa, ou seja, reconhecimento e satisfação dos clientes e outras partes interessadas, melhoria da imagem, acesso a novos mercados, redução de custos de funcionamento através da melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores, orientada para a melhoria contínua e para a satisfação dos clientes e outras partes interessadas.


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