A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agroindústria Familiar - Elementos Elementos -. PRODUÇÃO PROCESSAMENTO COMERCIALIZAÇÃO Matéria-prima Agroindústria Bens e Serviços Setor Primário Setor.

Cópias: 1
Agroindústria Familiar - Elementos Elementos -. PRODUÇÃO PROCESSAMENTO COMERCIALIZAÇÃO Matéria-prima Agroindústria Bens e Serviços Setor Primário Setor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agroindústria Familiar - Elementos Elementos -. PRODUÇÃO PROCESSAMENTO COMERCIALIZAÇÃO Matéria-prima Agroindústria Bens e Serviços Setor Primário Setor."— Transcrição da apresentação:

1 Agroindústria Familiar - Elementos Elementos -

2 PRODUÇÃO PROCESSAMENTO COMERCIALIZAÇÃO Matéria-prima Agroindústria Bens e Serviços Setor Primário Setor Secundário Setor Terciário

3 PRODUÇÃO AGROINDUSTRIA- LIZAÇÃO COMERCIA- LIZAÇÃO INSUMOS 15% 23% 35% 27% Fonte: FAO/1996

4 AGROINDÚSTRIA FAMILIAR Conceito: atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais, o valor agregado da produção da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização.

5 Características das Agroindústrias Familiares tradicionais – A maioria dos produtos são, geralmente, bens de consumo final; – Os mercados são principalmente locais; – Os consumidores são, na maioria, das classes média e baixa; – Os mercados são estreitos e instáveis, com participação importante dos intermediários e pequenas margens de lucro. – A maioria dos produtos são, geralmente, bens de consumo final; – Os mercados são principalmente locais; – Os consumidores são, na maioria, das classes média e baixa; – Os mercados são estreitos e instáveis, com participação importante dos intermediários e pequenas margens de lucro.

6 Tipos do Mercado Convencional Nenhum Controle sobre Preços Baixa Margem sobre Vendas Liderança no custo/escala Marcas globalizadas Circulação de mercadorias convencionais Consumidor é Cliente Sistema obscuro Individualismo competitivo Anônimo Benefício grandes grupos Mito no livre mercado Ênfase no Marketing - LucroDiferenciado Maior Alta Diferenciação Selos de Qualidade Circulação de Produtos Diferenciados Consumidor é Cidadão Sistema Transparente Cooperação/complentaridade Mútuo conhecimento Benefício da população Responsabilidade ambiental Ênfase no social e no justo

7 Vantagens Passivas Vantagens Ativas AIF – SIAL Tradicional - Produtos tradicionais com tradicionais com saber-fazer local saber-fazer local - Mercados locais - Ação coletiva em torno dos produtos tradicionais dos produtos tradicionais - Abertura de novos mercados mercados AIF – SIAL Induzido - Produtos promissores com saber-fazer com saber-fazer induzido induzido - Oportunidades de nichos de mercado nichos de mercado especializados especializados - Ação coletiva induzida em torno dos produtos em torno dos produtos promissores promissores - Ampliação de oportunidades oportunidades Enfoques da Agroindústria e do Sistema Agroalimentar

8 Desenvolver melhores estratégias para superar as limitações atuais e desenvolver produtos diferenciados para acessar mercados (regional, nacional e internacionais). Desafio para a Agroindústria Familiar Desafio para a Agroindústria Familiar

9 DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO PRODUÇÃOPROCESSAMENTOCOMERCIALIZAÇÃO - Familiar - Orgânica - Ecológica - Artesanal - Orgânico - Exclusivo - Selos - Relacionamento - Ético, Justo

10 Tendências do Agronegócio O novo perfil de consumo alimentar valoriza –Incorporação de serviços –Segmentação e descomoditização do mercado Distribuição –A grande distribuição domina o comércio de commodities –Os serviços alimentares e a segmentação do mercado definem estratégias das empresas de território Determinantes da competitividade agroindustrial –Mais ligados a aspectos de mercado do que à tecnologia –Importância do contexto local: interação homem- produto- território

11 Estratégias para as Agroindústrias Familiares Reforçar a organização econômica dos produtoresReforçar a organização econômica dos produtores –Diferenciação de produtos –Foco no mercado e na agregação de renda –Agroindustrialização para agregar valor –Redes de complementaridades e para busca de escala Vender alimentos de alta qualidadeVender alimentos de alta qualidade –Certificação de qualidade e origem –Segurança alimentar –Agricultura orgânica Valorizar o territórioValorizar o território –Agroturismo –Valorização da cultura e culinária regional –Produção de lazer e paisagem Reforçar a organização econômica dos produtoresReforçar a organização econômica dos produtores –Diferenciação de produtos –Foco no mercado e na agregação de renda –Agroindustrialização para agregar valor –Redes de complementaridades e para busca de escala Vender alimentos de alta qualidadeVender alimentos de alta qualidade –Certificação de qualidade e origem –Segurança alimentar –Agricultura orgânica Valorizar o territórioValorizar o território –Agroturismo –Valorização da cultura e culinária regional –Produção de lazer e paisagem


Carregar ppt "Agroindústria Familiar - Elementos Elementos -. PRODUÇÃO PROCESSAMENTO COMERCIALIZAÇÃO Matéria-prima Agroindústria Bens e Serviços Setor Primário Setor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google