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Agroindústria Familiar
- Elementos -
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COMERCIALIZAÇÃO Bens e Serviços Setor Terciário Setor Secundário PROCESSAMENTO Agroindústria Setor Primário PRODUÇÃO Matéria-prima
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AGROINDUSTRIA-LIZAÇÃO
35% PRODUÇÃO COMERCIA-LIZAÇÃO 15% 27% INSUMOS 23% Fonte: FAO/1996
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AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Conceito: “atividade que permite aumentar e reter, nas zonas rurais, o valor agregado da produção da agricultura familiar, através da execução de tarefas de pós-colheita nos produtos provenientes de atividades agrosilvopastoris, tais como a seleção, lavagem, classificação, armazenamento, conservação, transformação, embalagem, transporte e comercialização”.
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Características das Agroindústrias Familiares tradicionais
A maioria dos produtos são, geralmente, bens de consumo final; Os mercados são principalmente locais; Os consumidores são, na maioria, das classes média e baixa; Os mercados são estreitos e instáveis, com participação importante dos intermediários e pequenas margens de lucro.
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Tipos do Mercado Convencional Diferenciado
Nenhum Controle sobre Preços Baixa Margem sobre Vendas Liderança no custo/escala Marcas globalizadas Circulação de mercadorias convencionais Consumidor é Cliente Sistema obscuro Individualismo competitivo Anônimo Benefício grandes grupos Mito no livre mercado Ênfase no Marketing - Lucro Diferenciado Maior Alta Diferenciação Selos de Qualidade Circulação de Produtos Diferenciados Consumidor é Cidadão Sistema Transparente Cooperação/complentaridade Mútuo conhecimento Benefício da população Responsabilidade ambiental Ênfase no social e no justo
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Enfoques da Agroindústria e do Sistema Agroalimentar
Vantagens Passivas Vantagens Ativas AIF – SIAL Tradicional Produtos tradicionais com saber-fazer local Mercados locais Ação coletiva em torno dos produtos tradicionais Abertura de novos mercados Induzido Produtos promissores com saber-fazer induzido Oportunidades de nichos de mercado especializados Ação coletiva induzida em torno dos produtos promissores Ampliação de oportunidades
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Desafio para a Agroindústria Familiar
Desenvolver melhores estratégias para superar as limitações atuais e desenvolver produtos diferenciados para acessar mercados (regional, nacional e internacionais).
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DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO
PRODUÇÃO PROCESSAMENTO - Familiar - Orgânica - Artesanal COMERCIALIZAÇÃO - Ecológica - Orgânico - Exclusivo - Selos - Relacionamento - Ético, Justo
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Tendências do Agronegócio
O novo perfil de consumo alimentar valoriza Incorporação de serviços Segmentação e descomoditização do mercado Distribuição A grande distribuição domina o comércio de commodities Os serviços alimentares e a segmentação do mercado definem estratégias das “empresas de território” Determinantes da competitividade agroindustrial Mais ligados a aspectos de mercado do que à tecnologia Importância do contexto local: interação homem-produto- território
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Estratégias para as Agroindústrias Familiares
Reforçar a organização econômica dos produtores Diferenciação de produtos Foco no mercado e na agregação de renda Agroindustrialização para agregar valor Redes de complementaridades e para busca de escala Vender alimentos de alta qualidade Certificação de qualidade e origem Segurança alimentar Agricultura orgânica Valorizar o território Agroturismo Valorização da cultura e culinária regional Produção de lazer e paisagem
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- Agroindústria Familiar -
Elementos para sua Implementação
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O que compõe a Qualidade de um Produto?
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Sanitário Regulamentar Praticidade Ecológico Nutricional Social Organoléptico Estético Cultural
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Construindo a Qualidade
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE FLUXO DO PROCESSO FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA CONSTRUÇÕES E EQUIPAMENTOS MATÉRIA-PRIMA
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Chegar e Conquistar o Mercado NEGÓCIO/EMPREENDIMENTO
EXIGÊNCIAS NEGÓCIO/EMPREENDIMENTO PREÇO PROMOÇÃO PRODUTO PONTO DE VENDA
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Pergunta 1 Quais Ações e/ou Serviços colaboraram para que o Produto chegasse à mesa do Consumidor?
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Pergunta 2 Onde cada Órgão ou Entidade identifica como ponto de sua intervenção ou contribuição para que o Produto chegue à mesa do Consumidor?
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Trabalho em Grupos 10 pessoas/grupo Grupos Mistos
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Apresentação dos Grupos Plenária de Discussões
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Elementos Básicos para um Programa de Agroindústria Familiar
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Ponto de Partida Pergunta 2
Onde cada Órgão ou Entidade identifica como ponto de sua intervenção ou contribuição para que o Produto chegue à mesa do Consumidor?
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Motivação Institucional
Acompanhamento Legislação Comercialização Motivação dos Beneficiários Propaganda e Marketing Linhas de Crédito Capacitação Disponibilidade de Serviços
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PROGRAMA DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
OBJETIVOS PÚBLICOS BENEFICIÁRIOS SERVIÇOS E ATIVIDADES
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OBJETIVOS
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2. PÚBLICO BENEFICIÁRIO
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FRENTES DE AÇÃO DO PROGRAMA
Apoio à Legalização Serviços Novas Agroindústrias Financiamento Reformas e Adequações Financiamento FRENTES DE AÇÃO DO PROGRAMA Fortalecimento Assessoria, Consultoria Aprimoramento ATER, Capacitação
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3. SERVIÇOS E ATIVIDADES Financiamento: - Construções, equipamentos
- Insumos, capital de giro Apoio na Legalização - Sanitária, Ambiental e Tributária Capacitação dos beneficiários Apoio na Promoção (Marketing) Apoio na Comercialização Acompanhamento/Gestão
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Implementação do Programa
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PARCEIROS DO PROGRAMA Governo Federal BANCO BRASIL BASA CEPLAC CONAB DAF-RO EMBRAPA IBAMA INCRA SUFRAMA ... Governo Estadual SEAPES IDARON SEDAM SEFAZ SESAU SEPLAD ... Entidades Apoio EMATER IICA COOTRARON MILÊNIO ... Entidades Representativas FEPAGRO, MST, MPA, TUCUMÃ, ACARAM, APA, APRURAM, MCC, ... Municípios PREFEITURAS
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AGENDA COMUM PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA
DEFINIR: Funções e Responsabilidades; Estratégias de Implementação do Programa; Metodologia de Trabalho; Fluxo de acesso ao Serviços.
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Metodologia de Trabalho FLUXO de acesso aos Serviços
Financiamento: - Construções, equipamentos - Insumos, capital de giro Apoio na Legalização - Sanitária, Ambiental e Tributária Capacitação dos beneficiários Apoio na Promoção (Marketing) Apoio na Comercialização Acompanhamento/Gestão
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