A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares"— Transcrição da apresentação:

1 Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares
Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ano Lectivo 2009/10 Ciências Naturais Doenças Cardiovasculares Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares

2 Introdução Como este trabalho é para a disciplina de Ciências Naturais, decidi referir as principais doenças no sistema cardiovascular. E tenho como objectivo apresentar aos meus colegas e á professora o tema referido.

3 Doenças Cardiovasculares - DCV
São doenças que afectam o sistema circulatório; Referem-se às patologias associadas ao coração e a todo o sistema vascular; Por consequência, a melhor prevenção consiste em: fazer exercício físico; ter uma alimentação equilibrada; rica em frutas e legumes; não fumar.

4 Patologias: Aterosclerose é uma doença caracterizada pelo espessamento e endurecimento da parede das artérias. Deve-se, essencialmente, á acumulação de “gordura” por baixo de revestimento interno da parede das artérias, reduzindo, assim o diâmetro do vaso, o que dificulta o fluxo de sangue adequado. Actualmente, é possível tratar esta doença coronária por angioplastia coronária.

5 Valvulopatias são anomalias de uma ou mais válvulas cardíacas
Valvulopatias são anomalias de uma ou mais válvulas cardíacas. Pode recorrer-se à cirugia vascular, que consiste na implantação de novas válvulas no coração. Durante a cirurgia, a válvula ou parte dela, é retirada e substituída por uma prótese biológica ou artificial.

6 Enfarte agudo do miocárdio é uma situação clínica provocada pela oclusão total e prolongada de uma artéria coronária, o que provoca a necrose (morte dos tecidos) de uma determinada área do musculo cardíaco, devido à falta de irrigação sanguínea e de oxigenação.

7 Por vezes, recorre-se a corações artificias para garantir a vida dos doentes cardíacos, enquanto aguardam o coração de um dador. O coração artificial é implantado cirurgicamente no interior do tórax, que é controlado por uma bomba pneumática alimentada a pilhas situada fora do coração.

8 Conclusão No final deste trabalho, concluímos que a DVC (Doenças cardiovasculares) são a primeira causa de morte nos países desenvolvidos, devido a hábitos de vida pouco saudáveis. Assim, as medidas mais eficazes na prevenção e no controlo destas doenças são como por exemplo, a prática de exercício físico com regularidade, não fumar, uma alimentação saudável, etc. Com este trabalho espero ter alcançado os meus objectivos.

9 Bibliografia ANTUNES, Cristiana; BISPO, Manuela; e GUINDEIRA, Paulo, Descobrir a Terra 9, Areal Editores, Porto.2009


Carregar ppt "Discente: Elsa Branco nº20 9º B Docente: Susana Tavares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google