A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em que consiste a Simbiose? A simbiose é quando a relação biótica é duradoura e obrigatória entre duas espécies, da qual saem ambas beneficiadas. A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em que consiste a Simbiose? A simbiose é quando a relação biótica é duradoura e obrigatória entre duas espécies, da qual saem ambas beneficiadas. A."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Em que consiste a Simbiose? A simbiose é quando a relação biótica é duradoura e obrigatória entre duas espécies, da qual saem ambas beneficiadas. A sobrevivência do seres vivos incluídos só é garantida se permanecerem intimamente ligados. Existem variados casos de simbiose, tais como os líquenes, os micorrizos, os corais, os tremoceiros, a soja, entre outros. A simbiose é quando a relação biótica é duradoura e obrigatória entre duas espécies, da qual saem ambas beneficiadas. A sobrevivência do seres vivos incluídos só é garantida se permanecerem intimamente ligados. Existem variados casos de simbiose, tais como os líquenes, os micorrizos, os corais, os tremoceiros, a soja, entre outros.

4 Os corais Os corais necessitam de calcário para construírem o seu esqueleto. Para isso vivem em intima associação com as zooxantelas (algas verdes microscópicas – seres fotossintéticos) que extraem o calcário facilmente do mar. Os corais fornecem às algas protecção e crescem em locais onde a luz solar chega facilmente, factor fundamental para que as algas realizem a fotossíntese.

5 Simbiose no ser humano O ser humano possui, no seu intestino, bactérias que se alimentam à custa de substâncias que ele ingere, mas que, por sua vez, mantêm o equilíbrio fisiológico desse órgão. Tal como a bactéria entamoeba coli, que vive no intestino grosso.

6 Plantas Leguminosas As plantas leguminosas como o feijoeiro, a soja e o tremoceiro, não conseguem captar o azoto do ar de modo a sintetizar proteínas. Apresentam, assim, uma relação com as bactérias do género rhizobium, que vivem nas raízes das plantas. Estas absorvem o azoto atmosférico, transformando- -o em nitratos de que a planta precisa. Tremoceiro Soj a

7 Líquenes Os líquenes são associações entre algas e fungos. As algas que realizam a fotossíntese, fornecem ao fungo parte da matéria orgânica que produzem, recebendo, por sua vez, protecção, água e sais minerais absorvidos pelo fungo. Estes elementos são essenciais para a vida da alga.

8 Bibliografia Livro: Sistema Terra – Sustentabilidade na Terra, de Carlos Campos e Zélia Delgado – Texto Editores Livro: Bioterra – Sustentabilidade na Terra, de Lucinda Motta e Maria dos Anjos Viana - Porto Editora Livro: Descobrir a Terra 8, de Cristina Antunes, Manuela Bispo e Paula Guindeira – Areal Editores Site: site/Imagensatlas/Protozoa/Entamoebacoli.htm s.jpg Site:http://www.sciencemusings.com/blog/uploaded_i mages/Bacteria jpg Site:http://surf4ever.files.wordpress.com/2007/06/whi tefancoral1a.jpg

9 Trabalho realizado por: Cristiana Guarda nº11 Miguel Videira nº 21 Soraia Carnide nº 27


Carregar ppt "Em que consiste a Simbiose? A simbiose é quando a relação biótica é duradoura e obrigatória entre duas espécies, da qual saem ambas beneficiadas. A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google