A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As bactérias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As bactérias."— Transcrição da apresentação:

1 As bactérias

2 Quem são elas? Monera é o Reino representado pelas bactérias.
São organismos microscópicos que podem causar doenças em outros seres vivos, mas que também podem ser benéficas ao homem e à natureza.

3 Características gerais
Procariontes Unicelulares Possuem parede celular Possuem formato variado Podem muitas vezes formar grupos chamados colônias.

4 A célula das bactérias

5 Parede celular É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez. Muitos antibióticos, incluindo a penicilina e seus derivados, atacam especificamente a parede celular das bactérias.

6 Flagelo Algumas espécies bacterianas são móveis e possuem organelas de locomoção – flagelos O flagelo apresenta-se ancorado a membrana plasmática e a parede celular Existem bactérias que apresentam um único flagelo e outras com inúmeros flagelos.

7 O material genético O material genético das bactérias é o DNA.
O DNA encontra-se associado com proteínas e não está delimitado por membrana, portanto, não é um verdadeiro núcleo.

8 Nutrição das bactérias
A maioria das bactérias se alimentam de substâncias orgânicas no meio ambiente, portanto são heterotróficas. Algumas bactérias realizam fotossíntese e fabricam suas substâncias orgânicas, portanto são autotróficas

9

10 Liquens Associações entre bactérias e fungos trazem benefícios aos dois. Nesse tipo de mutualismo a cianobactéria faz fotossíntese e fornece açucares para o fungo enquanto que o fungo protege a cianobactéria.

11 Mutualismo Associação de bactérias com as raízes das leguminosas.
Trocam benefícios alimentares onde a bactéria ajuda no fornecimento de minerais para a planta e dela recebe açucares produzidos na fotossíntese.

12 Mutualismo Bactérias que vivem no intestino humano.
Ajudam a proteger o intestino de bactérias causadoras de doenças; Fornecem vitamina K para o organismo humano

13 Respiração das bactérias
Algumas bactérias utilizam o oxigênio do ar e são chamadas de bactérias aeróbicas. Outras não dependem do oxigênio para conseguir energia, realizando a fermentação e portanto são chamadas de bactérias anaeróbicas.

14 Reprodução das bactérias

15 O formato das bactérias
As bactérias são classificadas de acordo com a sua forma.

16 Forma das bactérias Coco: De forma esférica ou subesférica.
Bacilo : Em forma de bastonete Vibrião : Em forma de vírgula Espirilo : de forma espiral/ondulada Espiroqueta : Em forma acentuada de espiral.

17 Importância ecológica
Transformam substâncias orgânicas em substâncias minerais que são utilizadas pelas plantas; Organismos sapróbios, saprófagos ou saprófitos são aqueles que decompõem matéria orgânica de seres mortos.

18 Importância econômica
Indústria alimentícia

19 Infecções As bactérias podem produzir toxinas, que são nocivas para as células humanas. Se estas estiverem presentes em número suficiente e a pessoa a ser afetada não dispuser de uma imunização contra elas, o resultado é a doença. Quando as bactérias liberam uma toxina, esta dissemina- se através da corrente sangüínea e pode lesar tecidos de todo o corpo Ex: Clostridium botulinum produz uma neurotoxina que causa parada respiratória.

20 Prevenção de doenças causadas por bactérias
Ferver água antes de beber; Lavar alimentos frescos ou passar álcool numa ferida; Esterilização dos instrumentos cirúrgicos ou dentários; Vacinação;

21 O combate as bactérias

22 Doenças bacterianas que possuem vacina para prevenção
Difteria Meningite Coqueluche Tétano Tuberculose Pneumonias

23 Os antibióticos São excelentes ferramentas no combate as bactérias patogênicas, pois, o organismo infectado por elas pode ser tratado com o uso adequado deste medicamento. Nem todas as bactérias são sensíveis ao mesmo antibiótico, por isso, cabe somente ao médico prescrever qual o melhor para cada caso.

24 Nossa defesa contra as bactérias
Pele Tecidos que revestem internamente as cavidades do nosso corpo Anticorpos Glóbulos brancos

25 Cuidado com a cólera A cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa;

26 A cólera é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados com a bactéria;
Pode levar a morte por desidratação; O tratamento imediato é o soro fisiológico para repor a água e os sais minerais, bem como antibióticos.

27 A prevenção acontece da seguinte forma:
- Ferver sempre a água de beber e lavar os alimentos; - Melhorar o saneamento básico como redes de esgotos e tratamento das águas; - Higiene pessoal; - Esterilizar os alimentos com substâncias a base de cloro.


Carregar ppt "As bactérias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google