A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS

2 1.Bacilos são: a) vírus em forma de bastonete b) bactérias em forma de bastão. c) bactérias esféricas d) protozoários em forma de bastonete

3 2. Indique a alternativa que apresenta doenças causadas por bactérias:
a) gripe, herpes, raiva, sarampo b) pneumonia, tuberculose, tétano,coqueluche c) tuberculose, AIDS, sarampo, pneumonia d) doença de chagas, gripe, tétano, malária

4 3. A respeito dos protozoários, são feitas as afirmações a seguir:
I. Todos os protozoários não são formados por células. II. Os protozoários são seres heterótrofos. III.A maioria dos protozoários vive em ambientes aquáticos de água doce ou salgada. Assinale: a) se todas estiverem corretas. b) se todas estiverem erradas. c) se apenas I e II estiverem corretas. d) se apenas II e III estiverem corretas.

5 4. Assinale a opção em que todas as doenças são causadas por protozoários:
a) malária, doença de Chagas, catapora, amebíase b) doença de Chagas, giardíase, malária, amebíase c) amebíase, amarelão, gripe, AIDS d) giardíase, AIDS, doença de Chagas, malária

6 5. O grupo de protozoários que consiste inteiramente em espécies parasitas é dos:
a) esporozoários b) ciliados c) flagelados d) espirilos

7 6. A prevenção da doença de Chagas e malária envolve, respectivamente:
a) destruir mosquitos e cães vadios. b) Evitar tomar banho em lagos e eliminar mosquitos. c) destruir mosquitos e barbeiros d) não comer verduras e frutas mal lavadas.

8 7. “Doenças como dengue, febre amarela e malária, podem reaparecer como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.” Uma condição que propicia o reaparecimento das doenças citadas é o da: a) aumento dos níveis de poluição do ar. b) ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos. c) proliferação de criadouro de mosquitos. d) ingestão de água contaminada por esgoto.

9 8. Que microorganismos são responsáveis pela fermentação láctica utilizada na produção de iogurtes e queijos? a) Vírus b) Protozoários c) Todas as bactérias d) Lactobacilos

10 9. As bactérias de forma arredondada são:
a) espirilos b) bacilos c) cocos d) vibriões

11 10. Organismos autótrofos, cujas células possuem clorofila:
a) fungos b) bactérias c) protozoários d) cianobactérias

12 11. Algas são encontradas apenas:
a) mares, rios e rochas úmidas b) lagos, rios e represas c) mares, rios, lagos, poças de água de chuva d) todos os ambientes mencionados de a a c.

13 12. São características das bactérias, EXCETO:
a. A maioria das bactérias são autótrofas. b. Algumas bactérias são decompositoras. c. Algumas conseguem transformar o gás nitrogênio em adubo. d. As bactérias podem se reproduzir por divisão binária.

14 13. Assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os antibióticos são substâncias capazes de impedir o crescimento de microorganismos. b) Antibióticos só devem ser tomados sob orientação médica. c) O uso de antibióticos nunca causa efeitos colaterais. d) Quando ingerimos antibióticos de forma incorreta favorece a seleção de bactérias resistentes a ele.

15 14. Assinale a resposta INCORRETA:
a) Algas unicelulares são mais complexas que as algas do que as pluricelulares. b) As algas microscópicas que flutuam na superfície das águas compõem o fitoplâncton. c) Todas as algas são aquáticas ou de ambiente úmido. d) Dentre as algas pluricelulares, encontram-se algas pardas, vermelhas e verdes.

16 15. Sobre as algas é CORRETO afirmar que:
a) As algas são seres que não possuem clorofila. b) As algas fazem fotossíntese, portanto são heterótrofas. c) O único pigmento que confere cor as algas é a clorofila. d) As algas microscópicas são a base da cadeia alimentar dos ambientes aquáticos.


Carregar ppt "ATIVIDADE DE REVISÃO MICRORGANISMOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google