A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA"— Transcrição da apresentação:

1 REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
clorófita giárdia plasmódio plasmódio tripanossomo paramecium diatomáceas

2 REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares , autótrofas ou heterótrofas. Maioria microscópica; Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes (algumas sp. não possuem nenhuma estrutura locomotora)

3 Protozoários: Os protozoários são os protistas UNICELULARES E HETERÓTROFOS. Vida livre ou parasitas Reprodução Assexuada Reprodução Sexuada (conjugação)

4 FILOS Apicomplexa ou Esporozoários:
São protozoários que não têm estruturas locomotoras, logo, não se locomovem. São TODOS parasitas.Exemplo: Plasmodium (causador da malária). Plasmodium vivax

5 FILOS Rhizopoda: são protozoários que se locomovem e obtêm alimento através de PROLONGAMENTOS DO CITOPLASMA, chamados PSEUDÓPODES. Exemplo: Ameba. A palavra pseudópodes vem do grego, onde “FILOS pseudos” significa falso e “podos” significa pés.

6 FILOS Zoomastigophora: são protozoários que possuem UM ou MAIS FLAGELOS. Os flagelos são longos filamentos que vibram e permitem a locomoção desses seres servem também para captura de alimento. Exemplo: Trypanosoma cruzi.

7 FILOS Ciliophora: são protozoários que possuem CÍLIOS em volta do corpo. O movimento dos cílios permite a locomoção desses seres. Exemplo: Paramécium

8 FILOS Foraminífera: Apresentam carapaça e se movimentam por pseudópodes vivem principalmente em águas oceânicas

9 Doenças Humanas Causadas por Protozoários- Protozooses

10 AMEBÍASE Protozoário: Entamoeba histolytica Entamoeba histolytica
Cisto

11 Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.

12 A Entamoeba histolytica parasita principalmente o intestino grosso dos seres humanos, provocando feridas. SANGUE Intestino Grosso Glóbulos Vermelhos

13 A ameba se reproduz no intestino grosso e forma CISTOS, que são eliminados com as FEZES, podendo contaminar a água e alimentos diversos. Tubo Digestivo + FEZES

14 Sintomas: diarréia com sangue e fortes dores abdominais.
Formas de Prevenção da Doença: Beber água tratada, fervida ou clorada; Lavar frutas, legumes e verduras Manter bons hábitos de higiene.

15 DOENÇA DE CHAGAS Protozoário: Trypanosoma cruzi.

16 Transmissão: FEZES de um percevejo sugador de sangue, popularmente conhecido como BARBEIRO; transfusão de sangue contaminado pelo protozoário; de mãe para filho através da placenta ou amamentação. Os percevejos se alojam nas frestas de paredes de chiqueiros e casas de pau-a-pique. Casa de pau-a-pique

17 O Trypanosoma cruzi vive no INTESTINO do PERCEVEJO (BARBEIRO)
O Trypanosoma cruzi vive no INTESTINO do PERCEVEJO (BARBEIRO). O percevejo pica e suga o sangue das pessoas. Durante a picada, ele elimina fezes que contêm tripanossomos. Coçando o local, os parasitas são introduzidos na pele através do orifício deixado pela picada. Através da corrente sangüínea, os tripanossomos chegam ao coração e se fixam.

18 Sintomas: febre ou inchaço ao redor do local da picada, feridas na pele, doenças cardíacas.

19 Formas de Prevenção da Doença:
Tapar frestas onde os percevejos possam se esconder; Substituir moradias de barro e de madeira por outras de tijolos; Exigir garantia de sangue sadio em transfusões de sangue; Usar inseticidas para combater o percevejo.

20 MALÁRIA Protozoário: Plasmodium

21 Transmissão: picada da fêmea contaminada do mosquito do gênero Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego.

22 Durante a picada, o mosquito libera SALIVA contendo os plasmódios
Durante a picada, o mosquito libera SALIVA contendo os plasmódios. Os parasitas penetram no organismo através do orifício deixado pela picada. Os plasmódios se instalam em diversos órgãos, tais como o FÍGADO. Fígado

23 Após um certo período, os parasitas retornam ao SANGUE e penetram nos GLÓBULOS VERMELHOS, onde se reproduzem. Cheios de novos parasitas, os glóbulos vermelhos se rompem liberando novos protozoários que irão infectar outros glóbulos vermelhos.

24 Sintomas: febre alta. Formas de Prevenção da Doença: Pulverização de inseticidas em córregos, lagos e poças de água parada para matar as larvas do mosquito; Evitar o acesso dos mosquitos às moradias.

25 LEISHMANIOSE Protozoário: Leishmania brasiliensis.

26 Transmissão: picada do mosquito do gênero Phlebotomus, popularmente conhecido como mosquito-palha.

27 Sintomas: feridas na pele, nos lábios e nariz
Sintomas: feridas na pele, nos lábios e nariz. As feridas podem obstruir parcialmente as cavidades nasais, provocando sono agitado e insônia.

28 GIARDÍASE Protozoário: Giardia lamblia .

29 Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados.

30 A Giardia lamblia parasita principalmente o intestino delgado dos seres humanos.

31 Sintomas: diarréia, desidratação e até a morte.
Formas de Prevenção da Doença: Beber água tratada, fervida ou clorada; Lavar frutas, legumes e verduras antes de consumi-los; Manter bons hábitos de higiene.

32 TOXOPLASMOSE Protozoário: Toxoplasma gondii. Cisto Esporozoário

33 Transmissão: contato com animais domésticos ou com suas fezes, principalmente gatos.

34 As FEZES do animal podem conter CISTOS do parasita, que são espalhados por insetos, como moscas e baratas. Os cistos podem ser adquiridos quando uma pessoa entra em contato com as fezes contaminadas ou quando ingere algum alimento contaminado. Cisto + FEZES

35 Mulheres grávidas passam para o feto – má formações e até aborto;

36 Sintomas: mal-estar, dores de cabeça e musculares, febre, lesões oculares com perda parcial ou quase total da visão. Em grávidas, o bebê pode nascer cego, deficiente mental e até mesmo morto.

37 Prevenção: lavar bem as mãos antes das refeições, principalmente após o manuseio com animais domésticos.

38 Algas: São organismos autótrofos fotossintetizantes.
Podem ser unicelulares ou multicelulares, cujo corpo é denominado talo. Vivem no mar,em lagos,em rios ou em superfícies úmidas. Pórfira - alga vermelha Sargassum – alga parda

39 Euglena - unicelular Ulva lactuca – alga verde


Carregar ppt "REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google