A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário

2 Protoctista Seres unicelulares ou pluricelulares de nutrição autotrófica ou heterotrófica. Algas, seres autótrofos fotossintetizantes que vão desde formas unicelulares microscópicas até organismos de grande porte, que lembram plantas; aquáticas ou ambiente úmido. Protozoários, seres heterótrofos e em sua maioria aquáticos; ocorrem em água doce, água salgada, no lodo ou em terras úmidas. Algumas espécies são parasitas, e em muitos casos provocam doenças.

3

4 Dinophyta ou dinoflagelados
Noctiluca Dinoflagelados : característica de serem bioluminescentes, e são responsáveis pela maré vermelha liberação de toxinas que causa mortandade de peixes.

5 Bacillariophyta ou Diatomáceas
A parede celular, denominada de frústula, é constituída por sílica e substâncias pécticas. Após a morte das diatomáceas, as frústulas, extremamente resistentes devido à presença de sílica, são depositadas no fundo de lagos ou mares, constituindo o diatomito.

6 Algas: organismos produtores primários, constituem a base da teia alimentar em ambientes aquáticos marinhos ou de água doce, e também grandes responsáveis pela produção de O2 . E tb produtores de DMS, gás que participa da formação de nuvens.

7 Algas e nuvens As algas liberam um gás chamado dimetilsulfeto (DMS). Este gás é liberado na água e, depois com sua evaporação, segue para atmosfera junto com o vapor d’água. O DMS funciona como um núcleo de condensação, na atmosfera ele atrai as moléculas de água, formando então microscópicas gotículas de água. O conjunto destas gotículas forma a nuvem, quando a gotícula fica grande e mais pesada ela cai na forma de chuva.

8 Reprodução das algas Alternância de gerações

9

10

11 Classificação dos Protozoários O critério para classificação é o tipo de estrutura locomotora presente. Filo: Rizópodes- locomoção por pseudópodos.

12 Amebíase ou Disenteria Amebiana
Entamoeba histolytica

13 Zoomastigophora (locomoção por flagelos)
Trypanosoma cruzi

14 Agente transmissor da doença de Chagas
Agente transmissor da doença de Chagas. Vivendo nas frestas das casas de pau-a-pique esse inseto de hábitos noturnos e hematófago transmite os tripanossomos ao seres humanos. As formas infectantes, por meio da corrente sanguinea chegam geralmente ao tecido muscular estriado cardíaco ou ao musculo liso do tubo digestório.

15 Leishmanioses L. chagasi – Leishmaniose visceral – baço e fígado.
Leishmania brasiliensis – Leishmaniose tegumentar - mucosas e pele. L. chagasi – Leishmaniose visceral – baço e fígado.

16 Ciliata ( locomoção por cílios).
Vorticella, ciliado céssil Paramecium caudatum

17

18 Sporozoa Não possuem estrutura locomotora.

19 Distribuição geográfica da malária e seu agente transmissor.
Anopheles sp.

20 Variações da temperatura corpórea em função do tempo em infecções do Plasmodium

21 Reprodução Assexuada A maioria das espécies se reproduz assexuadamente por divisão binária. Algumas espécies parasitas podem se reproduzir assexuadamente por divisão múltipla. esporulação: uma célula divide seu núcleo numerosas vezes; depois, cada núcleo com um pouco de citoplasma é isolado por uma membrana, formando assim vários esporos a partir de uma célula. Sexuada. A reprodução sexuada está presente em ciliados (conjugação) e em alguns esporozoários, que possuem ciclos de vida onde se alternam formas sexuadas e assexuadas.

22


Carregar ppt "Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google