A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Protozoários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Protozoários"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Protozoários

2

3 Protozoários Unicelulares Eucariontes
Possuem capacidade de deslocamento Heterótrofos A nutrição é realizada por fagocitose (englobamento de partículas ou predatismo de micro-organismos) ou por absorção. A digestão é intracelular e os resíduos são eliminados da célula por um vacúolo residual. Nos protistas de água doce a eliminação das excretas ocorre por meio do vacúolo pulsátil; nos protistas marinhos e nos demais ocorre por meio de difusão. A respiração é principalmente aeróbica, mas alguns protistas parasitas podem realizar respiração anaeróbica.

4 Classificação dos Protozoários
A classificação dos protozoários é muito complexa e vem mudando muito na última década. Para facilitar o entendimento iremos classificar os protozoários em 4 grupos distintos: Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes); Protozoários flagelados (antigamente filo Flagellata – mastigóforos); Protozoários ciliados (antigamente filo Ciliophora – ciliados); Protozoários esporozoários (antigamente tratados dentro do filo Sporozoa – esporozoários).

5 Protozoários amebóides

6 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
Habitat: água doce, mares e solos úmidos. Locomovem-se através de pseudópodes (movimentos amebóides), os quais também são utilizados na captura de alimento por fagocitose. Protozoários de água doce possuem vacúolo pulsátil (que recolhem e eliminam a água em excesso do citoplasma – regulação osmótica). Nos protozoários de água salgada não há vacúolos. Algumas espécies são parasitas (Entamoeba histolytica e Entamoeba gengivalis) outras são de vida livre (Amoeba proteus – ameba).

7 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
Exemplo: Ameba

8 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
São também protozoários amebóides: Heliozoários Radiolários Foraminíferos

9 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
Os heliozoários possuem pseudópodes longos, eretos e finos; são comuns em água doce, onde vivem no fundo ou apoiados em raízes de plantas aquáticas; algumas espécies podem apresentas exoesqueleto de sílica.

10 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
Os radiolários também possuem pseudópodes longos, eretos e finos; são comuns no ambiente marinho; possuem endoesqueleto de sílica, com aspecto vítreo e formas geométricas variadas; possuem muitos registros fósseis.

11 Protozoários amebóides (antigamente tratados dentro do filo Sarcodina – rizópodes)
Os foraminíferos são comuns no sedimento marinho; possuem exoesqueleto de carbonato de cálcio, de sílica ou formado pela aglutinação de areia e outros materiais inorgânicos; apresentam pseudópodes finos e ramificados, formando uma espécie de rede; possuem muitos registros fósseis. O padrão de ocorrência das diferentes espécies fósseis de foraminíferos é utilizada como um indicativo da possível presença de petróleo.

12 Protozoários flagelados

13 Protozoários flagelados (antigamente antigamente filo Flagellata – mastigóforos)
Existem diversos protozoários flagelados, os quais utilizam os seus flagelos para locomoção e captura de alimentos; Reprodução ocorre de forma assexuada por bipartição. Podem ser de vida livre, parasitas ou ainda viver em mutualismo com outras espécies ; Exemplos de espécies parasitas: Trypanosoma cruzi (agente etiológico da doença de Chagas); Giardia lamblia (agente causador da giardíase); Trichomonas vaginalis (agente causador da tricomoníase), Leishmania brasiliensis (agente causador da leishmaniose); Exemplo de espécie mutualística: Espécies do gênero Trichonympha, capazes de degradar celulose presente na madeira ingerida por cupins e baratas.

14 Protozoários flagelados (antigamente antigamente filo Flagellata – mastigóforos)
Giardia lamblia Trichomonas vaginalis Leishmania brasiliensis Trypanosoma cruzi Trichonympha

15 Protozoários ciliados

16 Protozoários ciliados (antigamente filo Ciliophora – ciliados)
Grupo de protistas mais diversificados. Habitat: água doce, mares , água salobra e solos úmidos. Existem espécies parasitas e de vida livre. Reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou sexuadamente por conjugação. São exemplos de ciliados: Paramecium caudatum, Vorticella sp., Balantidium coli etc. Como exemplo de ciliado vamos analisar o corpo do paramécio (exemplo clássico).

17 Paramecium sp. (paramécio)
Cílios: locomoção e ingestão de alimento. Vacúolo contrátil: regulação osmótica. Macronúcleo: regula as atividades metabólicas. Micronúcleo: atua no processo de reprodução. Citóstoma: por onde o alimento entra na célula. Citofanringe: liga o citóstoma ao meio interior. Vacúolo digestório: digestão intracelular (lisossomo). Citopígeo ou citoprocto: região da célula responsável pela liberação dos resíduos.

18 Paramecium sp. (paramécio)
Reprodução Assexuada: divisão binária

19 Paramecium sp. (paramécio)
Reprodução Sexuada: Conjugação Dois indivíduos se unem, o macronúcleo se degenera e o micronúcleo sofre meiose. Há troca de micronúcleos entre os indivíduos conjugantes e fusão desses micronúcleos. Os indivíduos se separam e recompõem o macronúcleo. Não há formação de gametas.

20 Protozoários esporozoários

21 Protozoários esporozoários (antigamente tratados dentro do filo Sporozoa – esporozoários)
Todos endoparasitas (o habitat é o interior do corpo ou até mesmo o interior de células). Não apresentam estruturas especiais para deslocamento, como pseudópodes, flagelos e cílios, mas podem se deslocar no ambiente por meio de flexões do corpo ou por deslizamento; Obtêm o alimento por absorção ou pinocitose; Reproduzem-se assexuadamente através da divisão múltipla (esquizogonia) ou sexuadamente através da formação de gametas (esporogonia). São exemplos de esporozoários: Toxoplasma sp., Plasmodium sp. etc.

22 Protozoários esporozoários (antigamente tratados dentro do filo Sporozoa – esporozoários)
Reprodução Assexuada: divisão múltipla (esquizogonia)

23 Reprodução Sexuada: esporogonia
Protozoários esporozoários (antigamente tratados dentro do filo Sporozoa – esporozoários) Reprodução Sexuada: esporogonia Após a formação do zigoto, geralmente, ocorre o encistamento; em seguida uma divisão meiótica origina quatro novas células denominas esporozoítos. Os esporozoítos sofrem sucessivas mitoses, os quais, finalmente, são eliminados do cisto. Este cisto recebe o nome de esporocisto.

24 Zoologia Protistas Protozoonoses Doença de Chagas Malária Amebíase Giardíase Leishmaniose Tricomoníase Doença do sono Toxoplasmose


Carregar ppt "Classificação dos Protozoários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google