A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTOZOÁRIOS Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição REINO PROTISTA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTOZOÁRIOS Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição REINO PROTISTA:"— Transcrição da apresentação:

1 PROTOZOÁRIOS Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição REINO PROTISTA:

2

3 PROTOZOÁRIOS Organismos unicelulares um pouco maiores que as bactérias. Podem viver na água, no solo, nos troncos das árvores e até mesmo dentro do corpo de animais e plantas.

4 Os PROTISTAS são seres EUCARIONTES. EUCARIONTES = organismos cujas células têm núcleo verdadeiro.

5 Os protistas unicelulares têm, em média 20 micrômetros de diâmetro. –0, metros Alguns podem ser vistos a olho nu, pois atingem 1 ou 2 milímetros.

6 AUTÓTROFOS: algas protistas. Realizam Fotossíntese. HETERÓTROFOS: protozoários. Retiram o alimento do ambiente em que vivem.

7 PROTOZOÁRIOS REPRODUÇÃO: Assexuada Sexuada

8 DIVISÕES 1 – Rizópodes: ameba 2 – Ciliados: paramécio 3 – Flagelados: tripanossomos 4 – Esporozoários: plasmódio

9

10 AMEBA

11

12 PARAMÉCIO

13 Gênero - LEISHMANIA

14 Cupim & Protozoários Há protozoários que vivem no intestino de cupim – eles fazem a digestão da madeira. Eles quebram a celulose em glicose e, com a fermentação da molécula, obtêm a energia necessária às sua funções.

15 DOENÇA DE CHAGAS BARBEIRO

16 Criança infectada por Doença de Chagas Carlos Chagas

17

18 O barbeiro suga o sangue de uma pessoa e, ao mesmo tempo, elimina as fezes junto à picada: o protozoário está justamente nas fezes. Quando a pessoa coça, o tripanossomo entra na ferida.

19 O tripanossomo viaja pela corrente sangüínea e pode atingir vários órgãos do corpo: o coração, o fígado, o tubo digestório e o cérebro. Instala-se no coração, principalmente.

20 PREVENÇÃO Combater o barbeiro com inseticidas; Substituir as casas de pau-a-pique por casas de tijolos. Há medicamentos que agem na fase inicial da doença, mas nem sempre apresentam bons resultados.

21

22

23 LEISHMANIOSE Existe mais de uma forma de doença. É o protozoário do gênero Leishmania, o responsável. É transmitida por picadas de certos mosquitos como: mosquitos-palha ou biriguis.

24 Feridas na pele, a doença pode se espalhar e provocar lesões no revestimento de órgãos como a boca, a faringe, a laringe e o nariz. A prevenção é feita combatendo o mosquito e tratando o doente.

25 CÃO com leishmanioselesão

26

27 MALÁRIA É também conhecida como maleita. Causada pelo plasmódio, transmitido pela fêmea do mosquito do gênero Anopheles.

28 Pela circulação sangüínea, o parasita chega ao fígado, onde se multiplica. Depois ele passa a proliferar dentro dos glóbulos vermelhos (hemácias) Quando as hemácias estão repletas de plasmódios, elas arrebentam e liberam os parasitas para infeccionarem novas células.

29 Acessos de febre; Tremores; Calafrios; Anemia; Dor de cabeça.

30 Anopheles Efeito de contra- indicação de medicamento anti- malária

31 BIBLIOGRAFIA Gewandsznajder, Fernando. Biologia. 1ª edição. Volume único: BIOLOGIA. São Paulo: Ática, Fotos e figuras de vários sites da internet com busca no Google.


Carregar ppt "PROTOZOÁRIOS Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição REINO PROTISTA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google